Sentindo dor no calcanhar ao pisar? Saiba o que pode ser
Sentir dores no corpo não é normal e não devemos nos acostumar com esses incômodos.
Essas sensações físicas podem indicar que algo não está funcionando de forma adequada, independente do local acometido.
A dor no calcanhar ao pisar, por exemplo, pode acontecer por diferentes motivos. No entanto, em todas as situações, o tratamento é necessário para que a condição não piore.
Este conteúdo vai explicar quais as possíveis causas, o que fazer para aliviar e qual especialidade médica procurar caso você esteja passando por esse desconforto.
O que pode causar a dor no calcanhar ao pisar?
Para descobrir efetivamente o que pode causar a dor no calcanhar e agir no tratamento, você deve procurar o ortopedista, esse especialista é quem pode fazer a avaliação e diagnóstico corretos, atuando no alívio dos sintomas.
Você sabia? Aqui no dr.consulta temos ortopedistas especializados para atendimento presencial ou online. Faça os agendamentos pelo site ou aplicativo, para o local, dia e horário que for mais conveniente. Ao aderir ao Cartão dr.consulta você paga consultas e exames com descontos e tem outros benefícios exclusivos:
De maneira geral, as causas da dor no calcanhar podem ser classificadas de duas grandes formas: relacionadas à anatomia dos pés e aquelas ligadas a patologias e condições de saúde.
Vamos a elas.
Causas relacionadas à anatomia
A primeira categoria é a anatômica, ou seja, em que a formação dos nossos pés tem grande relevância. Aqui é possível citar as pisadas erradas e o próprio formato do pé.
Pisada errada
Segundo o Ministério da Saúde (MS), existem 3 tipos de pisadas:
- Pisada neutra: considerada a mais correta, é a pisada em que o pé se apoia de forma uniforme no chão, distribuindo todo o peso do corpo de maneira equilibrada e estável (sem que o pé se mova para dentro ou para fora).
- Pisada pronada: uma das pisadas erradas por ser prejudicial, é o típico “pisar para dentro” (com uma rotação excessiva, descarregando todo o peso do corpo na parte interna do pé).
- Pisada supinada: é o oposto da pronada. O esforço é para o lado externo, deixando todo o peso do corpo sobrecarregar o dedinho do pé.
As duas últimas causam desalinhamentos e resultam em diversos incômodos como a dor no calcanhar. Além dessa parte do corpo, os pés, joelhos e costas também podem ter lesões.
O tipo de pisada pode ser avaliado com a avaliação biomecânica, nas consultas com ortopedistas e fisioterapeutas.
Além disso, testes mais simples como analisar o desgaste do solado do seu sapato, por exemplo, também são válidos e podem indicar como você pisa no chão.
Pés planos ou cavos
Assim como existem tipos de pisadas, existem formatos de pés distintos, sendo:
- pés planos: apresentam pouca ou nenhuma curvatura no arco plantar (sola do pé);
- pés cavos: têm uma elevação exagerada do arco plantar, resultando em uma menor área de contato com o solo.
Os pés planos, por tocarem por completo o chão, não oferecem o impacto correto do nosso peso corporal. Já os pés cavos, por sua vez, sobrecarregam os dedos. Ambos os casos, facilitam o aparecimento de dor no calcanhar.
Causas relacionadas à condições de saúde
Condições de saúde ou doenças ortopédicas também podem desencadear dor no calcanhar ao pisar. As quatro principais nessa categoria são:
- fascite plantar;
- esporão de calcâneo;
- traumas;
- obesidade.
Fascite plantar
A fascite plantar é uma inflamação ou degeneração da fáscia plantar, membrana do tecido que protege a musculatura do pé.
É ela que ajuda no amortecimento peso corporal e mantém a curvatura natural. Quando esse tecido é muito alongado ou há repetição de microtraumas nessa estrutura, a dor aparece.
Esporão de calcâneo
O esporão calcâneo é originado pelo crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar, o calcâneo.
Nesse caso, aparecem depósitos de cálcio embaixo ou atrás do osso que formam saliências parecidas com ganchos e provocam uma dor no calcanhar aguda, que piora com o movimento e alivia com repouso.
Traumas
Os entorses e traumas também causam dor no calcanhar ao pisar, principalmente provenientes da realização de exercícios físicos de maneira inadequada.
Por isso é tão importante o auxílio de pessoas especializadas para assistência durante as atividades físicas, evitando lesões e possíveis complicações.
Obesidade
De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABRTPé), a obesidade pode desencadear dores nos calcanhares, nos pés e tornozelos, uma vez que esse quadro sobrecarrega o peso a ser sustentado pelos membros inferiores.
Outras possíveis causas
Fora as questões anatômicas e de saúde, existem outros hábitos que podem levar a esse tipo de dor localizada, como:
- uso de calçados desconfortáveis;
- permanecer muito tempo em pé (inclusive, segundo uma pesquisa realizada pela Pés sem Dor, 65% dos trabalhadores brasileiros sentem dores nos calcanhares por conta dessa questão);
- prática de esportes como salto ou corrida;
- sedentarismo.
Está sentindo dores no calcanhar ao pisar?
Se essas dores forem mais frequentes e durarem por mais de uma semana, é recomendado busca ajudar médica com um ortopedista ou clínico geral.
Dar uma falsa pisada, sentir o calcanhar latejar ou beliscar, ocasionalmente, pode não ser nada grave. No entanto, é preciso investigar melhor, para evitar complicações que afetam a locomoção.
Tem como aliviar as dores?
Algumas recomendações práticas que podem ajudar a aliviar a dor no calcanhar ao pisar são:
- realizar alongamentos nos pés;
- efetuar massagens no local;
- aplicar compressas de panos gelados;
- usar palmilhas que combinem com o formato dos pés e que devem ser recomendadas pelo ortopedista.
Para evitar chegar em casos extremos e crônicos, que atrapalhem a rotina e a qualidade de vida, atente-se aos principais sintomas, siga as recomendações básicas e mantenha o acompanhamento médico regular. Sua saúde e qualidade de vida vão agradecer!
Fontes:
- Manual de adaptações de palmilhas e calçados | Ministério da Saúde (MS);
- Obesidade pode levar a incapacidade funcional dos pés e tornozelos | Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé);
- O trabalho e a relação com os pés, tornozelos e joelhos | Pés sem Dor.
[…] Esses amortecedores (são dois em cada perna) ficam localizados no encaixe entre os ossos e são responsáveis por absorver e distribuir o impacto gerado por cada pisada. […]