Doação de leite: o que é, importância e como funciona
Conceder o leite materno para um bebê que não pode ser amamentado pela própria mãe é um ato que pode salvar a sua vida. A doação de leite hoje tem um papel fundamental na sobrevivência de bebês que se encontram em situações de vulnerabilidade e que não podem contar com o leite materno por um algum motivo.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é um dos países referência em doações de leite. Cerca de 150 mil litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos em unidades neonatais por todo o país.
O leite materno é muito importante para o desenvolvimento do recém-nascido, pois os seus componentes têm tudo para fazê-lo crescer saudável. Além de auxiliar na prevenção de alergias, infecções respiratórias e diarreias, o leite também reduz o risco de doenças cardiovasculares na idade adulta e diminui o risco de morte até os 5 anos.
Quem pode doar o leite materno?
Toda mulher que esteja amamentando pode ser uma possível doadora. Entretanto, ela precisa estar saudável e não ter o hábito de ingerir medicamentos que afetam a amamentação.
Caso você se encaixe no padrão, entre em contato com o banco de leite mais próximo da sua casa e faça uma doação.
Como funciona a doação de leite?
Para a doação de leite ocorrer de forma saudável e correta, algumas medidas precisam ser tomadas. Veja abaixo o passo a passo:
Como guardar o leite materno coletado?
Após finalizar a coleta, pegue o frasco contendo o leite e, com a tampa fechada corretamente, guarde-o no freezer o mais rápido possível.
O leite deverá ser enviado para o banco de doação o quanto antes, já que o produto só pode ficar 10 dias no congelador. Após entregue a coleta, todos os próximos passos de conservação ficam à cargo do banco de doação.
Perguntas frequentes sobre a doação de leite
O leite materno pode ser congelado?
Sim, pode. Entretanto, seu prazo de validade é de cerca de 10 dias. O leite materno também pode ser mantido na geladeira, mas por apenas 12 horas após a coleta.
Posso esquentar o leite materno?
Não é adequado manter o leite materno que será doado em temperatura ambiente e nem esquentá-lo no fogão ou no micro-ondas, já que o mesmo precisa ser conservado gelado ou congelado.
Mulheres que têm anemia podem doar/amamentar?
Sim, porém, é indicado que procurem assistência médica para tratarem do problema corretamente.
Doar/amamentar faz os seios caírem?
Não. Geralmente, a queda dos seios é causada por fatores hereditários, idade ou aumento de peso.
Seios pequenos produzem menos leite?
Mito. Não existe nenhuma correlação entre o tamanho do seio e a produção de leite.
Existe leite fraco?
Não. Todos os leites maternos têm a mesma composição e fazem bem para os recém-nascidos. Até mesmo uma mãe desnutrida pode ter um leite forte e saudável para a sua cria.
Caso tenha mais alguma dúvida sobre doação de leite, agende uma consulta com um dos nossos especialistas.
Doação de leite salva vidas. Faça a sua parte.