Ícone do siteBlog dr.consulta

É possível manter a dieta durante a Páscoa?

É possível manter a dieta durante a páscoa?

É possível manter a dieta durante a páscoa?

Páscoa é tempo de reunir a família e os amigos ao redor da mesa, e comer os tradicionais pratos como bacalhau e outros peixes, sem falar nas sobremesas e outros doces típicos dessa data.

Tudo isso é um convite a refeições para lá de fartas e até ao exagero, o que pode desanimar de vez quem fez esforço para começar aquela prometida dieta depois do Carnaval.

Para alegria de quem quer manter a boa relação com a balança, a nutricionista da rede dr.consulta Mariana Amaro explica que é, sim, possível fazer boas escolhas sem prejudicar a dieta e ficar com a consciência leve após a Páscoa.

Dúvidas respondidas

Preciso ficar sem o bacalhau?

Não necessariamente. O bacalhau não é um peixe contraindicado.  As únicas questões são:  a quantidade de gordura que adicionamos no preparo e o sal.

Quanto as gorduras, vale ressaltar também que a gordura do bacalhau é da família ômega, ou seja a chamada gordura boa, que ajuda na proteção das doenças cardiovasculares.

Nesse sentido, consumir o bacalhau com moderação pode ser até uma boa pedida, dependendo da condição clínica do paciente. Já no caso do sal, é sabido que o sódio quando consumido em excesso está relacionado ao aumento de pressão arterial e doenças cardiovasculares.

Assim, atenção especial na hora de dessalga-lo: deixe de molho em água por no mínimo 24 horas em geladeira e vá trocando essa água do remolho também.

Existe alguma preparação com bacalhau que seja menos calórica?

Retirando-se a pele, antes de prepará-lo, a melhor maneira é consumir cozido ou ao forno, não adicionando muito azeite ou manteiga ou creme de leite depois. Uma outra boa opção é consumir desfiado com vegetais ou grão de bico.

Como não errar nos acompanhamentos?

Os legumes são opções muitas vezes mais saborosas, mais ricas em vitaminas, minerais e fibras do que as batatas. São boas alternativas vegetais assados ou tomates recheados, por exemplo. Os vegetais folhosos também poderiam ser boas alternativas para acompanhamento, refogados ou cozidos ou até como entrada, na forma de salada.

As melhores saladas são aquelas compostas por folhas, legumes e até grãos. Evite colocar queijos, tomate seco ou outras conservas de vegetais, ovos ou batata palha. Esses acompanhamentos podem ser muito gordurosos e acabar com a sua inocente salada.

Outra armadilha comum nas saladas são os molhos. Molhos têm normalmente algum tipo de gordura como base e em excesso, podem acrescentar calorias na salada também.

É interessante substituir o arroz? 

A substituição de arroz branco por integral é ótima do ponto de vista nutricional. Outros grãos como a quinoa, cevadinha, trigo podem ser misturados a ele ou serem consumidas isoladamente também.

Todos esses grãos integrais são excelentes fontes de fibras e nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais, por exemplo. Só devemos lembrar que eles não são isentos de calorias e por isso também devem ser consumidos com moderação.

E as bebidas? o que servir?

Normalmente o almoço de páscoa é ainda no tempo quente, por isso, não podemos esquecer de programar sucos frescos. Se fizer questão do vinho, talvez testar uma receita de sangria pode ser uma boa alternativa.

É uma bebida que mistura frutas, suco, água e vinho, podendo ser muito refrescante e ajudar na hidratação. Mas veja bem: seu consumo também não é liberado: deve-se ter cuidado com a quantidade!

Sair da versão mobile