Bula do Gastromax
Como o Gastromax funciona?
O hidróxido de alumínio reage quimicamente para neutralizar ou tamponar quantidades de ácidos estomacais.
Esta ação resulta em um aumento no valor do pH do conteúdo estomacal, e, por consequência, há um alívio nos sintomas de hiperacidez.
Contraindicação do Gastromax
O hidróxido de alumínio não deve ser administrado em pacientes com insuficiência renal ou portadores de uropatia obstrutiva. O uso de antiácido contendo alumínio é contraindicado em pacientes com sintomas de apendicite, uma vez que estes medicamentos podem aumentar o risco de perfuração em virtude do efeito constipante.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Como usar o Gastromax
Úlcera duodenal
Ingerir 2 a 4 comprimidos, via oral, com intervalos de 2 a 4 horas, cerca de uma hora após cada refeição.
Alívio da azia e queimação
Ingerir 2 a 4 comprimidos, via oral, cerca de uma hora após as refeições.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Precauções do Gastromax
Pode ocorrer hiperaluminemia em pacientes com insuficiência renal crônica. O hidróxido de alumínio na vigência de dietas hipofosforadas pode provocar uma deficiência de fósforo.
Reações Adversas do Gastromax
Antiácidos contendo alumínio podem causar constipação intestinal. O uso prolongado de hidróxido de alumínio por indivíduos ingerindo uma dieta pobre em fosfato pode provocar osteomalácia e miopatia proximal. Intolerância à ação adstringente do hidróxido de alumínio pode se revelar por náuseas e vômitos, assim como por constipação intestinal.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Riscos do Gastromax
Não use este medicamento em caso de doença dos rins e dor abdominal aguda. |
Composição do Gastromax
Cada comprimido de Gastromax contém:
Hidróxido de alumínio | 300 mg |
Excipientes* q.s.p. | 1 comprimido |
*Água purificada, sacarina sódica, amido, ciclamato de sódio, amidoglicolato de sódio, aroma de menta, talco, celulose microcristalina e laurilsulfato de sódio.
Apresentação do Gastromax
Gastromax comprimidos – 300mg – Embalagem contendo 200 comprimidos.
Uso oral.
Uso adulto.
Superdosagem do Gastromax
No caso de superdosagem, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Gastromax
Ingestão concomitante com outras substâncias
A absorção de alguns medicamentos pode ser alterada com o uso concomitante de antiácidos.
Consequentemente, sempre que possível, deve-se evitar a administração de outras drogas durante uma a duas horas após o uso de antiácidos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Interação Alimentícia do Gastromax
Evitar o uso do Hidróxido de Alumínio (substância ativa) com suco de frutas ácidas e alimentos muito condimentados.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Pepsamar.
Ação da Substância Gastromax
Resultados de Eficácia
Vinte pacientes portadores de patologia do trato digestivo alto, incluindo gastrite erosiva, dispepsia funcional, duodenite, hérnia de hiato, gastrite crônica e esofagite, foram tratados com Hidróxido de Alumínio (substância ativa) 1,1 g 4x/dia, por 2 a 4 semanas. Observou-se redução significativa da sintomatologia dispéptica comparandose com os valores basais, especialmente dor epigástrica (plt;0,01), número de dias com epigastralgia e pirose (plt;0,01). Dentre os pacientes com lesões orgânicas (70%) observou-se uma porcentagem de cura de 71,4% e de redução da lesão de 7,1%. Não se observaram eventos adversos atribuíveis ao tratamento (Silvestre N, 1984).
Com o objetivo de estudar a eficácia e os custos de vários regimes antiácidos na profilaxia da úlcera de estresse, 30 pacientes críticos em unidade de terapia intensiva foram randomizados em 3 grupos comparáveis para receber Hidróxido de Alumínio (substância ativa) cada 2 horas conforme pH gástrico, cimetidina cada 6 horas, ou Hidróxido de Alumínio (substância ativa) mais cimetidina independente de dosagens de pH gástrico. Todos os pacientes receberam sonda nasogástrica (SNG) com medição do pH do aspirado gástrico com papel sensor. As medições se repetiram cada 2 horas por 48 horas. O grupo que recebeu Hidróxido de Alumínio (substância ativa) conforme pH e o grupo que recebeu Hidróxido de Alumínio (substância ativa) mais cimetidina foram mais eficazes no controle do pH gástrico do que o grupo que recebeu cimetidina isolada. O custo de tratamento foi significativamente mais baixo no grupo que recebeu Hidróxido de Alumínio (substância ativa) conforme pH. Não foram observados eventos adversos significativos (Glenn Hernández).
Em um estudo randomizado, duplo cego, controlado por placebo, 80 pacientes consecutivos portadores de úlcera duodenal, foram alocados para receber um antiácido contendo alumínio/magnésio, com capacidade neutralizante de 30 mmols ou placebo 1 hora antes das 3 principais refeições e na hora de deitar por 4 semanas. Após 4 semanas, endoscopia mostrou úlcera curada em 74% dos pacientes no grupo antiácido comparado com 29% dos pacientes no grupo placebo (plt; 0.001), dando um ganho terapêutico de 45% no grupo antiácido comparado com placebo. Nos pacientes que receberam antiácido e apresentavam úlcera não curada, o tamanho da úlcera diminuiu significativamente durante as 4 semanas de tratamento (p0,05), foram observados (Berstad et al, 1986).
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Pepsamar.
Características Farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
O Hidróxido de Alumínio (substância ativa) reduz a carga ácida total em virtude da reação de neutralização do ácido clorídrico. Desta forma as quantidades de íons hidrogênio, para retrodifusão através da mucosa gastrintestinal, diminuem.
O mecanismo de ação dos antiácidos inclui o aumento da secreção de bicarbonato e muco, aumento da produção e liberação de prostaglandinas e manutenção da microcirculação.
Propriedades farmacocinéticas
O Hidróxido de Alumínio (substância ativa) neutraliza o ácido clorídrico no estômago, com a formação de cloreto de alumínio e água (Al(OH)3 + 3HCl = AlCl3 + 3H2O). Através do aumento de pH, resultante da reação de neutralização, ocorre alívio dos sintomas de hiperacidez gástrica. A presença de alimento ou outros fatores que retardam o esvaziamento gástrico prolonga a disponibilidade de Hidróxido de Alumínio (substância ativa) e aumenta a quantidade de cloreto de alumínio formada.
É recomendado administrar o Hidróxido de Alumínio (substância ativa) no intervalo entre as refeições e ao deitar, quando os sintomas de hiperacidez geralmente ocorrem. Apesar de ser considerado um antiácido não sistêmico, pequena quantidade de Hidróxido de Alumínio (substância ativa) é absorvida (0,1 a 0,5 mg) e excretada na urina, desde que a função renal esteja normal.
Pacientes com insuficiência renal estão mais sujeitos ao acúmulo (ossos e sistema nervoso central) e toxicidade por alumínio. Os compostos de alumínio que permanecem no trato gastrintestinal são excretados nas fezes sob a forma de hidróxidos, carbonatos e fosfatos.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Pepsamar.
Cuidados de Armazenamento do Gastromax
Gastromax deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 a 30ºC), protegido da luz e da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Guarde-o em sua embalagem original.
Característica do medicamento
Gastromax é um comprimido circular de coloração branca e sabor menta.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Gastromax
MS 1.1560.0048
Farm. Resp.:
Dra. Michele Caldeira Landim
CRF/GO: 5122
Fabricado por:
Cifarma – Científica Farmacêutica Ltda.
Av. das Indústrias, 3651 – Bicas
CEP: 33040-130
Santa Luzia / MG
CNPJ: 17.562.075/0003-20
Indústria Brasileira
Registrado por:
Cifarma – Científica Farmacêutica Ltda.
Rod. BR 153 Km 5,5 – Jardim Guanabara
CEP: 74675-090
Goiânia / GO
CNPJ: 17.562.075/0001-69
Indústria Brasileira
CAC:
0800 707 1212
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.