Contraindicação do Nativit
Hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Como usar o Nativit
Tratamento da dermatite seborréica ou caspa
Usar por 4 semanas, efetuando 2 aplicações por semana nas primeiras 2 semanas e apenas uma aplicação por semana nas 2 seguintes.
De acordo com a orientação médica, em casos mais intensos, aplicar diariamente na 1a semana. Repetir o tratamento se houver recidiva de caspa, o que pode ocorrer após perÌodo variável da cura clÌnica.
Modo de usar
Aplicar o suficiente para produzir espuma, friccionando bem. Aguardar 2 minutos e enxaguar bem. Em seguida repetir a operação e o enxague.
Tratamento da Pitiríase Versicolor
Aplicar 2 a 3 vezes por semana, continuando por uma semana após o desaparecimento da lesões.
Modo de usar
Aplicar friccionando suavemente. Aguardar 3 a 4 minutos e enxaguar bem.
Precauções do Nativit
Exclusivamente para uso externo.
Não deve ser ingerido.
Evitar contato com os olhos, região genital, feridas e pele irritada. caso isso ocorra, lavar o local atingido com água abundante.
Em caso de irritação da pele ou ingestão acidental, procurar imediatamente um médico. se for usado antes ou após tingimentos e permanentes dos cabelos, enxagueeos por 5 minutos em água corrente.
Durante a gravidez não é recomendado seu uso em grandes extensões da pele para o tratamento da pitiríase versicolor.
Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas os itens ‘Contraindicação do Sulfeto de Selênio’, ‘Precauções do Sulfeto de Selênio’, ‘Reações Adversas do Sulfeto de Selênio’.
Reações Adversas do Nativit
Irritação da pele, ressecamento ou oleosidade do couro cabeludo e/ou cabelos.
Interação Medicamentosa do Nativit
Não há relatos de ocorrência de interações clinicamente relevantes.
Ação da Substância Nativit
O Sulfeto de Selênio (substância ativa) é um agente anti-infeccioso que possui atividades anti-bacteriana e antifúngica.
O mecanismo de ação da droga no tratamento da caspa e dermatite seborréica não está claramente determinado. Parece ter efeito antimitútico, reduzindo assim a renovaçao das células epidérmicas.
Apresenta também atividade irritativa. O Sulfeto de Selênio (substância ativa) não parece ser absorvido percutâneamente através da pele intacta.