Ícone do siteBlog dr.consulta

Fezes escuras e suas causas mais comuns e preocupantes

dr.consulta - imagem mostra pessoa dando descarga após fezes escuras

A coloração das fezes é um indicativo importante da saúde intestinal e digestiva, principalmente quando estão muito claras, ou escuras. Normalmente, essa cor varia, pois depende da dieta e da velocidade com que o alimento passa pelo sistema digestivo. 

No entanto, em algumas situações, as fezes podem aparecer quase pretas, o que pode ser um sinal de alerta. Por isso, este conteúdo abordará as possíveis causas dessa condição, quando se preocupar e quais medidas tomar para cuidar da sua saúde.

5 causas para fezes escuras

Os motivos para essa condição acontecer são vários, alguns inofensivos, mas outros exigem atenção médica. Aqui estão algumas das causas mais comuns:

1. Alimentos e suplementos

Certos produtos consumidos podem escurecer as fezes sem que haja um problema. Entre eles estão:

2. Sangramento no trato gastrointestinal

Essa é uma das causas mais preocupantes de fezes escuras. Isso acontece porque o sangue pode se misturar com os sucos digestivos e tornar-se escuro. 

Algumas das condições que podem causar esse tipo de sangramento incluem:

3. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos podem causar fezes escuras, principalmente aqueles que contêm bismuto. Afinal, essa substância é um metal pesado usado para tratar a diarreia e a indigestão. Ele tem propriedades antidiarreicas e antiácidas, por isso, ajuda a aliviar os sintomas digestivos. 

4. Doenças hepáticas

Condições no fígado, como cirrose ou hepatite, podem afetar a produção e o fluxo da bile (um líquido que é essencial para a digestão). Ou seja, quando há comprometimento das funções intestinais e essa substância não é liberada corretamente, pode causar o quadro de fezes escuras.

5. Distúrbios do sangue

Alguns transtornos que afetam a coagulação do sangue podem causar sangramentos internos, que podem então, se manifestar como fezes escuras. Exemplos de doenças que podem estar relacionadas a essa condição incluem: 

Com o Cartão dr.consulta, você pode ter acesso facilitado a uma variedade de serviços médicos, incluindo consultas com gastroenterologistas, bem como exames especializados. Isso é essencial não só para identificar a causa das fezes escuras, mas também para receber o tratamento adequado. 

Além disso, o Cartão oferece descontos especiais em exames laboratoriais, permitindo um acompanhamento completo e contínuo da sua saúde.

Quando se preocupar com as fezes escuras

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Embora as fezes escuras nem sempre sejam um sinal de algo grave, existem certos sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda médica:

Caso você note alguma dessas situações, considere consultar um gastroenterologista o quanto antes. Afinal, esse é o profissional indicado para diagnosticar e tratar condições do sistema digestivo, identificando a causa das fezes escuras e orientando sobre o melhor tratamento. 

Com o acompanhamento desse profissional, é possível prevenir complicações e manter a saúde do trato gastrointestinal em dia.

O que fazer em caso de fezes escuras

1. Avalie sua dieta e suplementos

Reveja o que você comeu nos últimos dias e qualquer suplemento que esteja tomando. Às vezes, simplesmente ajustar sua dieta pode resolver a situação.

Se precisar de ajuda com a alimentação e suplementação, consultar um nutricionista é essencial. Esse profissional pode elaborar um plano alimentar personalizado, adequado às suas necessidades e objetivos, garantindo assim, uma nutrição equilibrada e saudável para o seu bem-estar geral.

2. Exames médicos

Exames de sangue, endoscopia e colonoscopia, por exemplo, são ferramentas importantes que os médicos podem usar para diagnosticar a causa das fezes escuras. Essas análises ajudam a identificar ocorrências como sangramentos internos ou condições inflamatórias.

3. Monitoramento contínuo

Manter um registro de sua dieta, medicamentos e quaisquer sintomas adicionais pode ajudar seu médico a diagnosticar e tratar a condição com mais precisão.

4. Medidas preventivas

Por fim, para manter a saúde intestinal e prevenir situações que possam causar fezes escuras, cuide da sua saúde digestiva:

A saúde intestinal desempenha um papel importante no bem-estar geral e pode afetar diversas outras condições de saúde. O intestino é muitas vezes chamado de “segundo cérebro”, pois há uma comunicação direta com o sistema nervoso central. 

Por isso, alterações intestinais, como a disbiose (desequilíbrio das bactérias intestinais), podem contribuir para condições como a síndrome do intestino irritável, doenças autoimunes e até transtornos mentais, como ansiedade e depressão

Além disso, a saúde intestinal impacta o sistema imunológico, já que uma grande parte das células imunológicas estão no intestino. 

Manter um intestino saudável é essencial não apenas para a digestão, mas também para a saúde mental, imunidade e prevenção de doenças crônicas.

Fontes:

Sair da versão mobile