Sintoma, apesar de comum, nem sempre é sinal apenas de infecção urinária
Antes de entender o que é a inflamação na próstata e porque ela causa esse sintoma, vamos falar sobre esse órgão? A próstata é um órgão interno masculino que liga a bexiga ao canal da uretra e sua função é produzir e armazenar um líquido incolor que faz parte do sêmen.
Qualquer infecção ou inflamação nesse órgão é chamada de prostatite e justamente por ele estar próximo à bexiga que os sintomas podem ser tornar um pouco confusos. A melhor forma de identificar a inflamação na próstata é entendendo primeiro suas causas.
O que causa a inflamação
Quando pensamos em uma inflamação, já imaginamos que existe um microrganismo causador e, nesse caso, realmente a prostatite pode ser provocada por bactérias que migram da bexiga para a próstata após a infecção urinária.
Nessa forma, ela pode acontecer de duas maneiras: aguda ou crônica. Porém, a inflamação na próstata mais comum é a prostatite não bacteriana, ou seja, que não provém de uma infecção urinária, sendo os motivos provocadores ainda desconhecidos.
Entendendo os sintomas
As prostatites bacterianas possuem sintomas parecidos. A dor ao urinar e a necessidade de ir mais vezes ao banheiro, principalmente durante a noite, e dificuldade em esvaziar toda a bexiga são os mais clássicos. No entanto, existem outros sinais físicos, como mal-estar, calafrios, dores nas costas, nos músculos e nas articulações.
O que diferencia a prostatite aguda da crônica é a febre. Na primeira, existe um quadro de febre alta e repentina, enquanto na segunda não existe febre alguma.
Além disso, a inflamação aguda ainda pode acabar gerando um abscesso prostático, acúmulo de pus no interior da próstata, que pode deixar o paciente infértil ou até levá-lo a óbito se não tratado.
Nos casos de inflamação na próstata não bacteriana também há ausência de febre, no entanto, os outros sintomas se assemelham, com presença ainda de dor no púbis, escroto e uretra, e um jato mais fraco e não contínuo de urina.
Para tratar a prostatite
O tratamento da inflamação na próstata pode envolver a prescrição de antibióticos, mesmo nos casos não bacterianos, para eliminar a dúvida. Por isso, é importante que o paciente procure ajuda médica assim que notar qualquer sintoma.