Como deve ser a sua nutrição no inverno
O que deve mudar na alimentação no inverno? Começa a dar aquela esfriada no tempo e parece que aumenta o apetite, não é? Vem aquela vontade de alguma coisa quentinha para nos “abraçar”, não é mesmo?
No frio, instintivamente, procuramos por alimentos e preparações aquecidas e que nos proporcionem mais energia. Mas será que precisamos, de fato, de mais energia?
Quando tínhamos mais dificuldade em nos abrigar, precisávamos realmente de mais energia para manter a temperatura corporal. Mas hoje esse aumento no gasto energético já não é mais uma realidade.
Por isso, se embarcarmos nessa onda, corremos risco de ganhar peso. Até podemos buscar alimentos e preparações mais calóricas, mas devemos cuidar para não exagerar e ingerir mais energia que o necessário.
Para manter a sua nutrição no inverno, atenção para as quantidades
Se o peso é uma preocupação, aposte em chás. Eles são quentinhos, deliciosos, ricos em fitoquímicos e sem calorias. Sopas podem ser ótimas opções, mas também podem conter armadilhas quando falamos de peso.
Uma sopa de legumes com frango ou carne magra pode ser uma boa pedida para um jantar, mas atenção com pães, queijos e vinhos que normalmente são associados a elas.
Outra armadilha dessa época é a tendência a nos afastarmos das saladas e alimentos in natura. Normalmente, eles nos atraem mais no verão. Devemos cuidar para incluir outras formas de preparação dos vegetais – cozidos, refogados ou assados podem ser alternativas.
Alimentação e imunidade
E a minha imunidade? Os vegetais e frutas são sempre lembrados quando se fala de peso, mas são importantíssimos como fontes das vitaminas e minerais que, dentre outras funções, vão garantir a nossa imunidade, sempre lembrada nessa época.
O inverno é a época do ano com maior incidência das doenças respiratórias. Todos os micronutrientes são importantes para o corpo humano, mas talvez possamos destacar o zinco e a vitamina C como bons ajudantes na imunidade.
Os alimentos fontes de zinco são:
- germe de trigo;
- frango;
- peru;
- farinha de trigo;
- ervilha;
- fubá;
- grão de bico;
- arroz;
- maçã.
Já as fontes de vitamina C são:
- vegetais crus: couve, espinafre, pimentões e, tomate;
- frutas ácidas e cítricas: morango, acerola, laranja, limão.
Outro grupo de alimentos que também ajuda a fortalecer a nossa imunidade são aqueles que contém probióticos, que são aqueles microrganismos que vivem no nosso intestino e auxiliam nossas barreiras de defesa. Os lactobacilos são os exemplos mais conhecidos desse grupo de bactérias. Os principais alimentos fonte são:
- iogurtes;
- kefir;
- kombucha; e
- vegetais fermentados como o chucrute, por exemplo.
Mas vale lembrar que se alimentar bem é nosso dever o ano todo. Procure um profissional nutricionista para entender a sua rotina e montar um plano alimentar saudável para todas as estações do ano.
Conteúdo escrito por: Mariana Amaro Castro Maciel Arjona (nutricionista do dr.consulta).