Quando recorrente ou combinada a outros sintomas, voz rouca pode indicar condições graves
É muito comum após festas com som alto, principalmente sob efeito de álcool e cigarro, ou em profissões que se exige uma maior comunicação, que você apresente quadros de rouquidão.
O cansaço vocal pode ser o único fator para esse episódio e, com descanso e cuidados, a voz retorna ao normal em alguns dias.
Porém, é importante ressaltar que, mesmo nesses casos, a voz rouca é um sintoma de algo anormal para o corpo, e não deve ser sempre considerada uma casualidade passageira. Algumas condições de saúde desencadeiam a rouquidão constante e/ou acompanhada de tosse, dor, pigarro e outros sintomas.
Quais são as principais doenças ligadas à rouquidão?
Doenças das vias aéreas superiores
As vias aéreas superiores são constituídas pelas cavidades nasais, faringe e laringe. Dentre as condições mais frequentes que as acometem estão as gripes, os resfriados, as infecções/inflamações virais e bacterianas, e as alergias.
Todas essas doenças, por causarem algum tipo de irritação e dor na garganta, além de congestão nasal, muitas vezes podem ser a causa da rouquidão.
Refluxo faringo-laríngeo (RFL)
O refluxo é uma condição que geralmente afeta o esôfago, mas em casos mais graves e não tratados, o ácido do estômago pode chegar até a faringe e a laringe. Por ser uma substância prejudicial à garganta, provoca a irritação e a dor, que vêm acompanhadas de tosse seca, do pigarro e da rouquidão.
Papiloma de laringe
A papilomatose laríngea é uma doença causada pela infecção por HPV, que provoca tumores benignos na laringe.
O primeiro sintoma da condição é justamente a rouquidão e alteração da voz, e em casos graves pode chegar a bloquear as vias respiratórias conforme progride, até mesmo levando o paciente a dificuldade respiratória intensa.
Câncer de laringe
A falta de cuidado com a garganta, lesões nas cordas vocais, condições como o refluxo faringo-laríngeo ou o papiloma de laringe sem os tratamentos necessários, e principalmente o cigarro são fatores de risco para o câncer de laringe.
O tumor pode variar de local, mas quando se encontra na região glótica (cordas vocais), o primeiro e mais comum sintoma a aparecer é a rouquidão.
Caso esteja apresentando rouquidão recorrente ou com a presença de outros sintomas, agende uma consulta com um médico que atua na área de otorrinolaringologia agora mesmo.