Por Roy Steiner, diretor sênior de treinamento e impacto na Omidyar Network
“ ‘A vida gera vida. A energia cria energia. É se dando que a pessoa enriquece’. Li essa citação da Sarah Bernhardt e foi naquele momento que comecei a questionar tudo que eu estava fazendo até aquele ponto”. – Thomaz Srougi
Empreendedores começam empresas por diversos motivos diferentes. Para Thomaz Srougi, a motivação de tornar uma ideia em negócio veio quando enxergou a necessidade dentro da sua própria comunidade e refletiu sobre como gostaria de passar seu tempo.
O Thomaz passou a carreira inicial trabalhando em bancos e fundos de investimento. Depois de ler a citação de Sarah Bernhardt, Thomaz decidiu mudar o foco de seu tempo e esforço, e se dedicar a melhorar as vidas das 100 milhões de pessoas que moram no Brasil e não tem acesso rápido a atendimento médico de qualidade.
Ele começou o dr.consulta para oferecer saúde acessível e de qualidade para todos os brasileiros. Hoje, a empresa opera 25 centros médicos em São Paulo, atendendo mais de 80 mil pacientes por mês.
Eis o que aprendemos com o Thomaz:
Tempo e experimentação são necessários para montar algo grande
“Começamos o dr.consulta puramente como um experimento. Não tínhamos certeza de que teríamos sucesso. Dividimos nosso experimento em três fases:
- Primeiro, criamos um conceito e testamos;
- Segundo, asseguramos que o conceito funcionaria para uma grande quantidade de pessoas;
- Terceiro, quando validamos o conceito e o enorme potencial do mercado, aperfeiçoamos o modelo de negócio. Esse processo todo durou três anos.
Depois disso, mudamos o foco para descobrir como replicar o modelo, e a partir disso entendemos que a implementação de sistemas de TI, software e tecnologia tornariam possível a expansão a longo prazo. Porém, inicialmente, não havíamos notado que nos tornamos uma empresa de tecnologia; além de uma empresa médica. Não sabíamos de fato se o negócio passaria pelas fases de testes, então aguardamos um tempo, antes de começar a investir muito em tecnologia.
Hoje, somos muito mais do que uma rede de centros médicos. Somos uma empresa de gestão de saúde. Usamos tecnologia e dados para melhorar a saúde dos pacientes que atendemos. Temos dados que comprovam reduções no custo de saúde em mais de 30%”.
Relações públicas e percepção do cliente realmente importam
“O acesso à saúde no Brasil é um problema enorme. Então quando fundei o dr.consulta, simplesmente parti do pressuposto que ‘Se o problema for assim tão grande, basta abrir um centro médico e os pacientes logo virão’. Mas quando abrimos as portas, ninguém apareceu.
No nosso primeiro ano, apesar de trabalhamos muito, só atendíamos cerca de 10 a 20 pacientes por mês. Quase decidimos fechar as portas do dr.consulta. Mas certo dia, a jornalista de um grande jornal brasileiro escreveu um artigo sobre o dr.consulta. Foi aí que tudo mudou – a demanda triplicou de um mês para o outro. Percebemos que havíamos identificado uma grande barreira ao crescimento, que era o conhecimento do paciente (awareness). Depois do artigo ser publicado, montamos um plano para criar awareness, e isso mudou tudo!”.
Tenha uma visão clara, e isso ajudará você a priorizar as decisões ao longo do caminho
“Vemos problemas e oportunidades em todo lugar, mas quais dessas oportunidades são urgentes e importantes ?” Sempre falo para minha equipe, ‘Se não for importante e urgente, não é sua prioridade’. Outro fator que ajudou muito foi ter uma visão muito forte de onde estávamos indo e os caminhos potenciais para chegar lá. Desde que você percorra o caminho, acaba facilitando em termos das decisões para saber o que é ou não prioridade. Isso torna a jornada muito mais fácil”.
Contrate muito bem para que você seja dispensável
“Estamos onde estamos porque conseguimos atrair e manter cérebros grandes que complementam os nossos. Contratar é como jogar Tetris. Você precisa de diferentes peças integradas e sincronizadas para fazer efetivamente”.
Você também tem que entender o que as pessoas querem e que tipo de pessoa você quer na empresa. Queremos pessoas que compartilham os mesmos valores. O que valorizamos é a melhoria do nosso entorno, fazendo do mundo um lugar melhor para as pessoas que servimos, e assim deixando um grande legado. Queremos pessoas que compartilhem esses valores e que tenham a mesma mentalidade.
Passo a maior parte do meu tempo conhecendo pessoas e buscando talento. Tenho ótimas pessoas que me ajudam a selecionar. Se você trouxer as melhores pessoas, essas pessoas trarão mais das melhores pessoas. Se você trouxer alguém que não for dos melhores, isso terá um um efeito negativo pesado na qualidade das pessoas que você atrai, e a qualidade do trabalho que você produz.
Somos muito bons em atrair pessoas que estejam alinhadas à nossa visão e missão, mas também somos muito bons e rápidos em encerrar com pessoas que não estejam alinhadas. Isso é extremamente importante para manter uma cultura de alto desempenho.
Além disso, lembre-se de que ninguém consegue montar uma empresa sozinho. Um dos meus sócios fala ‘contrate bem e gerencie menos’. Meu objetivo é ser inútil dentro do dr.consulta. Se eu chegar lá, terei tido sucesso. Ou seja, todas as outras pessoas são tão produtivas que não precisam mais de mim. Esse é meu objetivo final”.
Estabelecer uma cultura de honestidade brutal e transparência é crítico
“Praticamos feedback imediato no dr.consulta – está enraizado na nossa cultura de empresa” Todo mundo pratica senso de dono ao extremo e transparência. Então por exemplo, se eu não estiver te contando que tem algo de errado, é porque não há nada errado. Você pode ter certeza disso.
Também estamos muito focados em alinhar as expectativas logo no início. Então, quando uma pessoa nova se junta a equipe, deixamos claro que não há nada errado em discordar. Não tem problema em ser honesto. Queremos que todo mundo seja totalmente aberto, porque fazer isso está nos melhores interesses de todo mundo”.
É extremamente importante coletar e analisar dados para ajudar você a tomar as melhores decisões
“Coletar dados é muito importante. Sem isso, não teríamos como saber o que funciona ou não e para onde dar o próximo passo. Quando estávamos apenas começando, coletamos todos os dados de clientes manualmente e organizamos no Excel. Felizmente, hoje já é totalmente automatizado. Então quando um médico fecha o arquivo digital de um paciente, nosso sistema envia uma mensagem ao paciente. Ele ou ela avalia o médico e os nossos colaboradores. Junto com minha equipe, revisamos este feedback diariamente. Conseguimos visualizar as notas por médico, por centro médico, para toda a rede, e assim conseguimos identificar os problemas mais importantes que precisam ser resolvidos.
Temos uma forte cultura orientada a dados. Todo mundo tem uma opinião. Você pode achar A, eu posso achar B, e nunca vamos chegar a um consenso a não ser que tenhamos fatos e dados para apoiar aquilo que acreditamos. Não tem como gerenciar ou tomar decisões efetivas se você não tiver dados. Temos que medir tudo.
Historicamente, o relacionamento entre a indústria da saúde e dados não tem sido muito próximo, mas está muito claro que não tem como fazer o gerenciamento de saúde se você não tiver dados clínicos. Reduzir os custos de saúde, melhorando a experiência dos pacientes, melhorando os resultados médicos – tudo isso se baseia em dados e resultados”.
Não tenha medo de sonhar grande
“Sempre gostei de sonhar grande porque não tem custo, mas não acho que sonhei grande o suficiente no começo. Lembrando bem do começo da criação da companhia, queria poder falar para a versão mais nova de mim para sonhar mais grande do sonhei.
Brasileiros costumam pensar que pessoas de outros países são melhores do que nós. Nos menosprezamos muito. Mas empreendedores de países emergentes são tão competentes quanto aqueles de países desenvolvidos. O que você precisa mesmo é acreditar em si mesmo, e ter uma forte ética de trabalho. Realmente queria ter confiado mais em mim mesmo no começo, porque quando olho para trás hoje, tudo que conseguimos é realmente incrível. E talvez conseguiríamos ter feito ainda mais se tivéssemos sonhado maior”.
Sonhar grande é necessário para deixar um grande legado
“Me sentia desafiado intelectualmente quando eu era um trader, no mercado financeiro. É ótimo, mas ao mesmo tempo, quando você lucra em uma operação, é porque você está comprando na baixa e vendendo na alta. Se você estiver vendendo na alta, alguém está comprando na alta. Existe um trade-off. Você ganha. Alguém perde. É assim que funciona.
O que fazemos é um pouco diferente. Quando nós ganhamos, outra pessoa ganha. É uma dinâmica diferente.
Eventualmente percebi que eu podia melhorar o uso do meu tempo e recursos para melhorar o Brasil. Estamos melhorando a saúde, mas estamos apenas começando. Tem muito trabalho pela frente. Tudo que fazemos, especialmente no Brasil, tem um impacto enorme porque não temos muitas histórias de sucesso e modelos bem-sucedidos.
Todo pequeno esforço que você faz e consegue inspirar os outros, é como uma energia que cria mais energia. Isso é poderoso”.
[more title=”Escute o podcast com Thomaz Srougi (em inglês)” link=”https://soundcloud.com/user-486434604/dont-be-afraid-to-dream-bigger-thomaz-srougi-drconsulta”]