Ícone do siteBlog dr.consulta

Disfunção erétil e as causas físicas comuns

Doenças não controladas, traumas físicos e abuso de substâncias influenciam na ereção do órgão masculino

A disfunção erétil, na prática, é a incapacidade recorrente de manter a ereção durante o ato sexual. Só a ideia de que isso aconteça já assusta grande parte dos homens, que muitas vezes não procuram ajuda para resolver o problema por insegurança ou vergonha.

Apesar de muitas vezes estar ligada a condições psicológicas, que envolvem ansiedade, nervoso e a própria pressão do relacionamento com a (o) parceira (o), a causa da disfunção erétil também pode partir de um mau estado de saúde ou da prática de maus hábitos, e pode ser resolvida facilmente, assim que identificada.

Colesterol alto

O processo da ereção está ligado aos vasos sanguíneos do órgão masculino. O colesterol alto pode ocorrer quando há doses altas de gordura na alimentação, logo, pode causar uma obstrução da circulação do sangue no pênis, o que resulta na impotência. Quando controlado, a disfunção geralmente desaparece.

Doenças crônicas

Quando o corpo não está saudável por causa de uma doença, qualquer função pode ser afetada, inclusive a ereção. Condições hormonais, renais, pulmonares, endócrinas e até o diabetes descontrolado podem estar associadas à disfunção erétil, por isso precisam de acompanhamento médico.

Traumas

Tratamentos cirúrgicos envolvendo nervos pélvicos podem acabar afetando a estrutura do órgão masculino, assim como traumas e fraturas na bacia por exemplo.

Tabaco, álcool e drogas

Entre os maus hábitos que podem afetar a saúde geral do corpo, incluindo a ereção, estão o abuso do álcool, das drogas e do tabaco.

As bebidas alcoólicas em excesso causam o relaxamento dos músculos, dificultando o processo de ereção; o tabaco pode causar danos sérios às artérias, e as drogas impactam negativamente na circulação do sangue do corpo. Os danos causados pelo fumo e pelasi drogas podem, ou não, ser tratados, dependendo da gravidade.

Efeito colateral de medicamentos

Alguns medicamentos usados nos tratamentos de pressão alta, depressão, problemas diuréticos, cardiovasculares, entre outros, possuem substâncias em sua composição que podem afetar o organismo e causar a disfunção erétil. Porém, o reajuste dos remédios ou doses junto ao médico é suficiente para reverter o quadro.

Sair da versão mobile