Ícone do siteBlog dr.consulta

Inflamação na bolsa testicular: orquites e epididimites

Conheça as causas e os principais sintomas dessas condições
O órgão genital masculino e toda a região que o rodeia se caracterizam como uma área sensível do corpo do homem. Logo, qualquer condição que a acomete é um incômodo e precisa de atenção.
Se o seu caso envolve uma dor intensa na zona do escroto, com aumento do órgão, vermelhidão e quentura, provavelmente você está apresentando um quadro de inflamação. Essa condição pode afetar o testículo (orquites), o epidídimo (epididimites) ou ambos ao mesmo tempo (orquiepididimite).
As causas
Ambas as condições são comumente causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas que muitas vezes chegam até esses órgãos depois de acometerem outros lugares primeiro, como a próstata, a bexiga e a uretra. Ou seja, a inflamação no testículo/ epidídimo é geralmente uma consequência de outras infecções: a prostatite, a cistite ou a uretrite.
Além disso, em alguns casos, a inflamação também pode ser uma complicação de outras infecções generalizadas do organismo, como a caxumba e a tuberculose. Os agentes causadores descem pelo sangue ou pela linfa (líquido transportado pelos vasos linfático) até o escroto.
Outros sintomas
Além do estado físico da região escrotal e a dor no local, que pode irradiar para a virilha e o abdômen, outros dois sinais bruscos que costumam aparecer juntos são a febre e um mal-estar geral do corpo. Quando muito intensos, podem gerar ainda náuseas e vômitos, mais comuns em bebês.
Nas formas agudas dessas inflamações, os sintomas desaparecem rapidamente mediante tratamento ou até de forma espontânea. Porém, é importante ressaltar que se o quadro é recorrente pode se tornar crônico e demorar mais para se curar.
Como tratar
Além de medicação adequada, prescrita por um médico, recomenda-se o repouso, com suspensórios para manter o escroto elevado, e compressas frias na região. A inflamação no testículo ou epidídimo independente de sua origem ou órgão acometido, em 96% dos casos não deixa nenhuma sequela. Apenas quando a orquite afeta os dois testículos, chamada de orquite bilateral, pode deixar o homem estéril.
 
Apresentou sintomas? [more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de urologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/urologista”]

Sair da versão mobile