Ícone do siteBlog dr.consulta

Menstruação atrasada: o que essa situação significa?

Se estou com a menstruação atrasada estou grávida, certo? Não exatamente! Temos o costume de associar o atraso menstrual com a gravidez, mas existem vários outros motivos que podem ocasionar o atraso do fluxo menstrual.

Antes de tudo, é importante saber do que se trata a menstruação. Mesmo que essa atividade do corpo feminino seja quase inevitável, esse assunto nem sempre é tratado com a normalidade necessária.

Depois que o sistema de reprodução feminino está formado — útero, ovário, trompas etc — ele começa a se preparar todo mês para receber a fecundação, por isso existem os dias férteis e o dia da ovulação.

Nesse período, quando o útero “percebe” a falta de fecundação, ele descama suas paredes (endométrio) para se preparar para uma nova “possível fecundação”. Assim, o ciclo acontece mês a mês. E é justamente essa descamação que sai em fluxo sanguíneo na conhecida menstruação.

O que a menstruação atrasada pode significar?

Além do que já sabemos — que a menstruação atrasada pode indicar a gravidez —, o atraso também pode ocorrer por outros motivos. E eles podem ser simples, como estresse emocional em um período da vida, ou indicar problemas mais sérios de saúde. Veja alguns motivos que estão relacionados:

Existem outras razões — por isso, o acompanhamento de um ginecologista faz toda a diferença para entender a causa real do atraso menstrual. Não deixe de consultá-lo.

Como tratar as causas da menstruação atrasada?

Depois de identificar a causa da menstruação atrasada, o seu ginecologista indicará um tratamento para que o seu ciclo volte à normalidade. Veja alguns exemplos:

Estresse

O estresse e outros distúrbios emocionais estão efetivamente relacionados à menstruação. Afinal, nesse período, há a liberação de vários hormônios que acabam influenciando diretamente as emoções. Não é por acaso que a TPM (Tensão Pré-Menstrual) é tão conhecida.

Se esse caso for isolado, basta procurar por atividades que proporcionam prazer e aliviam o estresse. Porém, se for algo comum e que acontece com frequência, o apoio de um psicólogo pode ser uma ótima opção.

Infecções

Principalmente para quem tem a menstruação regulada por anticoncepcionais, as infecções podem resultar na menstruação atrasada. Isso acontece porque antibióticos e anti-inflamatórios inibem os efeitos do anticoncepcional e, por consequência, interferem no ciclo menstrual.

Por isso, caso não tenha o desejo de engravidar, busque outro método contraceptivo durante o período em que você está tratando a infecção.

Síndrome do ovário policístico

Como o próprio nome diz, essa síndrome diz respeito à presença de cistos no ovário. Essa doença, entre tantas influências que causa no corpo, pode gerar o atraso menstrual, pois afeta toda a parte hormonal.

Mulheres com essa síndrome podem ter cólicas extremamente fortes, aumento de pelos no corpo, oleosidade na pele, espinhas, dificuldade para engravidar e outros sintomas. O tratamento costuma ser feito com anticoncepcional para controlar a produção da testosterona e regular os outros efeitos.

Tireoide

O hipotireoidismo ou o hipertireoidismo podem causar alterações no ciclo menstrual. Esses problemas da tireoide, nas mulheres, provocam pequenas mudanças nos níveis sanguíneos dos hormônios — e elas podem reparar um desregulamento no ciclo.

Para que a menstruação não atrase, nesse caso, deve-se procurar um especialista para tratar essa alteração na tireoide. De qualquer forma, o acompanhamento com ginecologista pode alinhar um tratamento mais eficaz.

Agora que você já sabe quais podem ser as causas da menstruação atrasada, atente aos sinais do seu corpo e não coloque como exclusividade a gravidez. Se notar qualquer mudança, procure um ginecologista e receba uma orientação qualificada!

Sair da versão mobile