Como o Masferol Xarope funciona?
Masferol é um medicamento que possui o Sulfato Ferroso em sua composição, o qual fornece íons de ferro ao organismo, necessários na formação dos glóbulos vermelhos.
Em pacientes anêmicos, a diminuição de glóbulos vermelhos é facilmente detectada. A anemia por deficiência de ferro é aquela que mais prevalece.
O ferro tem importância biológica pelo fato de exercer influência geral sobre os processos nutritivos de todos os tecidos.
Contraindicação do Masferol Xarope
Masferol não deve ser utilizado por pacientes com tuberculose ativa, úlcera gastroduodenal, gastroenterite (inflamação no sistema gastrointestinal), hepatite, deficiência na função hepática, hemocromatose (doença genética que ocorre devido a uma predisposição para a absorção excessiva de ferro na alimentação), homossiderose, intolerância gástrica ao ferro e com reconhecida hipersensibilidade ao Sulfato Ferroso ou a qualquer outro componente do produto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
Como usar o Masferol Xarope
O medicamento deve ser administrado por via oral.
Crianças a partir de 12,56 Kg
1 colher das de chá (5 mL), 1 vez ao dia.
Adultos
1 colher das de chá (5 mL), 2 vezes ao dia.
Siga corretamente o modo de usar. Em casos de duvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.
Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou de seu cirurgião-dentista.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Masferol Xarope?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologias sem a necessidade de suplementação.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções do Masferol Xarope
Deve-se ter especial cuidado em pacientes que possam desenvolver uma sobrecarga de ferro, bem como aqueles com hemocromatose (depósito de ferro nos tecidos em virtude de seu excesso no organismo), anemia hemolítica ou aplasia eritrocitária. No caso de falha na resposta ao tratamento, devem ser investigadas outras causas de anemia.
Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
Reações Adversas do Masferol Xarope
A intolerância aos preparados orais de ferro ocorre principalmente em função da quantidade de ferro solúvel presente no trato gastrintestinal e de fatores psicológicos.
Reações comuns
Azia e queimação no estômago, náuseas, vômitos, mal-estar gástrico superior, constipação, diarréia, náuseas, dor abdominal, mal estar gástrico, constipação, diarréia, fezes escuras causadas pelo ferro.
Reação Incomum
Hemocromatose (doença genética que ocorre devido a uma predisposição para a absorção excessiva de ferro na alimentação)
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
População Especial do Masferol Xarope
Gravidez e lactação
Não convém usar ferro durante o primeiro trimestre de gravidez.
Atenção:
De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este produto apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Composição do Masferol Xarope
Cada ml contém:
Sulfato Ferroso Heptaidratado | 25 mg (equivalente a 5,025 mg de ferro) |
Excipiente q.s.p* | 1 mL |
*Sulfato ferroso heptaidratado, ácido fosfórico, sucralose, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, sorbato de potássio, sacarina sódica, álcool etílico, ácido cítrico, corante caramelo, aroma de guaraná, aroma de mirra, aroma de cravo da Índia, aroma de noz moscada, aroma de baunilha escura, aroma de caramelo e água purificada.
Concentração dos princípios ativos
Apresentação do Masferol Xarope
Linha Farma
Cartucho contendo frascos com 100 mL e 400 mL.
Uso oral.
Uso adulto e pediátrico acima de 1 ano.
Superdosagem do Masferol Xarope
A dose segura para o ferro é de 65 mg/dia para pacientes adultos e, para crianças, 2,0 mg/kg de peso corpóreo até o limite de 50 mg/dia. Acima destes valores, recomenda-se utilizar o produto somente sob prescrição médica.
Em caso de superdosagem, recomenda-se suspender o uso e procurar orientação médica.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.
Interação Medicamentosa do Masferol Xarope
O ferro forma quelatos com as tetraciclinas, diminuindo-se a absorção de ambas. A absorção de ferro é menor na presença de penicilinas e antiácidos. Pelas interações potenciais, convém separar por várias horas a administração de ferro e outros fármacos.
Interferência em exames
A concentração plasmática da bilirrubina revela-se falsamente elevada; o cálcio plasmático falsamente diminuído; o exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes. Desta forma, sugerem-se interromper o uso do produto alguns dias antes de realizar exames.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Ação da Substância Masferol Xarope
Resultados de Eficácia
Comprimido
A administração diária de ferro e a administração duas vezes por semanas foram igualmente eficazes no aumento das taxas de hemoglobina (Hb) em meninas na adolescência que tiveram anemia leve, moderada ou grave. Em um ensaio clínico randomizado, 203 adolescentes anêmicas (13 a 15 anos de idade) foram estratificadas em três grupos de acordo com o nível de hemoglobina. Foram então randomizadas para receber 60mg de ferroe 0,5mg de ácido fólico diariamente ou duas vezes por semana durante 12 semanas. A Hb aumentou de forma constante em todos os grupos. Por 12 semanas, todas as meninas levemente e gravemente anêmicas tinham alcançado níveis normais de Hb. Durante o estudo, a dor abdominal foi experimentada por 41% das meninas do grupo da administração diária e por 5% das pessoas no grupo tratado duas vezes por semana. Para náuseas os resultados foram de 11% vs 1%, e para o vômito, 6% vs 0%, respectivamente.1
A suplementação com ferro por via oral estimula a produção de células vermelhas do sangue (RBC) e hemoglobina (Hb) em doadores de sangue autólogos em comparação com o placebo durante o estágio pré-operatório. Pelo menos 21 dias antes da cirurgia eletiva, 108 pacientes sem deficiência férrica que queriam doar sangue para eventual utilização durante a cirurgia foram randomizados para receber comprimidos de placebo mais infusão placebo; comprimidos de 285,6 miligramas (mg) de ferro elementar / dia mais infusão de placebo; ou a mesma dose de ferro por dia, mais infusões complexo férrico, proporcionando 102,5 mg de ferro elementar. A suplementação com ferro oral estimulou a produção de pré-operatória de Hb em 63% e de glóbulos vermelhos em 50%. A administração de ferro por via oral mais intravenosa resultou em pouco benefício. As concentrações séricas de ferritina foram maiores nos indivíduos tratados com ferro oral e intravenoso do que naqueles que receberam ferro oral sozinho, mas isto não foi, aparentemente, utilizado para a eritropoiese.2
Referências:
1. SHOBHA S amp; SHARADA D: Efficacy of twice weekly iron supplementation in anemic adolescent girls. Indian Pediatr 2003; 40:1186-1190.
2. KASPER SM, LAZANSKY H, STARK C, et al: Efficacy of oral iron supplementation is not enhanced by additional intravenous iron during autologous blood donation. Transfusion 1998; 38:764-770.
Características Farmacológicas
Sulfato Ferroso Heptaidratado (substância ativa) é um medicamento que possui o sulfato ferroso em sua composição, o qual fornece íons de ferro ao organismo, necessários na formação dos glóbulos vermelhos. Em pacientes anêmicos, a diminuição de glóbulos vermelhos é facilmente detectada. A anemia ferropriva é aquela que mais prevalece. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua, principalmente, na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Nas crianças, a principal causa de anemia ferropriva é o aumento da demanda de ferro e sua ingestão insuficiente. Nos adultos, a causa mais comum de anemia ferropriva é a perda crônica de sangue, sendo que nas mulheres esta perda é observada pelo sangramento menstrual. Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames de sangue laboratoriais para que seja confirmado o diagnóstico de anemia ferropriva. A carência de ferro, mesmo antes de suas manifestações hematológicas, provoca um acometimento sistêmico com repercussões na imunidade e resistência a infecções.
Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Masferol.
Cuidados de Armazenamento do Masferol Xarope
Conservar o produto em temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Características físicas
Líquido de coloração castanha escura e odor de caramelo com ervas.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Dizeres Legais do Masferol Xarope
Reg. MS: 1.3841.0004
Farm. Responsável:
Tales Vasconcelos de Cortes
CRF/BA nº3745
Natulab Laboratório S/A
Rua H, nº2, Galpão 03 – Urbis II
Santo Antônio de Jesus – Bahia
CEP – 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
Indústria Brasileira
SAC:
(75) 3311 5555
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.