Contraindicação do Divena
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) não deve ser usado por pacientes que apresentem alergia (hipersensibilidade) conhecida a quaisquer dos componentes da fórmula.
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa), assim como outros medicamentos da mesma classe, não deve ser coadministrado com atazanavir/nelfinazir (medicamentos usados para tratamento da AIDS). No caso de tratamento prolongado (particularmente por mais de um ano) é recomendada supervisão médica constante.
Este medicamento é contra-indicado para menores de 18 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o Divena
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) é para uso exclusivamente oral e os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com um pouco de líquido.
Na maioria dos pacientes, o alívio dos sintomas é rápido e um período de tratamento de 4 a 8 semanas é, em geral suficiente.
Este medicamento não pode ser partido, mastigado ou dissolvido.
Posologia do Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado
A posologia habitualmente recomendada é de 1 comprimido de 40 mg ao dia, antes, durante ou após o café da manhã, a menos que seja prescrito de outra maneira pelo seu médico. A duração do tratamento fica a critério médico e dependente da indicação.
Na doença de refluxo gastroesofágico
Tratamento da esofagite de refluxo
1 comprimido de 40 mg ao dia em um período de 4 semanas.
Nos casos com esofagite não cicatrizada ou com sintomas persistentes é recomendado um período adicional de 4 semanas.
Os sintomas recorrentes poderão ser controlados administrando-se 1 comprimido de Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) 40 mg ao dia, quando necessário (on demand), de acordo com a intensidade dos mesmos.
A mudança para terapia contínua deve ser considerada nos casos em que os sintomas não puderem ser devidamente controlados sob terapia on demand.
Em casos isolados de esofagite por refluxo a dose diária pode ser aumentada para 2 comprimidos ao dia, particularmente nos casos de pacientes refratários a outros medicamentos antiulcerosos.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Precauções do Divena
Alguns sintomas (p. ex. significante perda de peso não intencional, vômitos recorrentes e ou com sangue, dificuldade para engolir, anemia ou fezes escuras) podem ser sinais de um transtorno mais grave; assim, deve ser excluída a possibilidade de malignidade na presença de qualquer desses sintomas de alarme e quando houver suspeita ou presença de úlcera gástrica, já que o tratamento com pantoprazol pode aliviar os sintomas e retardar o diagnóstico.
Casos os sintomas persistam apesar de tratamento adequado, devem ser consideradas investigações adicionais.
Em casos de insuficiência hepática grave o uso de Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) deve ser feito somente com o acompanhamento regular de seu médico. Ocorrendo alteração das características dos seus sintomas o médico deve ser informado.
Gravidez e amamentação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a amamentação sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes pediátricos
A segurança e eficácia do emprego de Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) não foram estabelecidas em menores de 18 anos, portanto o seu uso não está indicado para pessoas menores de 18 anos.
Pacientes idosos
Não é recomendada nenhuma adaptação posológica para pacientes idosos. Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) pode ser utilizado por pessoas com mais de 65 anos.
Dirigir e operar máquinas
Não há efeitos conhecidos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.
Pacientes com insuficiência hepática
Em pacientes com problemas graves do fígado (insuficiência hepática grave), a dose diária deve ser reduzida para 40 mg de pantoprazol em dias alternados. Nestes pacientes, os níveis de enzimas hepáticas devem ser monitorados durante a terapia com pantoprazol; caso ocorra uma elevação destes níveis, o tratamento com pantoprazol deve ser descontinuado.
Pacientes com insuficiência renal
Em pacientes com disfunção renal leve a moderada não é necessário o ajuste posológico; a dose diária não deve ultrapassar os regimes posológicos recomendados. Nos casos de insuficiência renal grave o paciente deve ser cuidadosamente monitorado.
Interferência em testes de laboratório
Em alguns poucos casos isolados, detectou-se alterações no tempo de coagulação com o uso do produto. Desta forma, em pacientes tratados com anticoagulantes cumarínicos (varfarina, femprocumona), recomenda-se monitoração do tempo de coagulação após início, final ou durante o tratamento com pantoprazol.
Informe ao seu médico ou cirurgião dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Reações Adversas do Divena
Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Dor abdominal, diarréia, constipação, flatulência, cefaléia.
Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Náusea/vômito, vertigem, distúrbios visuais (vista turva), reações alérgicas como prurido (coceira) e exantema (erupção da pele).
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Boca seca, dores nas articulações, depressão, alucinação, desorientação, confusão mental.
Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Graves reações de pele e mucosas muitas vezes com formação de bolhas, destacamento e morte de células, aumento da sensibilidade à luz, redução do número de células brancas e plaquetas do sangue, inchaço (edema) periférico, coloração amarelada da pele e/ou dos olhos (icterícia), elevação dos níveis sangüíneos das enzimas do fígado, aumento dos triglicerídios, febre, inflamação renal, dor muscular, reações anafiláticas (de hipersensibilidade intensa), incluindo o choque anafilático.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Interação Medicamentosa do Divena
Assim como os demais membros de sua classe, Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) pode alterar a absorção de medicamentos que necessitam da acidez gástrica preservada para a sua absorção adequada, como o cetoconazol e itraconazol. Isso se aplica também a medicamentos ingeridos pouco tempo antes de Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa).
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) não deve ser administrado ao mesmo tempo com atazanavir (medicamento usado no tratamento da infecção por HIV) porque reduz a atividade do atazanavir.
Não há interação medicamentosa clinicamente importante com diversas substâncias testadas:
Carbamazepina, cafeína, diazepam, diclofenaco, digoxina, etanol, glibenclamida, metoprolol, naproxeno, nifedipina, fenitoína, teofilina, piroxicam e contraceptivos orais.
A administração de Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) simultaneamente aos antibióticos claritromicina, metronidazol e amoxicilina não demonstrou nenhuma interação clinicamente significativa.
Não há restrições específicas quanto à ingestão de antiácidos juntamente com Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa). De maneira geral, o tratamento diário com quaisquer medicamentos bloqueadores de ácidos por um longo tempo (p. ex., mais que três anos) pode levar a uma má absorção da vitamina B12 (cianocobalamina).
Interação Alimentícia do Divena
O consumo de alimentos não interfere com as ações do Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) no organismo.
Ação da Substância Divena
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) atua reduzindo a quantidade de ácido produzido pelo estômago através da inibição de uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico.
Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) é membro de uma classe de bloqueadores de ácido clorídrico denominada “inibidores de bomba de prótons”.
O uso de Pantoprazol Magnésico Di-Hidratado (substância ativa) deve proporcionar o desaparecimento dos sintomas azia, dor epigástrica e regurgitação ácida. Sua ação ocorre logo após a administração da primeira dose e o efeito máximo é cumulativo, ocorrendo dentro de 3 dias.
Após a interrupção do medicamento a produção normal de ácido é restabelecida dentro de 3 dias.