- Congestão nasal secundária a gripes, resfriados, rinite alérgica ou associada à sinusite;
- Coriza, espirros, prurido nasal ou da garganta associados à rinite alérgica.
Como o Dimetapp funciona?
Dimetapp é uma associação de um descongestionante nasal e um anti-histamínico.
Apresenta rápida ação no alívio da congestão nasal, espirros e coriza.
Contraindicação do Dimetapp
Dimetapp é contraindicado em crianças menores de 2 anos de idade, sendo que crianças menores de 6 anos não devem usar este medicamento sem orientação médica.
É contraindicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula, e em pacientes com hipertensão arterial grave, doença cardiovascular e insuficiência coronariana.
Além disso, Dimetapp é contraindicado em pacientes recebendo tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) e/ou por duas semanas após a interrupção do tratamento com estes fármacos.
Como usar o Dimetapp
A dose diária máxima recomendada não deve ser excedida.
Uso em crianças acima de 2 anos e adultos
O medicamento deve ser administrado por via oral utilizando o copo-medida e na dose recomendada para a faixa de peso da criança (ver tabela abaixo). As doses podem ser repetidas 3 a 4 vezes ao dia, com intervalo mínimo de 6 horas. Não administrar mais do que 4 doses em um período de 24 horas. Lavar o copo-medida em água corrente após o uso.
Peso (kg) | Dose (mL) |
14 – 20 | 5 |
21 – 30 | 7,5 |
31 – 40 | 10 |
41 – 50 | 12,5 |
Adultos e crianças acima de 12 anos | 20 |
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Uso em idosos e outros grupos de risco
Pacientes idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos anticolinérgicos e estimulantes do SNC desta associação, sendo necessário o ajuste da dose diária recomendada para adultos.
Precauções do Dimetapp
O paciente deve interromper o uso de Dimetapp e consultar um médico caso os sintomas piorem ou persistam por mais de 7 dias.
Consulte um médico antes de usar este medicamento se você tem:
- Doença do coração;
- Pressão alta;
- Doença da tireóide;
- Diabetes;
- Dificuldade para urinar devido ao aumento da próstata;
- Glaucoma;
- Problema respiratório como por exemplo asma, enfisema ou bronquite crônica;
- Se você está tomando ou tomou recentemente medicamentos anti-hipertensivos ou simpatomiméticos.
Reações Adversas do Dimetapp
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Dimetapp pode causar sonolência, dependendo da suscetibilidade de cada pessoa.
Raramente, pode ocorrer tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, ansiedade, insônia, dificuldade ou dor ao urinar, e secura da boca.
População Especial do Dimetapp
Gravidez e lactação
O médico deverá ser consultado antes da administração de Dimetapp em gestantes e lactantes.
Habilidade de dirigir máquinas
Durante o uso deste medicamento pode ocorrer sonolência, por isso recomenda-se especial cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas.
Este medicamento é contraindicado em crianças menores de 2 anos de idade.
Composição do Dimetapp
Dimetapp Cada mL contém:
Cloridrato de pseudoefedrina | 3mg |
Mmaleato de bronfeniramina | 0,2mg |
Veículos:
benzoato de sódio, sorbitol, acido cítrico, sacarina sódica, glicerol, xarope de frutose, corante azul, corante vermelho, essência artificial de uva e água.
Superdosagem do Dimetapp
Procure imediatamente orientação de um médico ou um centro de intoxicação.
Interação Medicamentosa do Dimetapp
Maleato de Bronfeniramina + Cloridrato de Pseudoefedrina (substância ativa) é contraindicado em pacientes recebendo tratamento com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou por duas semanas após a interrupção do tratamento com estes fármacos.
O médico deve ser informado se os pacientes estão em tratamento ou foram tratados recentemente com medicamentos anti-hipertensivos ou simpatomiméticos.
O paciente também deve informar ao seu médico caso esteja sob tratamento com sedativos ou tranquilizantes, uma vez que estes medicamentos podem aumentar a sonolência.
A ingestão de álcool ou outros depressores do SNC, durante o tratamento com Maleato de Bronfeniramina + Cloridrato de Pseudoefedrina (substância ativa), potencializa a sonolência e diminui consideravelmente os reflexos, devendose, portanto, evitar o uso concomitante. Certos agentes anti-hipertensivos podem ter seus efeitos diminuídos.
Interferência em exames laboratoriais
Os anti-histamínicos podem inibir a resposta aos testes cutâneos com extratos de alérgenos, ocasionando, em alguns pacientes, resultados falso-negativos. Recomenda -se interromper o tratamento 72 horas antes da realização dos testes.
Ação da Substância Dimetapp
Resultados de Eficácia
A associação de pseudoefedrina (descongestionante) e bronfeniramina (anti-histamínico) vem sendo utilizada no alívio temporário da congestão nasal, dos espirros e da rinorreia do resfriado comum e rinite alérgica de adultos e crianças há muitos anos, sendo considerada uma associação eficaz e segura.
A eficácia da pseudoefedrina administrada por via oral a pacientes com rinite aguda ou crônica não supurativa foi avaliada em estudo duplo-cego, tendo como controle positivo a efedrina administrada intranasalmente. Foi observado, após dose única oral de pseudoefedrina 60 mg, efeito descongestionante nasal marcante dentro de 30 minutos e mantido por no mínimo 4 horas.
A resposta máxima à pseudoefedrina oral foi equivalente à resposta produzida pela efedrina spray nasal.
Estudos clínicos têm demonstrado que a eficácia da associação da pseudoefedrina a um anti-histamínico é superior a do uso da pseudoefedrina ou do anti-histamínico isolados no tratamento da rinite alérgica.
Características Farmacológicas
A fórmula de Maleato de Bronfeniramina + Cloridrato de Pseudoefedrina (substância ativa) associa uma amina simpatomimética, o cloridrato de pseudoefedrina, e um anti-histamínico, o maleato de bronfeniramina. A pseudoefedrina age sobre os receptores alfa-adrenérgicos da mucosa do trato respiratório, produzindo vasoconstrição, diminuição do edema de mucosa e, consequentemente, da congestão nasal.
Esta ação pode melhorar a drenagem da secreção dos seios paranasais e desobstruir o ósteo faríngeo da tuba auditiva.
O maleato de bronfeniramina, assim como os outros anti-histamínicos utilizados para tratamento de processos alérgicos, age por mecanismo competitivo com a histamina nos receptores H1 das células efetoras.
Sua indicação está bem estabelecida no tratamento sintomático ou profilático da rinite alérgica ou vasomotora, para o alívio dos espirros e da rinorreia associados ao resfriado comum. A ação anticolinérgica dos anti-histamínicos, principalmente os de primeira geração, promove um efeito secante da mucosa nasal, diminuindo o gotejamento pós-nasal.
A combinação destes dois princípios ativos visa o alívio temporário da congestão nasal e dos seios paranasais, dos espirros e da rinorreia associados ao resfriado comum e à rinite alérgica.
Após a administração oral da pseudoefedrina, o início da atividade descongestionante se dá em 30 minutos, com duração de até 4 horas. Os antiácidos aumentam sua absorção oral; aproximadamente 70% a 90% do fármaco são excretados de forma inalterada na urina e 1% a 6% são excretados como norpseudoefedrina, o metabólito ativo.
Após administração oral da bronfeniramina, o alívio sintomático das reações alérgicas se dá entre 15 e 30 minutos e dura por 4 a 8 horas; a bronfeniramina é amplamente metabolizada pelo fígado e excretada na urina como metabólito inativo.
Cuidados de Armazenamento do Dimetapp
O produto deve ser mantido em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15 – 30°C).
Aspectos físicos e características organolépticas
Líquido límpido de cor violeta. Possui sabor uva.
A cor do produto pode alterar-se ao longo do tempo, sem perda da eficácia ou segurança.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Dimetapp
MS n° 1.2110.0089
Farm. Resp.:
Edina S. M. Nakamura
CRF – SP n° 9258
Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.
Rodovia Castelo Branco km 32,5
Itapevi – São Paulo – Brasil
CNPJ n° 61.072.393/0039-06
Indústria Brasileira
Venda sob prescrição médica.