Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Mesna Nova Farma

Contraindicação do Mesna – Nova Farma

Este medicamento é contraindicado em casos de hipersensibilidade conhecida a Mesna (substância ativa) e/ou aos demais componentes da formulação.

Como usar o Mesna – Nova Farma

Mesna (substância ativa) deve ser administrado exclusivamente por via intravenosa.

O medicamento deve ser utilizado conforme prescrição médica. O volume disponível em cada unidade não pode ser inferior ao volume declarado.

Posologia

Três injeções intravenosas ao dia, cada uma delas correspondendo a 20% da dose de oxazafosforina (ciclofosfamida, ifosfamida, trofosfamida) empregada no tratamento. A primeira injeção é administrada ao mesmo tempo em que a oxazafosforina, a segunda 4 horas mais tarde e a última 8 horas depois da administração da oxazafosforina.

Exemplo de posologia

Horário (horas)

Oxazafosforina
(ciclofosfamida, ifosfamida, trofosfamida)

Mesna (substância ativa)

8h1000 mg200 mg (2 mL)
12h200 mg (2 mL)
16h200 mg (2 mL)

Precauções do Mesna – Nova Farma

O efeito protetor de Mesna (substância ativa) restringe-se somente às vias urinárias. Todas as demais medidas profiláticas ou concomitantes recomendadas para o tratamento com oxazafosforinas não são afetadas, devendo, portanto, ser mantidas.

Uso em crianças

Seguir as orientações gerais descritas no item ‘Como usar o Mesna (substância ativa)’.

Uso durante a gravidez

Mesna (substância ativa) não deve ser administrado quando houver gravidez suspeita ou confirmada, a não ser que, a critério médico, os benefícios do tratamento esperados para a mãe superem os riscos potenciais para a criança.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso durante a lactação

Não há relatos de que Mesna (substância ativa) seja eliminado no leite materno, porém, a administração deste medicamento durante a lactação deve ser feita com cautela.

Uso em idosos

Seguir as orientações gerais descritas no item ‘Como usar o Mesna (substância ativa)’.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas

Não há evidências de que Mesna (substância ativa) diminua a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas.

Reações Adversas do Mesna – Nova Farma

Mesna (substância ativa) raramente ocasiona efeitos colaterais se empregado corretamente. Somente quando se ultrapassa a dose individual de 60mg/kg de peso corpóreo podem ocorrer

Náuseas, vômitos e diarreia. Estes efeitos nem sempre podem ser diferenciados, com toda segurança, daqueles normalmente causados pelas oxazafosforinas.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação Medicamentosa do Mesna – Nova Farma

Não há relatos de interações medicamentosas envolvendo Mesna (substância ativa).

Ação da Substância Mesna – Nova Farma

Características farmacológicas

Características químicas

Mesna (substância ativa) possui fórmula molecular C5H5NaO3S2 e peso molecular 164,2.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

Mesna (substância ativa), por ser um composto contendo o grupo SH, protege a mucosa da bexiga urinária ligando-se aos metabólitos reativos das oxazafosforinas (ciclofosfamida, ifosfamida e trofosfamida). Como esta substância uroprotetora é excretada mais rapidamente que as oxazafosforinas e seus metabólitos reativos, a injeção de Mesna (substância ativa) deve ser repetida após 4 e 8 horas.

Sair da versão mobile