Doenças prevalentes no inverno… Como preveni-las?
Tosse, coriza, espirros… É só começar o inverno que a sinfonia começa. Mas quais são as doenças que mais acontecem no inverno? Será que podemos preveni-las? Confira o post que a Dra. Caroline Peev preparou para a gente!
Nessa estação do ano, como as temperaturas estão mais baixas, as pessoas tendem a manter os ambientes mais fechados, dessa forma o ar não circula e os vírus que estão pelo ar, não conseguem se dissipar e ocasionam as doenças.
Além de doenças infecciosas, as alergias também pioram muito nessa época do ano, já que usamos roupas que estavam guardadas há muito tempo, as chuvas diminuem aumentando a poeira, as temperaturas ficam muito baixas.
Conheça 5 doenças que muitas vezes chegam junto com o inverno:
5 doenças prevalentes no inverno
1 – Sinusite
É uma doença que pode ocorrer o ano todo, porém no inverno temos infecções do trato respiratório, como gripes e resfriados que podem complicar com a sinusite, que na grande maioria das vezes pode ser tratada sem antibiótico.
Os sintomas mais frequentes são secreção nasal intensa, tosse e ocasionalmente dor de cabeça.
2 – Rinite
Os ambientes fechados e sem circulação favorecem o acúmulo de poeira, um dos maiores desencadeadores da rinite. Podemos ter também a chamada rinite infecciosa, que é causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, após um resfriado.
Os sintomas são: espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.
3 – Asma/Bronquite
Pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças, e é caracterizada por tosse, aperto no peito e chiado. Em algumas pessoas as crises podem ser muito graves, necessitando de suporte de oxigênio.
4 – Bronquiolite
A bronquiolite é uma doença exclusiva de crianças pequenas, até os dois anos de idade, que ocorre principalmente na transição do outono para o inverno. Nessa época temos a circulação de um vírus chamado Vírus Sincicial Respiratório. Os sintomas são tosse, dificuldade para respirar e febre.
5 – Pneumonia
Infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas. Os sintomas são tosse, dificuldade para respirar e febre.
A principal forma de prevenção é a lavagem das mãos e a proteção da boca e nariz quando tossir ou espirrar. Mantenha sempre os ambientes limpos e arejados, prefira limpeza com panos úmidos em vez de varredura. Antes de usar as roupas de frio, lave-as e mantenha em ambientes arejados.
Não se esqueça: a melhor pessoa para identificar uma doença é o médico! Se precisar, conte com um de nossos pneumologistas!