Ambas as infecções geralmente são causadas por doenças venéreas e precisam de tratamento imediato
Uma das partes mais importantes do nosso sistema urinário é o canal que liga a bexiga até o meio exterior para eliminar a urina, que nós conhecemos por uretra. Qualquer inflamação ou infecção que aconteça nessa região é chamada de uretrite.
Essa condição é caracterizada pela necessidade de ir ao banheiro mais vezes, dor ao urinar e a presença de pus na urina. E o grande problema das uretrites é que, na maior parte dos casos, elas estão relacionadas a doenças sexualmente transmissíveis, as temidas gonorreia e clamídia.
Gonorreia e uretrite gonocócica
Por mais de 400 anos, essa foi a infecção mais conhecida da uretra, causada pela bactéria Nesseria gonorrheae – da gonorreia – que também pode acometer a faringe e o ânus e possui os sintomas mais agressivos.
O período de encubação da bactéria é de mais ou menos 3 dias, porém, existem pessoas que manifestam sintomas após 24 horas e outras que podem demorar até 3 meses. Nos homens, a presença do pus na urina em abundância costuma ser mais imediata, entre dois e três dias após o contágio em uma relação sexual desprotegida. Inchaço no escroto também pode ser um sinal.
Clamídia e uretrite não-gonocócica
Outros agentes infecciosos além da bactéria da gonorreia podem ser os causadores da uretrite, que são conhecidas como uretrites não-gonocócicas. Inclusive, atualmente, a maior prevalência de casos da doença mundialmente são provocados pela bactéria Chlamydia trachomatis, da DST que conhecemos por clamídia.
Quando a infecção é causada por essa bactéria, os sintomas podem ser mais moderados, o que torna a uretrite mais difícil de diagnosticar. O corrimento purulento, por exemplo, é mais claro que o da infecção pela gonorreia e os sintomas costumam demorar de dez a quinze dias para surgirem, já que o período de encubação dessa bactéria é maior.
Como diagnosticar?
Para indicar o tratamento correto é preciso confirmar a ureterite e descobrir a causa certa, por isso é recomendada a coleta de material da secreção. Nas mulheres, a condição pode ainda apresentar sintomas parecidos com outras doenças, então pode ser necessário também o exame de urina.
Se estiver apresentando sintomas, [more title=”agende uma consulta com um médico que atua na área de urologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/urologista”]