Ícone do siteBlog dr.consulta

Exames periódicos: quais devem ser realizados anualmente?

Mais do que viver por muitos anos, as pessoas querem é ter qualidade de vida, e a melhor forma de garantir boa saúde por muito mais tempo é, além de se alimentar bem e praticar exercícios, também visitar seu médico e realizar exames periódicos. No entanto, você sabe dizer quais demandam mais frequência?

Para te ajudar, elencamos no post de hoje 7 exames essenciais para que você inclua na sua lista e se mantenha sempre saudável. Ficou curioso? Então acompanhe a leitura e confira!

7 exames periódicos que você deve fazer todo ano

1. Exame de colesterol

O colesterol ruim (LDL) pode acumular em todo o organismo. Nas artérias do coração pode causar a obstrução da passagem do sangue causando a isquemia que é a falta de oxigênio nos tecidos.

Sendo assim, é importante fazer, anualmente, a dosagem das taxas de colesterol e de triglicerídeos no sangue, sobretudo depois dos 40 anos.

Com isso pode-se detectar casos com níveis altos e ajudar na prevenção contra infartos e problemas no coração bem como outras doenças causadas pelo seu acúmulo no organismo.

2. Papanicolau

Toda mulher deve fazer o Papanicolau anualmente a partir do momento em que passa a ter vida sexual ativa, independentemente da idade. É um raspado de células do colo do útero para detecção precoce de Câncer, sendo seu principal exame de rastreio.

3. Mamografia

Mamografia é um exame de rastreio para Câncer de Mama e passa a ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade, e tem como objetivo detectar lesões pequenas e não palpáveis.

Atenção para o histórico familiar de Câncer de Mama e a importância de realizar o autoexame.

4. Eletrocardiograma

Esse exame pode ser solicitado para avaliar indiretamente o sistema cardiovascular do paciente.

A partir da colocação de eletrodos no tórax e membros superiores e inferiores, é possível identificar se há arritmias (quando o batimento sai do ritmo normal) bem como outras informações valiosas como bloqueios na condução do coração, aumento de suas cavidades e detectar o infarto agudo do miocárdio podendo localizar o território lesado.

5. Exame de pele

Usar filtro solar a cada 2-3 horas e evitar o sol das 10:00 as 16:00 horas são formas de se prevenir contra o câncer de pele, mas não são as únicas.

Outra maneira eficiente é visitar o dermatologista anualmente em caso de macha irregular ou ferida que não cicatriza, onde poderá ser indicado a coleta de material para realização de biópsia para uma análise mais profunda.

Pacientes de maior risco para câncer de Pele: homens e mulheres que se expõem muito ao sol, pele clara, múltiplas pintas e história familiar de câncer de Pele.

6. Densitometria óssea

Homens a partir dos 70 anos ou com fatores de risco para fraturas e mulheres a partir dos 65 anos ou após a menopausa com fatores de risco para fraturas devem realizar a cada 2 anos o exame de Densitometria Óssea. Exame este que diagnostica a osteoporose, uma doença silenciosa e agressiva.

O exame consiste na coleta de imagens capturadas por máquinas, ou seja, indolor e bastante prático, além de essencial para prevenir fraturas e melhorar a qualidade de vida na melhor idade.

7. Controle da tireoide

O exame de controle da tireoide é recomendado principalmente para mulheres, já que elas são mais propensas à disfunção glandular. Mas não se engane: os homens também podem apresentar essa necessidade de verificação.

Feito a partir da coleta de sangue, podemos ter o diagnóstico de disfunção da Glândula como Hipotireoidismo e Hipertireoidismo, ambas disfunções que apresentam sintomas diversos. Sua periodicidade varia de acordo com o histórico do paciente.

Esses e outros exames periódicos podem ser realizados por meio do dr.consulta, em procedimentos precisos e em unidades espalhadas por toda a Grande São Paulo e Baixada Santista.

Não perca tempo e consulte horários e datas disponíveis para fazer um check-up e mantenha sua saúde em perfeito estado.

Sair da versão mobile