Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Mansil


Como Mansil funciona?

Mansil mata e altera a capacidade reprodutiva do Schistosoma mansoni (verme que causa a esquistossomose ou barriga dágua nome popular). Os machos são mais atacados pelo medicamento que as fêmeas. As fêmeas que sobrevivem ao tratamento não conseguem mais colocar ovos, interrompendo a continuidade da doença.

Contraindicação do Mansil

Mansil não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula.

Como usar o Mansil

Mansil é melhor tolerado se for administrado após a ingestão de alimentos.

Posologia em adultos

15 mg/kg de peso corporal, administrados em dose oral única.

Peso Corporal (kg)

Número de Cápsulas (250 mg)

Até 332
34 – 503
51 – 664
67 – 835
84 – 1006

Posologia para crianças

Abaixo de 12 anos usar 20 mg/kg de peso corporal, divididos em 2 tomadas de 10mg/kg cada – com intervalo entre 3 e 8 horas entre elas, no mesmo dia.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.


O que eu devo fazer quando me esquecer de usar Mansil?

Tome assim que lembrar. Se o paciente for criança, lembre-se que o esquecimento da dose pode comprometer o resultado do tratamento. Avise o médico da criança sobre o atraso da segunda dose.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções do Mansil

Em raras ocasiões, convulsões  semelhantes as causadas pela epilepsia  foram observadas dentro das primeiras horas após a ingestão de Mansil; na maioria dos casos em pacientes com história prévia de convulsões. Se você já convulsionou deve usar Mansil sob supervisão médica.

No que se refere à esquistossomose, as seguintes normas de higiene devem ser cuidadosamente seguidas:

  1. Manter limpos os banheiros.
  2. Andar sempre calçado; Somente beber água filtrada ou fervida.
  3. Lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes antes de comê-los.
  4. Nunca nadar em rios, lagoas ou açudes que tenham caramujos.
  5. Utilizar sempre banheiros; nunca evacuar no chão ou próximo à água.
  6. Não tomar banho de rio, açude ou lagoa, mas sim na banheira, na tina ou no chuveiro.
  7. Somente lavar roupa no tanque ou na tina.

Sempre avise ao seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova. O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a sua ação, ou da outra; isso se chama interação medicamentosa. Não há informações entre Mansil e outros medicamentos, porém não houve avaliações sistemáticas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Reações Adversas do Mansil

Foram relatadas reações transitórias de tontura e sonolência, delírio (erros de julgamento) e alucinações (alterações de percepção). Outros efeitos observados em menor grau foram: dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal, falta de apetite e urticária (alergia na pele). Em raros casos foram observadas convulsões epileptiformes; ou seja, parecidas com as convulsões que acometem portadores de epilepsia.

Elevações leves e transitórias nos testes laboratoriais foram observadas após o tratamento com Mansil, mas não foram considerados como relacionados ao uso do medicamento. As alterações laboratoriais incluíram raros casos de elevações de grau leve a moderado das enzimas hepáticas (substâncias produzidas pelo fígado) mas sem evidência de hepatotoxicidade (lesão de células do fígado), mesmo em pacientes com envolvimento hepatoesplênico (esquistossomose no fígado e baço) grave.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do Mansil

Gravidez e lactação

Estudos em animais revelaram efeitos adversos ao feto dos animais, mas não há estudos adequados em seres humanos. Mansil só deve ser utilizado na gravidez se o médico considerar que os potenciais benefícios superam os potenciais riscos para o feto. Também não é conhecido se Mansil é excretado no leite materno, mas recomenda-se cautela no uso de Mansil durante o período de aleitamento.

Avise seu médico se estiver grávida ou amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Capacidade de dirigir ou operar máquinas

Durante o uso de Mansil pode ocorrer sonolência e tontura; recomenda-se cautela ao dirigir e operar máquinas durante o uso deste medicamento.

Composição do Mansil

Cada cápsula de Mansil contém:

O equivalente a 250 mg de oxamniquina.

Excipientes:

lactose monoidratada, amido de milho, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio e água purificadaa.

a = Evapora durante o processo de fabricação.

Superdosagem do Mansil

O tratamento deve ser sintomático e de suporte em caso de superdosagem.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação Medicamentosa do Mansil

A interação com medicamentos ou outras formas de interação com Oxamniquina (substância ativa) não foram avaliadas sistematicamente.

Ação da Substância Mansil

Resultados de eficácia

Oxamniquina (substância ativa) é um anti-helmíntico que apresenta eficácia no tratamento de todas as formas de infecções por Schistosoma mansoni. Oxamniquina (substância ativa) pode ser utilizado no tratamento da esquistossomose como medicação alternativa ao praziquantel.

Características Farmacológicas

Propriedades Farmacodinâmicas

Oxamniquina (substância ativa) é um anti-helmíntico derivado da tetraidroquinolina e é indicado para o tratamento oral das infecções por Schistosoma mansoni.

Os esquistossomos machos são mais suscetíveis que as fêmeas, mas após o tratamento com oxamniquina, as fêmeas restantes cessam a postura de ovos, perdendo desta maneira o seu significado patológico sob o ponto de vista parasitológico. Estudos em animais com infecções por S. mansoni imaturos demonstraram que a oxamniquina é altamente ativa na fase imediatamente após a infecção. A oxamniquina reduz significativamente a postura de ovos de S. mansoni.

Propriedades Farmacocinéticas

A oxamniquina é bem absorvida após administração oral. As concentrações plasmáticas em humanos alcançam o pico após 1 a 1,5 hora da administração oral de doses terapêuticas, com meia-vida plasmática de 1 a 2,5 horas. É amplamente transformada em metabólitos ácidos inativos, que são excretados abundantemente na urina.

Dados de Segurança Pré-Clínicos

Houve evidência de anormalidades hepáticas em animais, sendo as fêmeas de rato especialmente sensíveis a doses relativamente baixas.

A oxamniquina apresentou efeitos embriocidas em coelhos e camundongos quando administrada em doses 10 vezes superior à dose mínima recomendada para humanos.

Cuidados de Armazenamento do Mansil

Mansil cápsulas deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade e pode ser utilizado por 60 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Guarde-o em sua embalagem original.

Características organolépticas

Pó granulado uniforme amarelo-laranja em cápsula de gelatina amarelo/verde.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, comsulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Mansil

MS – 1 0216 0014

Farmacêutico Responsável:

José Cláudio Bumerad
CRF-SP n° 43746 

Laboratórios Pfizer LTDA.

Av. Monteiro Lobato, 2.270
CEP 07190-001
Guarulhos – SP
CNPJ nº60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira.

Venda sob prescrição médica.

Sair da versão mobile