Como Hormoskin funciona?
Hormoskin age clareando as manchas escuras do melasma.
A melhora ocorre gradativamente com o decorrer do tratamento, e os primeiros resultados aparecem geralmente após 4 semanas de tratamento.
Contraindicação do Hormoskin
Não use o produto se você for alérgico ao medicamento ou aos seus componentes.
Este medicamento é contra-indicado para menores de 18 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas, sob suspeita de gravidez ou lactantes sem orientação médica.
Como usar o Hormoskin
Lave o rosto com um higienizador suave (não use esponja). Enxágue e enxugue a pele.
Aplique Hormoskin à noite, no mínimo 30 minutos antes de deitar.
Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente o tamanho de uma ervilha) de Hormoskin na ponta dos dedos.
Aplique uma camada fina para cobrir as manchas e mais 0,5 centímetro de pele normal ao redor da mancha. Após algum tempo de tratamento, você poderá notar que vai precisar aplicar uma quantidade um pouco menor de medicação.
Espalhe o creme suavemente e de maneira uniforme.
O creme deve ‘desaparecer’ na pele quase imediatamente. Se isso não acontecer, significa que você aplicou produto em excesso.
Não aplique nos cantos do nariz, boca, olhos ou na pele machucada. Espalhe o produto sempre evitando estas áreas.
Se a pele tornar-se muito irritada, pare de usar o produto e consulte o médico.
Para ajudar a evitar o ressecamento, pode ser utilizado hidratante pela manhã, após lavar o rosto.
Cosméticos podem ser usados durante o dia, desde que não sejam comedogênicos ou irritantes.
Após o término do tratamento com Hormoskin , continue a proteger a sua pele do sol.
Se o melasma reaparecer, o tratamento poderá ser reiniciado, até que ocorra novamente o clareamento das manchas.
O produto se mostrou seguro para uso intermitente (não-contínuo) durante até 6 meses.
Em caso de ingestão acidental, recomenda-se consultar o médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Hormoskin?
Se você se esquecer de aplicar o produto, volte a aplicar normalmente na noite seguinte, não sendo necessária uma aplicação extra.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.
Precauções do Hormoskin
Evite a exposição excessiva à luz solar natural ou artificial, pois as manchas podem ficar ainda mais escuras.
Utilize filtro de proteção solar com fator 30 (no mínimo) e roupas protetoras, incluindo chapéu ao sair de casa.
Se você tiver queimadura de sol, interrompa o uso de Hormoskin até que a pele volte ao normal.
Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Não use o produto em excesso e não aplique com frequência maior que o recomendado pelo médico. Ele poderá irritar a pele, e não dará resultados melhores ou mais rápidos.
Não cubra a área após a aplicação de Hormoskin creme.
Evite produtos que possam ressecar ou irritar a pele tais como: sabonetes e cosméticos contendo álcool, fragrâncias ou certos shampoos e produtos para permanente dos cabelos.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Reações Adversas do Hormoskin
As seguintes reações adversas são relatadas com o uso do Hormoskin creme:
Vermelhidão leve a moderada, descamação, ardência grave ou inchaço da pele, ressecamento ou prurido (coceira), irritação grave ou continuada da pele, bolhas, formação de crostas, irritação dos olhos, nariz e boca, manchas escuras na pele (hiperpigmentação), sensação de picada, aumento da sensibilidade da pele, erupções, acne, vermelhidão da pele, vesículas, linhas vermelhas finas ou vasos sanguíneos visíveis através da pele (telangiectasia).
Alguns pacientes alérgicos aos sulfitos podem apresentar reações alérgicas graves ao Hormoskin, com reações que incluem problemas respiratórios ou ataques graves de asma.
As seguintes reações adversas locais foram relatadas de forma infreqüente com outros corticosteróides tópicos, e podem ocorrer com maior freqüência com o uso de curativos oclusivos, especialmente com corticosteróides de maior potência. Em ordem aproximada de ocorrência decrescente: hipopigmentação (diminuição da produção de pigmentos da pele), dermatite perioral (erupções ao redor da boca), dermatite alérgica de contato (alergia), infecção secundária, estrias e miliária (erupção cutânea relacionada com as glândulas de suor).
Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
Composição do Hormoskin
Cada g do produto contém:
Hidroquinona | 40 mg |
Tretinoína | 0,5 mg |
Fluocinolona acetonida | 0,1 mg |
Excipiente q.s.p. | 1g |
Excipiente constituído de álcool cetoestearílico, laurilsulfato de sódio, miristilsulfato de sódio, propilparabeno, metilparabeno, metabissulfito de sódio, álcool cetílico, glicerol, ácido cítrico, butilidroxitolueno, álcool etílico, água purificada.
Superdosagem do Hormoskin
O uso excessivo não trará resultados terapêuticos melhores ou mais rápidos, podendo ocorrer irritação da pele.
Em caso de ingestão acidental ou uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e se possível leve a embalagem ou bula do medicamento. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Hormoskin
Os pacientes devem evitar sabonetes ou higienizadores medicamentosos ou abrasivos ou com efeito ressecante, produtos com alta concentração de álcool e adstringentes e outros medicamentos irritantes ou queratolíticos, durante o tratamento com Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa). Os pacientes devem ser avisados a t er cautela com o uso concomitante de medicamentos sabidamente fotossensibilizantes.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Tri-Luma.
Ação da Substância Hormoskin
Resultados de Eficácia
Foram realizados dois estudos de eficácia e segurança adequados e bem controlados, incluindo 641 pacientes com melasma moderado a grave da face, tratados durante 8 semanas com Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) ou com as combinações de 2 dos ingredientes ativos. Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) mostrou-se significativamente mais eficaz que qualquer das combinações testadas.
Visando avaliar a segurança do uso acumulado do produto, foram realizados dois estudos de longa duração (12 meses), sendo os pacientes tratados com Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) creme na medida da necessidade, para o controle do melasma. Os pacientes foram tratados diariamente até a resolução das lesões e retratados quando ocorria a recidiva do melasma. A maioria dos pacientes usou Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) por não mais que 2 cursos de tratamento, por um período total aproximado de 6 meses. Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) mostrou eficácia e excelente perfil de segurança quando usado para o tratamento intermitente do melasma.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Tri-Luma.
Características Farmacológicas
Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) é uma associação de hidroquinona 40 mg/g, tretinoína 0,5 mg/g e fluocinolona acetonida 0,1 MG/g, em base creme hidrofílica para aplicação tópica.
A fluocinolona acetonida é um corticosteróide fluorado sintético, classificado terapeuticamente como anti-inflamatório.
A tretinoína (ácido all-trans-retinóico) apresenta atividade queratolítica.
A hidroquinona é um agente despigmentante (para melanina) que atua interrompendo um ou mais passos da síntese de melanina. Entretanto, o mecanismo de ação dos ingredientes ativos de TRILUMA no tratamento do melasma é ainda desconhecido.
Farmacocinética
Um estudo em dois grupos de voluntários sadios (n total = 59) sobre a absorção percutânea de tretinoína inalterada, hidroquinona e fluocinolona acetonida na circulação sistêmica mostrou absorção mínima após 8 semanas de aplicação diária de 1 g (Grupo I, n=45) ou 6 g (Grupo II, n=14) de Fluocinolona Acetonida + Hidroquinona + Tretinoína (substância ativa) creme.
Com relação à tretinoína, foram obtidas concentrações plasmáticas quantificáveis em 57,78% (26 de um total de 45 voluntários) do Grupo I e 57,14% (8 de 14 voluntários) do Grupo II, resultando em um aumento mínimo dos níveis endógenos normais de tretinoína.
Para hidroquinona, concentrações plasmáticas quantificáveis foram obtidas em 18% (8 em 44 voluntários) do Grupo I. Todos os voluntários do Grupo II (dose de 6 g) apresentaram concentrações plasmáticas de hidroquinona pós-dosagem abaixo dos limites de quantificação.
Para a fluocinolona acetonida, todos os voluntários dos Grupos I e II apresentaram concentrações plasmáticas pós-dosagem abaixo do limite de quantificação.
Os primeiros resultados aparecem geralmente após 4 semanas de tratamento.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Tri-Luma.
Cuidados de Armazenamento do Hormoskin
Manter à temperatura ambiente (15oC a 30oC). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o na sua embalagem original.
Características do medicamento:
Hormoskin é um creme homogêneo, na cor amarelo-esverdeado, isento de grumos e impurezas.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Hormoskin
Venda sob prescrição médica.
Reg. MS: no 1.0583.0630.
Farm. Resp.:
Dra. Maria Geisa Pimentel de Lima e Silva
CRF-SP no 8.082
Germed Farmacêutica LTDA.
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Bairro Chácara Assay / Hortolândia – SP
CEP: 13.186-901
CNPJ: 45.992.062/0001-65
Indústria Brasileira.
Fabricado por:
EMS S/A
Hortolândia – SP