Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Medtom

Contraindicação do Medtom

– Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula

Como usar o Medtom

Uso Oral.

– Adultos: 2 colheres das de sobremesa (30 ml), 2 vezes ao dia, às principais refeições. Crianças: 1 colher das de sopa (15 ml) duas vezes ao dia, às principais refeições.

Precauções do Medtom

Deve-se ter cautela na administração de Sulfato Ferroso Heptaidratado (substância ativa) a pacientes que possam desenvolver uma sobrecarga de ferro, bem como aqueles com hemocromatose, anemia hemolítica ou aplasia eritrocitária. No caso de falha na resposta ao tratamento, devem ser investigadas outras causas de anemia.

Gravidez e lactação

Não convém usar ferro durante o primeiro trimestre de gravidez.

Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este produto apresenta categoria de risco C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interferência em exames

A concentração plasmática da bilirrubina revela-se falsamente elevada; o cálcio plasmático falsamente diminuído; o exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes. Desta forma, sugere-se interromper o uso do produto alguns dias antes de realizar exames.

Exclusivo Comprimido

A concentração plasmática da bilirrubina revela-se falsamente elevada; o cálcio plasmático falsamente diminuído; o exame de sangue oculto nas fezes torna-se dificultoso, pois o ferro escurece as fezes. Desta forma, sugere-se interromper o uso do produto alguns dias antes de realizar exames.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco

Indicado para crianças acima de 7 anos e para adultos.

Não existem recomendações específicas para o uso de Sulfato Ferroso Heptaidratado (substância ativa) em pacientes idosos, devendo ser levado em consideração os estados gerais do paciente.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Masferol.

Reações Adversas do Medtom

A intolerância aos preparados orais de ferro ocorre principalmente em função da quantidade de ferro solúvel presente no trato gastrintestinal e de fatores psicológicos.

Alguns sintomas que se manifestam são azia e queimação no estômago, náuseas, vômitos, mal-estar gástrico superior, constipação e diarréia. Com doses mais altas, são comuns náuseas, dor abdominal, mal estar gástrico, constipação, diarréia, fezes escuras causadas pelo ferro e hemocromatose (doença genética que ocorre devido a uma predisposição para a absorção excessiva de ferro na alimentação).

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Masferol.

Interação Medicamentosa do Medtom

O ferro forma quelatos com as tetraciclinas, diminuindo-se a absorção de ambas. A absorção de ferro é menor na presença de penicilinas e antiácidos. Pelas interações potenciais, convém separar por várias horas a administração de ferro e outros fármacos.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Masferol.

Ação da Substância Medtom

Resultados de Eficácia


Comprimido

A administração diária de ferro e a administração duas vezes por semanas foram igualmente eficazes no aumento das taxas de hemoglobina (Hb) em meninas na adolescência que tiveram anemia leve, moderada ou grave. Em um ensaio clínico randomizado, 203 adolescentes anêmicas (13 a 15 anos de idade) foram estratificadas em três grupos de acordo com o nível de hemoglobina. Foram então randomizadas para receber 60mg de ferroe 0,5mg de ácido fólico diariamente ou duas vezes por semana durante 12 semanas. A Hb aumentou de forma constante em todos os grupos. Por 12 semanas, todas as meninas levemente e gravemente anêmicas tinham alcançado níveis normais de Hb. Durante o estudo, a dor abdominal foi experimentada por 41% das meninas do grupo da administração diária e por 5% das pessoas no grupo tratado duas vezes por semana. Para náuseas os resultados foram de 11% vs 1%, e para o vômito, 6% vs 0%, respectivamente.1

A suplementação com ferro por via oral estimula a produção de células vermelhas do sangue (RBC) e hemoglobina (Hb) em doadores de sangue autólogos em comparação com o placebo durante o estágio pré-operatório. Pelo menos 21 dias antes da cirurgia eletiva, 108 pacientes sem deficiência férrica que queriam doar sangue para eventual utilização durante a cirurgia foram randomizados para receber comprimidos de placebo mais infusão placebo; comprimidos de 285,6 miligramas (mg) de ferro elementar / dia mais infusão de placebo; ou a mesma dose de ferro por dia, mais infusões complexo férrico, proporcionando 102,5 mg de ferro elementar. A suplementação com ferro oral estimulou a produção de pré-operatória de Hb em 63% e de glóbulos vermelhos em 50%. A administração de ferro por via oral mais intravenosa resultou em pouco benefício. As concentrações séricas de ferritina foram maiores nos indivíduos tratados com ferro oral e intravenoso do que naqueles que receberam ferro oral sozinho, mas isto não foi, aparentemente, utilizado para a eritropoiese.2

Referências:

1. SHOBHA S amp; SHARADA D: Efficacy of twice weekly iron supplementation in anemic adolescent girls. Indian Pediatr 2003; 40:1186-1190.

2. KASPER SM, LAZANSKY H, STARK C, et al: Efficacy of oral iron supplementation is not enhanced by additional intravenous iron during autologous blood donation. Transfusion 1998; 38:764-770.

Características Farmacológicas


Sulfato Ferroso Heptaidratado (substância ativa) é um medicamento que possui o sulfato ferroso em sua composição, o qual fornece íons de ferro ao organismo, necessários na formação dos glóbulos vermelhos. Em pacientes anêmicos, a diminuição de glóbulos vermelhos é facilmente detectada. A anemia ferropriva é aquela que mais prevalece. O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua, principalmente, na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

Nas crianças, a principal causa de anemia ferropriva é o aumento da demanda de ferro e sua ingestão insuficiente. Nos adultos, a causa mais comum de anemia ferropriva é a perda crônica de sangue, sendo que nas mulheres esta perda é observada pelo sangramento menstrual. Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames de sangue laboratoriais para que seja confirmado o diagnóstico de anemia ferropriva. A carência de ferro, mesmo antes de suas manifestações hematológicas, provoca um acometimento sistêmico com repercussões na imunidade e resistência a infecções.

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Masferol.

Sair da versão mobile