Bula do Lastacaft
Como o Lastacaft funciona?
Lastacaft é um medicamento que contém uma substância (alcaftadina) que apresenta propriedades antialérgicas.
A ação do medicamento se inicia logo após sua aplicação.
Contraindicação do Lastacaft
Lastacaft é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula.
Como usar o Lastacaft
- Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.
- Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo para não haver enganos. Não utilize Lastacaft caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco.
- A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer para evitar a contaminação do frasco e do colírio.
- Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia ou a critério médico. A duração do tratamento deve ser estabelecida pelo seu médico.
- Feche bem o frasco depois de usar.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lastacaft?
Você deve retornar a utilização do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia.
No dia seguinte, retornar aos horários regulares.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções do Lastacaft
Para não contaminar o colírio evite o contato do conta gotas com qualquer superfície. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos.
Mantenha o frasco bem fechado enquanto não estiver sendo utilizado.
Uso durante a Gestação e Lactação
Não existem dados suficientes sobre a administração de Lastacaft em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Estudos sobre reprodução realizados em ratos e coelhos não revelaram evidências de alteração na reprodução feminina ou perigos para o feto devidos à alcaftadina. Não foram realizados estudos controlados em mulheres grávidas.
Considerando que os estudos em animais nem sempre podem prever a resposta em humanos, este medicamento deve ser utilizado durante a gestação apenas se for absolutamente necessário.
Não se sabe se esta substância é excretada no leite humano. Considerando que muitas substâncias são excretadas no leite humano, recomenda-se cautela quando Lastacaft for administrado a mulheres durante a amamentação.
Uso em crianças
A eficácia e segurança de Lastacaft não foram estabelecidas em crianças com menos de 2 anos de idade.
Uso em idosos
Não foram observadas diferenças na segurança e eficácia entre pacientes idosos e adultos mais jovens.
Pacientes que utilizam lentes de contato
Lastacft não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas.
Tire as lentes antes de aplicar Lastacaft em um ou ambos os olhos e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.
Pacientes que fazem uso de mais de um medicamento oftálmico
Se você for utilizar Lastacaft com outros colírios, aguarde um intervalo de 5 minutos entre a aplicação de cada medicamento.
Interferência na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Lastacaft pode causar borramento de visão transitória após a aplicação e/ou sonolência, o que pode interferir na capacidade de dirigir ou operar máquinas. Aguardar até que a visão retorne ao normal antes de dirigir ou operar máquinas.
Reações Adversas do Lastacaft
Em geral, Lastacaft é bem tolerado. Assim como para outros medicamentos, o uso de Lastacaft pode causar reações indesejáveis.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
Irritação ocular, ardor e/ou sensação de pontadas nos olhos à instilação, vermelhidão ocular, hiperemia (vermelhidão) conjuntival, prurido (coceira) dos olhos, prurido (coceira) no local da aplicação.
Outras reações relatadas após a comercialização foram:
Secreção ocular, inchaço dos olhos, eritema (vermelhidão) das pálpebras, edema das pálpebras, hipersensibilidade (alergia), sonolência, conjuntivite, aumento do lacrimejamento, visão turva, alergia ocular, inchaço no rosto e dermatite alérgica.
Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.
Composição do Lastacaft
Apresentação
Solução Oftálmica Estéril:
Frasco plástico conta-gotas contendo 3 ml e 5 ml de solução oftálmica estéril de alcaftadina (2,5 mg/ml).
Via de adminstração tópica ocular.
Uso adulto e pediátrico acim ade 2 anos de idade.
Composição
Cada ml (32 gotas) contém:
2,5 mg de alcaftadina.
Veículo:
cloreto de benzalcônio como conservante, edetato dissódico diidratado, fostato de sódio monobásico monoidratado, cloreto de sódio, hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico (para ajuste do pH) e água purificada.
Superdosagem do Lastacaft
Não foram relatados casos de superdose nos estudos clínicos. É improvável a ocorrência de superdose com este produto baseado na dose e método de administração de Lastacaft. Caso ocorra overdose, deve ser iniciado tratamento sintomático e de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa do Lastacaft
Não são conhecidas interações medicamentosas entre Lastacaft e outros medicamentos de uso tópico ocular.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Ação da Substância Lastacaft
Resultados de eficácia
A eficácia clínica foi avaliada em estudos de provocação com alergeno conjuntival. Alcaftadina 0,25% (substância ativa) foi mais eficaz do que seu veículo na prevenção do prurido ocular em pacientes com conjuntivite alérgica induzida por uma provocação com alergeno ocular, tanto em 3 minutos quanto 16 horas após a administração do produto.
Características farmacológicas
Alcaftadina 0,25% (substância ativa) contém alcaftadina, um antagonista de receptores H1 em solução para uso tópico oftálmico.
O pH da solução é de aproximadamente 7.
Mecanismo de ação
A alcaftadina é um antagonista do receptor H1 e inibidor da liberação de histamina a partir dos mastócitos. Foi também demonstrado que a substância diminui a quimiotaxia e inibe a ativação de eosinófilos.
Farmacocinética
Absorção
Após administração tópica ocular bilateral da solução de alcaftadina a 0,25%, a Cmáx plasmática de alcaftadina foi de aproximadamente 60pg/mL e a Tmáx ocorreu em 15 minutos. As concentrações plasmáticas de alcaftadina estavam abaixo do limite de quantificação (10pg/mL) cerca de 3 horas após a administração. A Cmáx média do metabólito ácido carboxílico foi aproximadamente 3ng/mL e ocorreu cerca de 1 hora após a administração. Em cerca de 12 horas após a administração, as concentrações do ácido carboxílico estavam abaixo do limite de quantificação (100pg/mL). Após administração tópica ocular diariamente, não houve indicação de acúmulo sistêmico ou de alterações na exposição plasmática da alcaftadina ou do metabólito ativo.
Distribuição
A ligação da alcaftadina às proteínas plasmática e do metabólito ativo, é de 39,2% e 62,7%, respectivamente.
Metabolismo
O metabolismo da alcaftadina é mediado por enzimas do sistema citosólico não-CYP450, para produção do metabólito ativo carboxílico.
Excreção
A meia vida de eliminação do metabólito ácido carboxílico é de aproximadamente 2 horas após a administração tópica ocular. Com base nos dados obtidos após administração oral, o metabólito ácido carboxílico é eliminado inalterado, principalmente na urina.
Estudos in vitro mostraram que nem a alcaftadina nem o metabólito ácido carboxílico inibem substancialmente as reações catalizadas pela principais enzimas do sistema CYP-450.
Toxicologia não clínica
Carcinogenicidade, mutagenicidade e alterações da fertilidade
A alcaftadina não foi mutagênica ou genotóxica nos testes de Ames, na avaliação do linfoma ou avaliação micronuclear em camundongos. Verificou-se que a Alcaftadina 0,25% (substância ativa) não exerce nenhum efeito sobre a fertilidade em ratos machos e fêmeas, quando administrada em doses orais de até 20mg/kg/dia (aproximadamente 200 vezes maior que a exposição plasmática sistêmica com doses recomendadas para uso oftálmico em humanos).
Cuidados de Armazenamento do Lastacaft
Lastacaft deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C).
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Após aberto, válido por 160 dias.
Características físicas
Lastacaft é uma solução límpida de coloração amarelada.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Lastacaft
Reg. MS – 1.0147.0179
Farm. Resp.:
Elizabeth Mesquita
CRF-SP nº 14.337
Fabricado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.
Guarulhos, São Paulo
Indústria Brasileira
Registrado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855
Bloco 1 – 13º andar – Vila Olímpia
São Paulo – CEP 04548-005
CNPJ: 43.426.626/0001-77
SAC
0800-14-4077
Venda sob prescrição médica.