Condição é mais comum em gestantes e pode causas dores e desconfortos até depois do parto
A parede abdominal é composta por um grupo de diferentes músculos. Entre eles, estão os retos abdominais, duas faixas musculares localizadas na parte inferior do abdômen, uma de cada lado da barriga, e que se unem na linha nigra com 1 a 2 cm de separação entre elas (exatamente abaixo do umbigo).
A diástase abdominal é uma condição em que há um afastamento maior entre esses músculos abdominais, e também do tecido conjuntivo, que pode chegar a até 10 cm de separação.
Por que a diástase abdominal acontece
A condição geralmente está associada primeiro a uma fragilidade da parede abdominal. Ou seja, os músculos da região não são fortes o suficiente ou já foram submetidos muitas vezes a exercícios errados que os deixaram lesionados.
Então, após uma grande distensão do abdômen, que acontece quando há sobrepeso, obesidade e/ou gravidez, ocorre o afastamento gradual dessas faixas musculares.
Apesar de apenas 5% das gestantes apresentarem essa condição durante a gravidez ou após o parto, ela ainda é mais comum nas mulheres grávidas, principalmente as que apresentam também sobrepeso, do que em mulheres não-gestantes ou homens, pois as alterações hormonais também contribuem para seu surgimento.
A diástase abdominal pode chegar a ser visível e ainda costuma gerar dores ou incômodos na lombar, às vezes nas coxas e nádegas também, hérnia umbilical, dificuldade para realizar alguns movimentos que exijam força muscular abdominal e até incontinência urinária.
Atitudes que previnem a condição
As duas formas mais eficazes de evitar um quadro de diástase abdominal incluem controlar o seu peso em qualquer situação, mas, para as mulheres, principalmente durante a gestação, e realizar exercícios físicos que fortalecem a musculatura da região. Além disso, a boa postura também pode influenciar positivamente, pois quando já há um aumento do peso na região abdominal, andar e se sentar de forma curvada pode acabar contribuindo para o enfraquecimento dos músculos reto abdominais. Ainda, uma alimentação saudável, rica em proteína, pode ajudar no fortalecimento dos músculos.
Fontes:
- Why do abdominal muscles sometimes separate during pregnancy?Mayo Clinic;
- Diástase desvendada, Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais;
- Your post-pregnancy body, National Health Service UK;
- Diretriz Tratamento Cirúrgico da Diástase dos Retos Abdominais, Governo do Estado da Bahia.