Entenda o que é o TDAH
Na infância, o TDAH está associado às dificuldades nos estudos e no relacionamento com outras crianças; saiba mais
Dificuldade de concentração, inquietude e impulsividade são os três principais sintomas que caracterizam o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) – distúrbio neurobiológico. Geralmente, o problema surge na infância e, na maior parte dos casos, permanece com o indivíduo durante toda a vida. Estima-se que o distúrbio afete entre 3% e 5% da população mundial.
Embora o assunto tenha estado tão em voga nos últimos tempos, o TDAH não é um distúrbio novo. Ele tem sido investigado desde o século XIX e sua descrição completa ocorreu na década de 60. Nos Estados Unidos, por exemplo, os portadores da doença são protegidos por lei para que recebam tratamento diferenciado nas escolas.
Principais sintomas do TDAH
- Agitação intensa, principalmente em momentos inadequados
- Dificuldades de concentração
- Esquecimento de compromissos e objetos
- Desorganização
- Distração
Na infância, o TDAH está associado às dificuldades nos estudos e no relacionamento com outras crianças. Os portadores do transtorno são tidos muitas vezes por “estabanados” ou “sem limites”.
Nos meninos, os sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais intensos do que nas meninas. Outros problemas de comportamento podem ser desencadeados na infância e na adolescência, como dificuldades para aceitar regras e limites.
Adultos diagnosticados com o transtorno, geralmente desenvolveram a doença na infância e apresentam problemas de relacionamento, baixa autoestima, postergam frequentemente tarefas e possuem dificuldades para concretizar planos. Estudos relacionam o TDAH a quadros de depressão, ansiedade e estresse.
Causas
Os estudiosos ainda não sabem ao certo as causas do TDAH, porém acredita-se que estejam relacionadas a causas como:
- Herança genética
- Abuso de cigarro, álcool e outras drogas durante a gravidez
- Exposição a toxinas ambientais durante a gravidez
- Exposição a toxinas ambientais, como níveis elevados de chumbo, em uma idade jovem
- Baixo peso ao nascimento
- Lesões cerebrais
Diagnóstico e tratamento
Não existe um exame que comprove que o indivíduo tenha o problema, porém o diagnóstico é feito por meio de observação clínica, intensidade e regularidade dos sintomas, além de análise de histórico familiar.
O tratamento para o TDAH poderá incluir a administração de medicamentos e psicoterapia.
Olá quero marcar uma consulta para meu filho de 9 anos .
Bom dia, tudo bom, Joycilene? O agendamento da consulta pode ser feito pela nossa central de atendimento 4090-1510, através do nosso site drconsulta.com ou pelo nosso app. 🙂
Gostaria de marcar consulta com psiquiatra ou neurologista especializado em TDHA, mediante a laudo para prescrição de Ritalina e vevance
Olá! Carla, tudo bem? Para consultar datas disponíveis e valores acesse nosso site no http://www.drconsulta.com ou entre em contato em alguns de nossos canais, telefone 4090-1510 ou em nosso whatsapp 4118-1339.
gostaria de agenda consulta com psiquiatra com especialidade em TDAH
Olá! Karina, tudo bem? Para consultar datas disponíveis e valores acesse nosso site no http://www.drconsulta.com ou entre em contato em alguns de nossos canais, telefone 4090-1510 ou em nosso whatsapp 4118-1339. ?
passei pelo psiquiatra Dr Hudson Pascoal, que por sinal gostei muito, ele solicitou teste TDAH (F41.2 F90.9), porem nao tem esse teste no DR. CONSULTA,
por favor, Vcs. tem alguma indicação onde posso fazer de imediato
e uma sugestão,
DR. Consulta tem que ter esse teste, pois a demanda de necessidade desse teste é crescente.
obrigado
Jose