O efeito anticoncepcional do DIU é obtido através da liberação contínua de íons de cobre na cavidade uterina, o que aumenta a sua concentração na cavidade uterina, no muco cervical e no fluido tubário. Estudos demonstram que o DIU com cobre previne a fertilização, reduzindo o número e viabilidade dos espermatozóides que chegam à porção ampular da trompa, onde está o óvulo, e alterando os movimentos dos cílios das trompas, o que dificulta a movimentação do óvulo em direção ao útero.
Fonte: Bula do Medicamento Diu Optima TCu 380A.
Contraindicação do Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
O Dispositivo Intrauterino de Cobre é indicado como contraceptivo intrauterino para mulheres que não apresentam contra-índicações ao método. Indicado para úteros normais com histerometría de 6 a 9 cm.
Fonte: Bula do Medicamento Diu Optima TCu 380A.
Como usar o Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
A via de administração é intrauterina.
Fonte: Bula do Medicamento Diu Optima TCu 380A.
Precauções do Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
O DIU não evita a ovulação.
O DIU não evita a gravidez ectópica com o mesmo nível de eficácia com que evita a gravidez tópica.
Fonte: Bula do Medicamento Diu Optima TCu 380A.
Composição do Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
Confeccionado em polietileno estéril radiopaco, em forma de T com superfície total de cobre ativo de 380 mm² e aplicação de prata que reduz o processo de oxidação do cobre.
Apresentação do Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
AIU para úteros normais com histerometria maior que 6. Acompanha tubo aplicador com escala centimetrada, anel ajustável e êmbolo pré-inserido.
Contém 1 dispositivo intrauterino de cobre e prata.
Dispositivo intrauterino.
Interação Medicamentosa do Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
O DIU, Dispositivo Intrauterino de Cobre nos respectivos modeios, é um artigo médico hospitalar de uso único, indicado para contracepção feminina e deve ser destruído após o uso.
Fonte: Bula do Medicamento Diu Optima TCu 380A.
Ação da Substância Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
Resultados de Eficácia
A taxa de gravidez em mulheres que usam o Dispositivo Intrauterino de Cobre ininterruptamente por um ano é menor do que 1%. Isto quer dizer que, de cada 100 mulheres que usam o DIU por um período de um ano, menos de uma ficará grávida. A taxa de gravidez é maior em mulheres com menos de 20 anos.
O Tempo de uso do DIU e de até 10 (dez) anos após a inserção, sendo assim o DIU um método anticoncepcional eficaz de longa duração.
Dados disponíveis indicam que a efetívidade anticoncepcional do Dispositivo Intrauterino de Cobre, é aumentada pelo cobre que é liberado continuamente do fio e dos cilindros de cobre na cavidade uterina. O mecanismo exato pelo qual o cobre metálico aumenta o efeito anticoncepcional de um DIU ainda não foi demonstrado. Existem várias hipóteses, entre elas a interferência com o transporte de esperma, fertilização, e implantação. Estudos clínicos também sugerem que o DIU previne a fertilização devido a um número alterado ou falta de viabilidade dos espermatozóides.
O efeito anticoncepcional do produto é obtido através da liberação contínua de cobre dentro da cavidade uterina. Este interfere no número e no transporte de espermatozóides, e dificulta a movimentação do óvulo através da trompa, impedindo a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide).
Fonte: Bula do Medicamento Diu Optima TCu 380A.
Dizeres Legais do Diu Andalan Silverflex Cu 380 Ag
DKT do Brasil
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1912, 13º Andar
Conjuntos I, J e M
São Paulo – SP
CEP: 01451-000