Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde de A-Z / Nódulo pulmonar: conheça as causas, sintomas e tratamentos
Saúde de A-Z

Nódulo pulmonar: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Ao receber o resultado de um exame com um nódulo pulmonar, muitos pacientes já associam o problema a um...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
14, dez de 2017
4 minutos para ler
Nódulo pulmonar: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Ao receber o resultado de um exame com um nódulo pulmonar, muitos pacientes já associam o problema a um câncer, mas na verdade, esse sintoma pode ter significados diversos, nem sempre relacionado a um tumor maligno.

A falta de informação ou conclusões precipitadas podem ocasionar um tratamento inadequado e até um desgaste emocional e psicológico desnecessário. Continue a leitura e entenda melhor o problema.

O que é nódulo pulmonar?

Um nódulo é uma massa de cerca de 3 cm de diâmetro. Pode ser visualizado em uma radiografia simples ou uma tomografia. Nas imagens, aparece como uma mancha branca arredondada e opaca.

dr.consulta botão assinar cartão

Apesar de a aparência ser quase sempre a mesma, ele pode significar coisas diferentes, como:

  • lesões malignas (câncer);
  • lesões benignas;
  • nódulos metastáticos;
  • nódulos indeterminados.

Os nódulos benignos geralmente são causados por cicatrizes resultantes de pneumonias e outras doenças do pulmão, como bronquite.

Já os malignos podem ser provocados pelo tabagismo ou pelo contato persistente com a fumaça do cigarro (fumantes passivos), entre outras causas comuns ao câncer de pulmão.

Os metastáticos surgem devido à existência de tumores em outras áreas do organismo, configurando uma metástase. Ainda podem aparecer nódulos por razões desconhecidas ou não identificadas (os indeterminados), geralmente, benignos.

Quais são os sintomas?

É raro que um nódulo no pulmão apresente algum sintoma, mesmo quando maligno. Por isso, podem ficar anos sem ser descobertos. No geral, eles são diagnosticados em um exame de raio-X ou em uma tomografia de rotina — ou, ainda, na busca por outro problema.

No entanto, quando sintomáticos, os nódulos provocam dores no peito, dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e um grande cansaço. Ou seja, pode ser facilmente confundido com outra doença respiratória.

Como tratar o problema?

O tratamento para um nódulo depende de seu tipo e tamanho. Depois de identificado, em um exame de rotina, deve-se procurar um pneumologista, que vai determinar a necessidade de tratar ou não.

Isso porque a maioria dos nódulos benignos não precisam ser retirados. Eles costumam ser menores, mas calcificados e não oferecem riscos ao paciente. Já os malignos, quanto maiores, mais chances há de ser um tumor.

Nesse caso, o tratamento precisa ser rápido para evitar que ele cresça ou gere uma metástase. O médico pode solicitar uma biópsia para confirmar o tumor e depois decidir qual o melhor tratamento. Pode ser necessário fazer uma cirurgia para a remoção total, bem como sessões de radioterapia e quimioterapia para reduzi-lo.

Porém, quando não é possível identificar o tipo de nódulo, é muito comum que se espere mais algum tempo para ver se ele evolui. Por esse motivo, é necessário fazer um acompanhamento por alguns anos. O médico também pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico.

De qualquer forma, é fundamental realizar exames de rotina para descobrir esses e outros problemas. Quanto mais cedo se conhece uma doença, mais fácil e eficaz é o tratamento.

Não deixe a sua saúde para depois! Caso tenha algum sintoma ou queira fazer exames de rotina, não espere mais para procurar um médico. Agende um horário com um profissional que atua na área de pneumologia próximo a você.

#Nódulo pulmonar#Pneumologista
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Juscilene dos Santos Souza 08/05/2019 às 18:46

    Muito obrigada tirei algumas dúvidas

    Responder
  2. Carmemregina 13/05/2019 às 00:50

    Descobri 2 nódulos no pulmão um de 0.5cm totalmente galsificado o outro de 0.2 ainda não galsificado estou muito preuculpa a médica me pediu pra aguardar 6 meses pra repetir os exames más sinto muitas dores nas costas e no onbro do lado oposto dos nódulos mas não tenho falta de ar e nem cansaço o que poderia ser!

    Responder
    • Pamela Araujo 18/06/2019 às 14:08

      Oi, Carmem! Tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!

      Responder
  3. Alice Sousa 04/06/2019 às 12:07

    Boa tarde vivo no luxembourg, e o meu marido foi a uma consulta de otorrino por causa da garganta e numa ecografia a garganta o medico viu uma bolinha e mandou fazer um scaner à garganta e o tórax e onde se viu um nódulo no pulmão e já tem marcada uma consulta de neumologia.

    Responder
  4. Adailton 08/07/2019 às 20:19

    Achei muito interessante,o assunto e como ,as informações,são colocadas , gostaria ver saber mas sobre o assunto.si possível,algum tiver ,ou souber mas obre o assunto relacionado ,a respeito de nódulo pulmonar ,mim informasse.obrigado.

    Responder
  5. Maria Lenice Soares 24/07/2019 às 15:47

    A mais de uma semana sinto uma dor nas costas do lado esquerdo me incomoda muito pois coça muito e a pele é sensível ao toque às vezes com pontadas o que pode ser.

    Responder
    • Pamela Araujo 26/07/2019 às 08:56

      Bom dia! Maria, tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com

      Responder
  6. Sirlene 08/08/2019 às 21:08

    Boa noite fiz uma tomografia e foi encontrado um nodulo de 0 .4cm cslsificado e sou fumsnte tem perigo ou nao estou com medo

    Responder
  7. Josenilda 10/08/2019 às 14:54

    Boa tarde! Meu esposo fez o exame e ele está com nodulos,ele fuma muito

    Responder
  8. ana telma marinho 18/08/2019 às 08:22

    minha irma fez um raiox e apareceu um nodulos de 7cm ela sente muita dor nas costa tem cura estou muito aflita me responda

    Responder
    • Pamela Araujo 10/09/2019 às 12:18

      Oi, Ana!
      Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!

      Responder
  9. Osvaldir lopes 18/08/2019 às 21:49

    Boa noite! Fiz uma tomografia os achados da transição tiracolo abdominal demonstram nódulo calcificado na base direita. Tenho q fazer exames para saber se é benigno ou maligno?

    Responder
    • Pamela Araujo 10/09/2019 às 13:06

      Boa Tarde! Tudo bom Osvaldir? Orientamos procurar um médico levando o resultado do exame, para que possa ser avaliado e passado melhores orientações para você.

      Responder
  10. Alexandre 16/09/2019 às 18:21

    Por ocasião de uma tomografia de tórax de escore de cálcio coronariano (está normal), identificado foi um “granuloma calcificado subpleural no segmento anterior do lobo superior direito, medindo cerca de 4,5mm, residual”
    Vou marcar penumologista, claro, porém gostaria de breve explicação. Grato

    Responder
  11. Marineiza 28/10/2019 às 20:14

    Boa noite eu descobrir numa tomografia 4 nódulos no pulmão. lado direito medindo 0,8 cm o outro também com 0,8 cm lado esquerdo um medindo 0,7 cm outro medindo. 0,5 cm eu descobrir es es modo lo oque sinto falta ar e dores no tórax frequente sempre q eu vou no hospital eles diz q e penelmonia. mais os antibióticos muitas vezes ñ resolve nada oque eu devo fazer eu ñ fumo mais meu esposo e minha filha fuma muito eu tenho até alergia de cigarro mais sou fumante parcial.

    Responder
  12. Cassia Arcelina Marques Neves 30/01/2020 às 22:58

    Minha mãe está com Câncer no colo do útero…mais hj quando fomos no médico a mesmo tomografia q á médica pediu não tinha visto q tinha alguma coisa no pulmão.Mais hj ela falou q viu uma um módulo de cm 2,5 no pulmão vc acha q á quimioterapia q ela vai pra segunda sessão vai resolver alguma coisa no pulmão tbm

    Responder
    • Pamela Araujo 31/01/2020 às 08:38

      Oi, Cassia! Bom dia, tudo bem? Somente o médico assistente que atende sua mãe, poderá te explicar melhor sobre a situação e o tratamento adequado.

      Responder
  13. Márcia Maria dos Reis 10/02/2020 às 17:09

    Apareceu um nódulo no pulmão da minha mãe do lado esquerdo, sera grave

    Responder
    • Pamela Araujo 11/02/2020 às 09:20

      Bom dia! Márcia, tudo bom? Orientamo levar sua mãe ao médico para que possa ser avaliado e passado melhores orientações.

      Responder
  14. andreia domingos de souza franca 15/02/2020 às 13:24

    oi tenho 2 nodulos no pulmao gostaria de sabe se voces se a empresa pode me colocar para fora pois tive 3 penamunia la e apareceu esses nudulos

    Responder
  15. andreia domingos de souza franca 15/02/2020 às 13:25

    oi tenho 2 nodulos no pulmao gostaria de sabe se voces se a empresa pode me colocar para fora pois tive 3 penamunia la e apareceu esses nudulos ….

    Responder
  16. Meiry Aparecida de Souza Santos Silva 31/03/2020 às 13:46

    Em maio de 2019 fiz uma tc pulmao sou tabagista detectou enfisema /dpoc e um nodulo indeterminado 2cm.Novembro repeti tc o nodulo deu 6cm direito pulmao em janeiro 2020 fiz rx pois estava mta dor peito e lado direito abdômen deu nodulo 0.9cm não calcificação. Agora dia 20/03/2020 repeti tc deu imagem modular partes moles medindo 5,18×4,87mm em segmento superior do lobo inferior do pulmão direito em continuidade a banda parenquimatosas.De dezembro para cá perdi 20kg sinto mta faltar ar,dispneia e dor tórax,mta tosse.Tem como fazer uma biópsia para descartar suspeita.

    Responder
  17. Meiry Aparecida de Souza Santos Silva 31/03/2020 às 13:49

    Meu comentário está aguardando moderação?

    Responder
  18. Elizaine 02/04/2020 às 17:23

    O que e nódulo não calcificado no lobo direito?

    Responder
  19. MARCIA NOCHITA ARAUJO 16/04/2020 às 15:10

    Fiz uma tomografia do pulmão e constou raros pequenos nódulos não calcificado,esparsos pelos pulmões,inferiores a 0,3 cm

    Responder
  20. Maria de lourdes nascimento esteves da silva 27/07/2020 às 01:10

    Olá Dr. Tenho uma dúvida. Nódulos com 0, 4cm é a mesma coisa que nódulos de 4cm?

    Responder
  21. Joseane 27/09/2020 às 12:58

    Boa tarde!
    Tenho 49 anos.Tive covid 19 no início de julho. Fiquei com sequelas de vários nódulos nos pulmões… Sinto falta de ar, dor nas costas e muita fadiga. A pneumologista passou um tratamento e pediu para voltar início de dezembro/2020 para repetir os exames. Confesso que fico preocupada, pois sinto alguma melhora mas é demorado e as vezes parece que não estou tendo melhoras pois há dias que os sintomas são mais intensos. Procuro no momento fortalecer a minha fé porque não tem sido fácil.

    Responder
  22. Cleidiane 13/03/2021 às 19:43

    Meu pai foi diagnosticado com nódulo pulmonar direito de 0,58 cm de aspecto residual.
    Ele sente muitas dores nas costas e falta de ar. O pode ser?

    Responder
    • Leticia Correia Cardoso 15/03/2021 às 19:14

      Olá, boa noite! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!

      Responder
  23. Maria do Amparo Lopes De Jesus 26/03/2021 às 15:29

    Boa tarde têm oito meses QUI descobrir un nódulo pulmonar 41ml estou muito preocupada

    Responder
    • Leticia Correia Cardoso 26/03/2021 às 16:36

      Olá, boa tarde! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!

      Responder
  24. Lia Regina 22/05/2021 às 05:57

    As vezes sinto dor no lado esquerdo e um pouco de cansada.Fiz o exame ex di pulmão e apareceu um nódulo de 06 .Um pouco preucupada.

    Responder
  25. Lia Regina 22/05/2021 às 05:59

    As vezes sinto dor no lado esquerdo e um pouco de cansada.Fiz o exame de radio x do pulmão e apareceu um nódulo de 06 centímetros .Um pouco preucupada.

    Responder
  26. Eliete 29/07/2021 às 10:35

    Descobri a uns 15 dias que tenho um nódulo de 8 cm no pulmão esquerdo. Já marquei uma consulta com cirurgião torácico. Eu sempre faço rx do pulmão e nunca deu nada. Sempre tive um pouco de cansaço, sensação de gases, fui ao ortopedista e ele falou que era da coluna. Bem eu tive covd, o médico passou uma tomografia eu levei ao clínico e ele disse que estava tudo normal, mais resolvi ir ao pneumologista para fazer um tratamento para parar de fumar pois sou fumante, foi quando a médica falou que eu estava com um nódulo no pulmão esquerdo. Bem essa é minha história estou com 56 anos.

    Responder
  27. Marina vieira cabral 28/09/2021 às 11:27

    Oi bom dia , minha mae faz tratamento de câncer de mama e agora descobriu um micronodulo de menos de 2cm no pulmao , isso é grave ?

    Responder
    • biancasantander 28/09/2021 às 13:18

      Olá, boa tarde! É essencial uma investigação sobre para identificar o grau

      Responder
  28. Cláudia dos Santos Martins 25/02/2022 às 20:49

    Minha mãe deu uns nódulos no pulmão o médico disse que não é maligno porque ela nunca fumou como ela foi fumante passivo por muito tempo deve fazer uma tomografia?

    Responder
    • biancasantander 26/02/2022 às 10:55

      Olá, Claudia! Se ela foi fumante por algum tempo é necessario passar essa informação ao medico e seguir ás orientações do memso!

      Responder
  29. Ricardo 09/05/2022 às 10:45

    Oi bom dia .fui fazer uma tomo e apareceu um nodulo de 8mm calcificado com bordas irregulares no lobo superio resquerdo corre risco de ser malogno?

    Responder
    • biancasantander 12/05/2022 às 15:36

      Olá, Ricardo! Tudo bem? Para analise do laudo possiveis resultados é necessario que você apresente o resultado ao seu medico para analise e indicação de tratamento caso necessario!

      Responder
  30. paty 02/06/2022 às 12:13

    eu estou com um de 3 cm tb preocupada! o meu é no lado esquerdo cima

    Responder
    • biancasantander 06/06/2022 às 14:46

      Olá, Paty! Tudo bem? Tem que se cuidar, te desejamos melhoras!

      Responder
  31. Dirlene dos santos 30/09/2022 às 03:22

    Ola tudo bem.. tiver covd .. descobri um nódulo de 5cm no lado direito .. levei o pneumologista os exames ele disse e benigno o nódulo …com ela sabe se benigno sem fazer um biópsia? Eu sinto dor no peito .. agora minha costa dói lado de cima .. sinto pouco falta de ar… retornei o médico disse tava com dor .. ela disse a dor q estou dor nas costas… falei para ele de pudia repetir o exame de ver se nódulo ..ele disse q não só 6 meses para fazer exame… estou preocupada por senti dores… como o médico está tão confiante se benigno?sem biópsia???? preciso de uma orientação com mais detalhes

    Responder
    • dr.consulta 04/10/2022 às 16:56

      Olá, Dirlene! Tudo bem? Você passou em consulta conosco? Se sim, pedimos que entre em contato com o 4090-1510 opção 4 para que possamos verificar melhor.

      Responder
  32. Helena Miranda 16/11/2022 às 12:32

    Um nódulo pulmonar pode diminuir? Exame de tomografia feito em novembro demonstra que o nódulo está menor que o exame feito em junho.

    Responder
    • biancasantander 16/11/2022 às 13:02

      Olá, Helena! Consulte um profissional médico para tirar ás dúvidas sobre os exames!

      Responder
  33. no Anielly Sampaio 30/03/2023 às 11:59

    Pequeno nódulo pulmonar solitário no lobo superior do pulmão direito de aspecto incaracteristico pode ser grave

    Responder
    • biancasantander 31/03/2023 às 10:18

      Depende do caso Anielly, o seu médico pode te explicar melhor sobre!

      Responder
  34. Solange dias da silva 17/01/2024 às 23:32

    Tenho dpoc sou fumante e numa tomografia de rotina descobri um nódulo estou preucupada pode ser maligno

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
4 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510