Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam o conjunto de diferentes problemas que acometem o aparelho locomotor. Ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos são os principais alvos. Ainda assim, algumas delas podem comprometer outras partes e funções do corpo, desde os rins até a pele.
Veja mais: Doenças reumáticas em crianças: como identificar?
Veja mais: Artrite pode afetar pessoas de qualquer idade?
Doenças reumáticas não são coisa de idoso
Ao contrário do que pode parecer, as doenças reumáticas não ocorrem só em idosos. Qualquer pessoa, em qualquer momento da vida, pode receber o diagnóstico. No entanto, fatores genéticos, traumatismos, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas podem ser fatores de risco para o problema.
A principal característica das doenças reumáticas é a presença de dor. Se o problema for descoberto no início e tratado de maneira adequada, é possível minimizar esse sintoma e até reduzir o risco de incapacidade física – algo comum quando há progressão da doença. Por isso, vale a pena ficar atento às seguintes condições:
- dor nas articulações (principalmente por mais de seis semanas);
- vermelhidão, inchaço e calor nas articulações;
- dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar;
- diminuição da flexibilidade da coluna ao calçar os sapatos;
- limitação para pentear os cabelos;
- dificuldade para escovar os dentes.
Veja mais: Entenda como funciona o tratamento para osteoporose
Veja mais: Conheça a doença autoimune lúpus
Quais são as principais doenças reumáticas
De acordo com o Ministério da Saúde, existe mais de uma centena de doenças reumáticas. Elas podem ser agrupadas de acordo com a origem e/ou característica.
Entre as infeciosas estão a febre reumática e a artrite bacteriana. Gota e osteoporose são doenças reumáticas ligadas ao metabolismo. Lúpus, artrite reumatoide e esclerose sistêmica são doenças reumáticas autoimunes.
A artrose é degenerativa, enquanto a tendinite e a bursite são traumáticas de origem mecânica.
Diante de tantas causas diferentes, os especialistas são categóricos ao afirmar que não é possível prevenir as doenças reumáticas. Até porque o componente genético nesses casos é muito forte. Então, o melhor conselho é procurar um médico o quanto antes, assim que a pessoa se identifica com os sintomas.
Em geral, o tratamento de doenças reumáticas inclui prescrição de medicamentos e práticas integrativas e complementares (como exercícios, terapia física, nutricional, entre outros) para alívio da dor, melhora na qualidade de vida e, principalmente, redução do risco de progressão da doença.