Sempre que pensamos em dieta, nos vem à mente uma série de dúvidas sobre o que podemos ou não consumir em função dos nossos objetivos. Quando o assunto é emagrecimento, então, parece que a cada dia surge um novo alimento ou nutriente “salvador” ou “arruinador” de dietas.
Mas a grande verdade é que não é assim. Não existem “anjos” ou “demônios” em termos alimentares, para a maior parte da população saudável.
Todos os alimentos possuem em sua composição diferentes nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras e, por conta disso, acabam nos fornecendo energia.
Todo o excesso de energia será armazenado pelo nosso corpo majoritariamente sob a forma de gordura, nos levando ao tão temido excesso de peso.
Para o corpo existem diferenças entre os nutrientes, mas quando em excesso, parece não haver muita diferença se ele veio da ingestão de carboidratos, proteínas ou gordura. O resultado final de um balanço energético positivo (quando você ingere mais calorias do que gasta) é o ganho de peso, independente da fonte nutricional desse excesso.
Um erro muito comum hoje em dia é vermos as pessoas comendo saladas e carne ou frango nas refeições, tirando o arroz e o feijão, justamente com o objetivo de emagrecer. Essa estratégia talvez até funcione por um momento, mas o que muitas vezes vemos é um excesso de ingestão proteica, geralmente associada a uma elevada ingestão de gorduras. O resultado disso é uma dieta desbalanceada, que não necessariamente levará à perda de peso, mas que pode te trazer problemas no longo prazo.
Mas e a manga?
A manga é uma excelente fonte de carboidratos, fibras, vitamina A e antioxidantes. Deve fazer parte de uma alimentação balanceada, sem medo.
Mas não é calórica? Até tem um certo valor calórico: 64cal a cada 100g.
Então como fazer? Ajustar a quantidade a ser consumida!
Posso comer manga se estou em dieta para emagrecer? Sim! Tudo vai depender de quanto!
Resumo da ópera: cuidado com modismos alimentares. Emagrecer com saúde necessariamente passa pela adoção de bons hábitos e um padrão alimentar variado e equilibrado. Suspeite de restrições muito severas ou promessas mirabolantes. O profissional nutricionista é o profissional habilitado para avaliar sua ingestão alimentar atual, suas preferências alimentares, sua rotina e propor alterações factíveis que te proporcionem um emagrecimento com saúde e duradouro.