Contraindicação do Disgren
Baixa atividade plaquetária, hemorragia recente.
Hipersensibilidade ao componente da fórmula.
Gravidez e lactação.
Como usar o Disgren
Adultos: 300 a 900 mg por dia.
Precauções do Disgren
Gravidez e Lactação
Embora não haja evidência da existência de efeitos teratogênicos, não é recomendado o uso de Triflusal (substância ativa) durante a gravidez. Não deve ser utilizado durante a amamentação.
Idosos
Não há dados clínicos significantes que resultem em advertência e recomendação de uso adequado para pacientes idosos.
Reações Adversas do Disgren
Podem ocorrer distúrbios gástricos, sendo os mais comuns:
Náuseas, vômitos e dor epigástrica.
Reações menos comuns:
Cefaléia e vertigem.
Raramente ocorrem reações cutâneas, tais como rash cutâneo e fotossensibilidade.
Interação Medicamentosa do Disgren
Não se conhecem incompatibilidades de Triflusal (substância ativa) com outros medicamentos.
Deve ser administrado com precaução a pacientes submetidos a tratamento com anticoagulantes e outros antiagregantes plaquetários (aumento do risco de sangramento).
Deve-se ter precaução do uso de triflusal em pacientes portadores de anemia (potencial exacerbação), trombocitopenia, pacientes portadores de hemofilia ou outros distúrbios hemorrágicos, asmáticos (potencial risco de broncoespasmo) e pacientes portadores de insuficiência hepática.
Ação da Substância Disgren
Resultados de Eficácia
O triflusal é a Denominação Comum Brasileira (DCB) para o ácido 2-acetoxi-4-trifluorometilbenzóico.
Triflusal (substância ativa) é um potente inibidor da agregação plaquetária induzida por agentes como ADP, adrenalina e colágeno, que possui uma potente atividade antitrombótica, demonstrada por experiência clínica e farmacológica.
Em estudos de farmacodinâmica, triflusal inibiu de forma irreversível a ciclooxigenase plaquetá- ria, de forma similar à aspirina. Por outro lado e diferentemente da aspirina, triflusal produz uma mínima inibição da ciclooxigenase endotelial, preservando a síntese de prostaciclina. Além disso, triflusal inibe a fosfodiesterase plaquetária, com conseqüente aumento nos níveis de AMPc e inibição da ativação plaquetária. Após ingestão oral, a inibição da agregação plaquetária ocorre em 24 horas.
O triflusal é extensivamente metabolizado no fígado e sua meia-vida de eliminação é de 0,8 hora. A atividade antiagregante e antitrombó- tica de Triflusal (substância ativa) constitui a base fisiológica de sua eficácia na profilaxia e tratamento das doenças tromboembólicas e de outros processos patológicos originados ou que cursam com uma hiperatividade das plaquetas.