Ícone do siteBlog dr.consulta

Massagem corporal traz benefícios para a saúde

Mulher negra recebendo massagem já que faz bem para a saúde

Hands of specialist massaging patients nape of neck

Muito além de relaxar, a prática alivia dores e reforça a imunidade

De acordo com o Ministério da Saúde, massagem (também chamada de massoterapia) é uma prática terapêutica que envolve a aplicação de técnicas manuais sobre os tecidos externos do corpo.

O objetivo é melhorar o funcionamento do organismo como um todo, promovendo uma combinação de fatores mecânicos, fisiológicos e psicológicos. Vamos saber mais!

Veja mais: Dor no pescoço atinge até 50% da população

Veja mais: Dor nas juntas: causas e tratamentos

Massagem vai além do relaxamento

Os benefícios da massagem vão além do relaxamento. Seus efeitos positivos são de grande influência sobre o organismo no âmbito mecânico, neural, fisiológico e químico. Além de se relacionarem entre si, esses fatores afetam aspectos emocionais, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a massagem representa uma manifestação de atenção, humanização e cuidado, proporcionando efeitos fisiológicos compatíveis com as necessidades de cada pessoa.

O objetivo da prática é estimular os sistemas imune, circulatório, nervoso, muscular e, dentro da medicina oriental, também o sistema energético. Por isso a indicação de massagem pode ser tão abrangente.

Veja mais: Como prevenir a dorsalgia

Veja mais: Espondilite anquilosante: qual sua relação com a dor na coluna?

Principais benefícios da massagem corporal

Desde que aliada a métodos terapêuticos tradicionais (que são aqueles prescritos por um médico), a massagem pode atuar como tratamento complementar de uma série de problemas de saúde.

É comum que traga benefícios específicos para determinadas regiões do corpo (como aliviar uma dor nas costas ou reduzir inchaços após uma cirurgia, por exemplo). Mas a massagem também pode ter uma atuação bem mais ampla no organismo. Veja os principais benefícios:

FONTE:

Glossário Temático de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Ministério da Saúde

http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/marco/12/glossario-tematico.pdf

Sair da versão mobile