A TPM existe, sim, não é uma invenção e algumas dicas são preciosas para controlar e reduzir seus sintomas. Aqui você encontrará informações que te ajudarão a entender se os sintomas apresentados são da Síndrome ou Tensão Pré-menstrual e o que fazer para amenizá-los.
Como saber se os sintomas são da TPM?
Os sintomas da TPM são inúmeros e podem se apresentar de formas e intensidades diferentes a cada novo ciclo menstrual. Entretanto, esses sintomas têm hora para chegar e hora para ir embora.
Geralmente, aparecem 5 a 7 dias antes do período menstrual e desaparecem, aproximadamente, até o quarto dia da menstruação.
Esse período de turbulência de sintomas afetivos e físicos caracteriza-se por resposta anormal ao estresse cotidiano, com consequente sofrimento pessoal, redução na qualidade do trabalho e piora da qualidade de vida. Outros sintomas relatados são redução da libido, hiperssensibilidade mamária, acúmulo de líquido em extremidades, distensão abdominal e dores de cabeça.
Casos em que os sintomas se prolongam, ou seja, que não desaparecem até o 4º dia da menstruação, devem ser investigados pelo seu ginecologista, pois outros transtornos podem estar associados, como ansiedade, estresse e depressão.
Quem toma pílula também pode ter TPM?
De uma forma simples: toda mulher que apresenta menstruação pode ter TPM, inclusive as usuárias de métodos contraceptivos, seja pílula, adesivo, anel vaginal, DIU, métodos injetáveis ou sistema intrauterino liberador de progestagênio.
Cada mulher responde de forma única e singular ao método contraceptivo usado, portanto é possível, sim, ter TPM fazendo uso de método hormonal, mas essa situação pode ser resolvida com medidas para amenizar a TPM, que pode envolver a troca do método hormonal/contraceptivo ou associação de outra medicação, sendo fundamental uma conversa com o seu ginecologista.
Como prevenir a TPM?
Alimentação saudável e atividade física regular, sem uso de nenhuma medicação, podem reduzir em até 80% os sintomas da TPM. Além disso, evitar alimentos que pioram os sintomas como cafeína, bebidas alcoólicas, sal ou açúcar em excesso.
Como tratar a TPM?
Uma linha de tratamento é a hormonal que pode ser feita com qualquer método hormonal contínuo que bloqueie a ovulação, ou seja, que não tenha pausa, ou optando por pílulas orais combinadas com pausa curta (4 dias ou menos).
É importante fixar essa informação: os métodos contraceptivos (pílulas, injetáveis, anel vaginal, adesivo, implante) podem ser usados tanto para evitar uma gestação, como também para regularizar o ciclo hormonal de uma mulher que apresenta sintomas de TPM ou outros distúrbios hormonais.