Dia 27/6 é dedicado à conscientização sobre os riscos e a importância de prevenir a doença
O diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. Isso afeta diretamente as taxas de glicemia, que é quantidade de glicose (açúcar) que circula no sangue.
Na presença do diabetes, essas taxas ficam mais altas do que o normal, o que pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.
A melhor forma de prevenir o diabetes é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Lembrando que bons hábitos de vida evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
FONTE:
Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes
Para saber mais sobre a doença, de uma olhada na entrevista com a endocrinologista Bárbara Dutra.
O que é diabetes? Por que o diabetes ocorre?
O diabetes é uma doença que se caracteriza pela elevação da glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia. Pode ocorrer por deficiência na secreção de insulina pelo pâncreas ou na sua ação de colocar glicose dentro das células para que ela seja aproveitada como fonte de energia.
Quais os tipos de diabetes?
Existem vários tipos de diabetes, mas quero falar dos mais comuns:
- O tipo 1 é resultante da destruição das células do pâncreas por um processo imunológico. Ele geralmente acontece em crianças, mas pode acometer qualquer faixa etária.
- Já no tipo 2, que acontece em 90% dos casos, a ação da insulina é dificultada. Grande parte desses casos ocorrem em pacientes sedentários e com excesso de peso.
O que é diabetes gestacional?
O diabetes gestacional é uma alteração da glicemia das gestantes que geralmente ocorre no 3° trimestre e pode levar a sérias complicações para a mãe e o feto. Ela pode ser transitória ou permanecer após o término da gravidez.
Existem tipos raros de diabetes?
Sim, há diabetes secundários a defeitos genéticos, uso de medicações, doenças do pâncreas, entre outras.
Quais os sintomas da diabetes?
Os sintomas típicos de diabetes são sede em excesso, urinar muitas vezes, fome excessiva, fadiga e emagrecimento injustificado.
Quais as complicações do diabetes?
A hiperglicemia crônica pode prejudicar a microcirculação, lesionando vários órgãos como rins, olhos, nervos periféricos e coração. É necessário salientar que, os pacientes que conseguem manter um bom controle dos níveis de glicose no sangue atingem uma redução importante nos riscos de desenvolver tais complicações.
Quais são as prevenções contra a doença?
A melhor maneira de se proteger do diabetes é mantendo hábitos de vida saudáveis. Realizando atividades física regularmente, alimentando-se de forma adequada e mantendo o peso.
Existe alguma dieta indicada para quem tem diabetes?
Sim, cada paciente deve fazer uma dieta específica. Em linhas gerais devemos reduzir, ou de preferência zerar, a ingestão de açúcar refinado e dar preferência à ingestão de carboidratos de menor índice glicêmico, como por exemplo os integrais.
Quantas pessoas são impactadas pelo diabetes?
425 milhões de adultos no mundo tem diabetes, metade ainda sem diagnóstico. Há uma estimativa que em 2045 este número chegue a 629 milhões.
Segundo os dados brasileiros, 7,5% da população tem diabetes.
Porque é celebrado o dia mundial da diabetes?
O dia mundial do diabetes é celebrado no dia 27 de junho para alertar sobre um possível diagnóstico da doença e a gravidade de suas complicações.