Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Marax


Como Marax funciona?

Marax age devido ao efeito de seus 3 princípios ativos: teofilina, efedrina e dicloridrato de hidroxizina. A teofilina age como broncodilatadora (descontraí os músculos que envolvem as vias aéreas, aumentando a área para passagem do ar), dilata as arteríolas pulmonares (pequenos vasos que levam sangue às células do pulmão) o que reduz a hipertensão pulmonar (aumento da pressão do sangue nos vasos do pulmão) e aumenta o fluxo sanguíneo pulmonar (aumenta a quantidade de sangue que passa pelo pulmão).

A efedrina tem ação de vasoconstricção (contração dos vasos sanguíneos) na mucosa, aliviando a congestão (inchaço das mucosas) das vias aéreas, devido a inflamação.

O dicloridrato de hidroxizina modifica a ação estimulante central (que age nos sistema nervoso) da efedrina, impedindo a excitação excessiva dos pacientes em tratamento com Marax.

Contraindicação do Marax

Este medicamento é contraindicado para uso por crianças menores de 2 anos de idade.

Você não deve usar Marax se:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Marax

Se usado com o estômago vazio pode levar a irritação gástrica (do estômago), desconforto abdominal (dor na barriga), náuseas e vômitos. Sempre use Marax com estomago cheio.

Você deve tomar Marax comprimidos da seguinte forma: para o adulto, em geral, a dose de 1 comprimido, 2 a 4 vezes ao dia, é suficiente. Alguns pacientes são adequadamente controlados com 1/2 a 1 comprimido ao deitar. O intervalo entre as doses não deve ser inferior a 4 horas.

A dose para crianças com mais de 5 anos, e para adultos sensíveis à efedrina (princípio ativo do Marax), é metade da dose recomendada para adultos. A dose para crianças com idade entre 2 e 5 anos é de 1/4 a metade da dose recomendada para adultos.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser mastigado.


O que eu devo fazer caso me esqueça de tomar Marax?

O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

Se você esquecer de tomar Marax no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico.

Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções do Marax

Você deve saber que devido ao componente efedrina, Marax deve ser utilizado com cuidado em pacientes idosos do sexo masculino ou nos portadores de hipertrofia prostática (aumento do tamanho da próstata).

Marax deve ser administrado com cautela a pacientes com alteração da função renal (dos rins) ou hepática (do fígado), uma vez que o clearance (capacidade de eliminação) de teofilina (princípio ativo do Marax) está geralmente reduzido nestes pacientes. O medicamento deve ser administrado com cautela a pacientes com úlcera péptica (ferida no estômago), glaucoma (aumento da pressão interna do olho), diabetes mellitus e hipoxemia grave (diminuição da quantidade de oxigênio no sangue). Cautela também é necessária para pacientes sob tratamento de imunização de gripe ou que estejam com qualquer infecção gripal ativa, devido ao clearance de teofilina (principio ativo do Marax) ser reduzido nestes pacientes.

O metabolismo (transformação para excreção) da teofilina é maior nos pacientes que fumam, ou seja, a teofilina fica menos tempo no organismo dos fumantes. Avise ao médico se você for fumante.

Este medicamento pode causar dopping.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Reações Adversas do Marax

Marax pode causar excitação, tremores, insônia, nervosismo, palpitações, taquicardia, dor pré-cordial (dor no peito na altura do coração), arritmias cardíacas (alteração do ritmo dos batimentos do coração), vertigem, secura do nariz e garganta, cefaleia, sudorese e calor, dificuldade em urinar e, ocasionalmente, retenção urinária aguda, falta de firmeza ao andar, fraqueza muscular, sonolência, boca seca.

Se usado com o estômago vazio pode levar a irritação gástrica (do estômago), desconforto abdominal (dor na barriga), náuseas e vômitos.

Quando a efedrina é administrada três ou mais vezes ao dia, os pacientes podem desenvolver tolerância (redução do efeito) após várias semanas de tratamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do Marax

Capacidade de dirigir

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, pois o componente hidroxizina pode levar a sonolência.

Composição do Marax

Cada comprimido de Marax contém

Dicloridrato de hidroxizina10mg
Sulfato de efedrina25mg
Teofilina anidra130mg

Excipientes:

carbonato de cálcio, ácido algínico, corante azul FDC n° 1 alumínio laca, estearato de magnésio e laurilsulfato de sódio.

Superdosagem do Marax

As reações adversas decorrentes de superdosagem com princípios ativos de Marax são:

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Interação Medicamentosa do Marax

A ação da hidroxizina pode ser potencializada quando administrada concomitantemente com agentes depressores do sistema nervoso central, tais como: narcóticos, analgésicos não narcóticos e barbitúricos. Devido a esse fato, quando houver indicação do uso de Cloridrato de hidroxizina (substância ativa) e de depressores do SNC, a dose deste último deve ser reduzida.

Além disso, o Cloridrato de hidroxizina (substância ativa) pode ter seu efeito sedativo potencializado pela ingestão de álcool.

Ação da Substância Marax

Características farmacológicas

A hidroxizina é uma droga anti-histamínica potente, de longa duração e alta afinidade para os receptores H1 da histamina. O bloqueio sobre estes receptores inibe a liberação de histamina e suas consequentes ações sistêmicas.

Admite-se que o prurido seja causado, em parte, pela histamina, que é o mais importante mediador liberado pelos basófilos e mastócitos sensibilizados pela IgE.

A atividade da hidroxizina sobre o sistema nervoso central pode também contribuir para sua proeminente ação antipruriginosa. Apresenta ainda ações anticolinérgica e antiemética.

A hidroxizina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e metabolizada no fígado em vários metabólitos. A sua ação inicia-se em 15 a 30 minutos após a administração e dura de 4 a 6 horas. É eliminada basicamente pela urina.

Cuidados de Armazenamento do Marax

Marax comprimidos deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

.

Características do produto:

comprimido azul livre de matéria estranha visível.

Dizeres Legais do Marax

MS-1.0216.0015

Farmacêutico Responsável:

José Cláudio Bumerad
 CRF-SP nº 43746

LABORATÓRIOS PFIZER LTDA.

Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555
CEP 07112-070 – Guarulhos – SP
CNPJ nº 46.070.868/0001-69
Indústria Brasileira

Venda sob prescrição médica.

Sair da versão mobile