Ícone do siteBlog dr.consulta

Bula do Muphoran

De ocorrência mais frequente em pessoas de pele clara, fototipos I ou II, o melanoma pode surgir em área de pele não exposta ao sol, porém, o maior número de lesões aparece nas áreas da pele que ficam expostas à radiação solar.

Como o Muphoran funciona?

Muphoran é um agente anticancerígeno que age inibindo a proliferação das células tumorais.

Contraindicação do Muphoran

Muphoran não deve ser utilizado nas seguintes situações

Em caso de dúvida é essencial que você procure seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento é contraindicado para uso em crianças e adolescentes.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Muphoran

Muphoran é um medicamento de uso restrito a hospitais, portanto um profissional habilitado irá prepará-lo para sua administração.

Seu médico irá esclarecer quanto ao esquema de doses que será administrada, assim como o espaçamento entre as doses.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Muphoran?

Muphoran é um medicamento de uso restrito a hospitais, portanto se você não puder comparecer à sessão de quimioterapia seguinte, entre em contato imediatamente com seu médico, pois o mesmo irá avaliar a data mais adequada para a próxima sessão.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Precauções do Muphoran

O tratamento só pode ser administrado sob rigoroso monitoramento médico.

Isso usualmente inclui

Informe ao seu médico, qual foi a sua última sessão de quimioterapia, pois este medicamento não poderá ser utilizado em um prazo inferior a 4 semanas ou 6 semanas (no caso de tratamento anterior com outros quimioterápicos pertencentes a família de Muphoran.

Este medicamento contém 80% de volume de etanol (álcool), o que equivale a 1,3 g de álcool por 100 mg de fotemustina, o equivalente a 32 ml de cerveja ou 13,3 ml de vinho. Esta quantidade pode ser prejudicial para pacientes alcoólatras. Isso também deve ser levado em consideração nos pacientes de alto risco, tais como aqueles que sofrem dedistúrbios hepáticos ou epilepsia.

Em caso de dúvida, não hesite em procurar seu médico ou farmacêutico.

Advertências

Evitar qualquer contato de Muphoran com as mãos, olhos e demais partes do corpo. Em caso de contato lave abundantemente com água.

O uso deste medicamento não é recomendado em combinação com vacinas vivas atenuadas (sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, tuberculose, varicela), fenitoína e fosfenitoína (medicamentos usados no tratamento de epilepsia).

Interações medicamentosas

Interação específica com fotemustina

Dacarbazina

Com altas doses de dacarbazina há risco de toxicidade pulmonar (síndrome de angústia respiratória aguda do adulto).

Não utilize esses produtos simultaneamente. Ao invés, utilize um intervalo de uma semana entre a última administração de fotemustina e o primeiro dia do curso da dacarbazina.

Interações comuns a todos os citotóxicos

Devido ao aumento do risco trombótico durante afetos tumoral, um tratamento anti-coagulante é frequentemente utilizado. A grande variabilidade de coagulabilidade durante esses afetos, adicionado à eventualidade de uma interação entre os anticoagulantes orais e a quimioterapia anti-câncer, requer, se for decidido administrar anticoagulantes orais, um aumento na frequência dos testes de INR.

Associações contraindicadas

Associações desaconselháveis

Associações a considerar

Informe seu médico ou farmacêutico se você está tomando ou tomou recentemente algum outro medicamento, incluindo medicamentos sem prescrição médica.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Reações Adversas do Muphoran

Como todos medicamentos, Muphoran pode causar efeitos adversos.

Os seguintes eventos podem ocorrer durante o tratamento

Reações muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam o medicamento)

Reações Comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam o medicamento)

Reações Incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam o medicamento)

Reações Raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o medicamento)

Reações com frequência desconhecida

Neoplasmas benignos, malignos e não especificados (incluindo cistos e pólipos)

Agentes antineoplásicos e em particular os agentes alquilantes foram associados a um risco potencial de síndrome mielodisplásica e leucemia mielóide aguda. Com altas doses cumulativas, casos raros foram relatados com Muphoran, isolado ou em associação com outras quimioterapias, com ou sem radioterapia.

Os eventos adversos podem aparecer mesmo que o tratamento tenha um efeito favorável. Eles devem ser reportados ao médico que acompanha seu tratamento.

Se você notar algum evento adverso, por favor informe seu médico, farmacêutico ou enfermeiro. Isto inclui qualquer possível evento adverso não descrito nesta bula. Reportando os eventos adversos, você pode ajudar fornecendo mais informações sobre a segurança deste medicamento.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

População Especial do Muphoran

Crianças

Muphoran não é recomendado em crianças e adolescentes, pois a relação risco/benefício não foi estabelecida nessa população.

Idosos

Uma diminuição do número de plaquetas e glóbulos brancos, bem como o aparecimento de distúrbios gastrintestinais são significativamente mais comuns em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Não foram realizados estudos sobre efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Não é recomendado dirigir imediatamente após a administração de Muphoran.

Gravidez, Lactação e Fertilidade

Fotemustina é contraindicado durante a gravidez ou lactação.

Muphoran deve ser administrado em conjunto com um método contraceptivo eficiente em mulheres em idade fértil. Pacientes do sexo masculino devem ser aconselhados a usar medidas contraceptivas adequadas.

Gravidez

Não existe ou há uma quantidade limitada de dados do uso de Muphoran em mulheres grávidas.

Estudos conduzidos em animais são insuficientes para permitir uma conclusão a respeito da toxicidade reprodutiva.

Muphoran é contraindicado durante a gravidez e em mulheres na idade fértil que não usam contraceptivos.

Lactação

É desconhecido se a fotemustina ou seus metabólitos são excretados no leite materno. Um risco para recémnascidos/ crianças não pode ser excluído. Muphoran é contraindicado durante a lactação.

Fertilidade

Estudos de toxicidade de dose repetida em animais com fotemustina revelaram que a fertilidade foi afetada no sexo masculino.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Composição do Muphoran

Cada frasco contém:

Fotemustina 208 mg.

Solvente

Cada ampola contém:

Álcool etílico3,35 mL
Água para injetáveis q.s.p4,00 mL

A solução reconstituída representa um volume de 4,16 mL, ou seja, 200mg de fotemustina em 4 mL de solução.

Superdosagem do Muphoran

Se uma grande quantidade de Muphoran for administrada será necessário um acompanhamento intensivo dos seus índices hematológicos.

Não existe antídoto conhecido.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação Medicamentosa do Muphoran

Interação específica com Fotemustina (substância ativa)

Associações que requerem precaução de uso:

Altas doses de Dacarbazina

Risco de toxicidade pulmonar (síndrome de angústia respiratória aguda do adulto). Não utilize esses produtos simultaneamente. Ao invés, utilize um intervalo de uma semana entre a última administração de Fotemustina (substância ativa) e o primeiro dia do curso da dacarbazina.

Interações comuns a todos os citotóxicos

Devido ao aumento do risco trombótico durante afetos tumoral, um tratamento anticoagulante é frequentemente utilizado. A grande variabilidade de coagulabilidade durante esses afetos, adicionado à eventualidade de uma interação entre os anticoagulantes orais e a quimioterapia anti-câncer, requer, se for decidido administrar anticoagulantes orais, um aumento na frequência dos testes de INR.

Associações contraindicadas:

Vacina da febre amarela. Risco de doença sistêmica fatal induzida pela vacina.

Associações desaconselháveis:

Fenitoína (e por extrapolação, fosfenitoína). Risco de convulsões através da diminuição da absorção gastrointestinal da fenitoína isolada pelo agente citotóxico, ou risco de toxicidade melhorado ou perda da eficácia do agente citotóxico através de um aumento em seu metabolismo hepático por fenitoína ou fosfenitoína.

Vacinas vivas atenuadas (exceto febre amarela). Risco de doença induzida pela vacina, que pode ser fatal. Este risco é aumentado em indivíduos que já estão imunodeprimidos devido à doença subjacente. Use uma vacina inactivada quando tal vacina existir (poliomelite).

Associações a considerar:

Imunossupressores. Imunossupressão excessiva com risco de linfoproliferação.

Ação da Substância Muphoran

Resultados de eficácia

Estudo registra a experiência da administração de Fotemustina (substância ativa), em monoterapia ou em associação à dacarbazina, em pacientes portadores de melanoma com metástase cerebral. O perfil de pacientes apresentava entre 19 – 75 anos de idade, com expectativa de vida de pelo menos, 3 meses. A taxa geral média de resposta foi de 22%, para uma duração média de 4 meses. A sobrevida média de responsivos no nível cerebral foi de 7,5 meses. A toxicidade registrada foi classificada como leve. O estudo conclui que o tratamento com Fotemustina (substância ativa) está associado à evidências clínicas e radiológicas de regressão de metástase cerebral de melanoma maligno.

Características farmacológicas

Propriedades Farmacocinéticas:

No homem após a infusão intravenosa, a cinética de eliminação plasmática é mono ou bi-exponencial com uma meia-vida terminal curta.

A metabolização da molécula é praticamente total.

A ligação às proteínas plasmáticas é baixa (25 a 30%).

A Fotemustina (substância ativa) ultrapassa a barreira hematoencefálica.

Propriedades farmacodinâmicas:

Grupo farmacoterapêutico:

Agentes antineoplásicos, agentes alquilantes, nitrosoureias.

Código ATC:

L01AD05.

A Fotemustina (substância ativa) é um agente anticancerígeno citostático do grupo das nitrosoureias, com efeito alquilante e carbamilante e de amplo espectro de atividade antitumoral experimental.

A respectiva fórmula química comporta um bioisóstero da alanina (ácido 1-amino etilfosfônico) que facilita a penetração celular e a transposição da barreira hematoencefálica.

Dados de segurança pré-clínica:

Não foram realizados estudos de reprodução com Fotemustina (substância ativa). As outras moléculas do grupo da nitrosoureia têm demonstrado ser teratogênicas e embriotóxicas em estudos com animais. Os estudos de toxicidade de doses repetidas com Fotemustina (substância ativa) em ratos e cães demonstraram que a fertilidade foi afetada em machos (azoospermia e atrofia testicular em ratos). A Fotemustina (substância ativa) possui características mutagênicas (testes de mutação de Salmonella typhimurium e E. coli), bem como características clastogênicas (teste de micronúcleos em ratos, teste in vitro de linfócitos humanos).

A Fotemustina (substância ativa) apresenta in vitro um efeito transformador e iniciador em duas linhagens de células estudadas (testes em células embrionárias de hamster sírio e células BALB/3T3). A Fotemustina (substância ativa) possui um potencial carcinogênico relacionado ao seu potencial genotóxico e se comporta como um iniciador.

Cuidados de Armazenamento do Muphoran

Muphoran deve ser guardado na sua embalagem original, no refrigerador (entre 2 e 8ºC), protegido da luz. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação.

Cacarterísticas fisicas e organolépticas

Muphoran é apresentado sob a forma de pó amarelo claro e solução injetável límpida incolor e com odor alcóolico.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Medicamentos não devem ser descartados no lixo domiciliar ou através das águas do esgoto. Informe-se com seu farmacêutico como você pode descartar os medicamentos que você não irá utilizar. Essa medida vai ajudar a proteger o meio ambiente.

Dizeres Legais do Muphoran

MS N° 1.1278.0053

Farm. Responsável:

Patrícia Kasesky de Avellar
CRF-RJ n.º 6350

Pó Injetável fabricado por:

Cenexi – Laboratoires Thissen S.A.
Rue de la Papyrée 2-6, B 1420 – Braine L´Alleud, Wallon Brabant – Bélgica.

Diluente fabricado por:

Egis Pharmaceuticals PLC.
Bökényföldi út 118-120, Budapeste, 1165 Hungria

Importado por:

Laboratórios Servier do Brasil
Estrada dos Bandeirantes, 4.211 – Jacarepaguá – RJ – Indústria Brasileira.
C.N.P.J 42.374.207/0001-76

Serviço de Atendimento ao Consumidor:

0800 – 7033431

Venda sob prescrição médica.

Uso restrito a hospitais.

Sair da versão mobile