Cervicalgia: o que é?
Dor no pescoço, ombros e cabeça são os principais sintomas da cervicalgia
A cervicalgia é um termo que se refere às dores que atingem a região do pescoço, ombros e cabeça. A condição, que costuma afastar boa parte das pessoas de suas atividades rotineiras, não representa uma doença em si e está relacionada, principalmente, à má postura, estresse e sedentarismo.
A maioria dos casos de cervicalgia pode ser solucionada em poucos dias, com medidas simples, que incluem mobilização do pescoço e administração de analgésicos e anti-inflamatórios, que podem ser recomendados por um médico da área de ortopedia.
Entretanto, existem situações em que a cervicalgia pode estar relacionada a algumas doenças, como a osteoartrite, caracterizada pelo desgaste nas articulações e a hérnia de disco, além de problemas na mandíbula e lesões causadas por acidentes.
O diagnóstico diferencial é fundamental para tratar e prevenir o agravamento dessas condições, além de descartar outras possibilidades de lesões.
Sintomas comuns da cervicalgia
– Dores na região do pescoço, ombros e cabeça
– Dificuldades para movimentar o pescoço
– Sensação de peso nos ombros
Quando procurar um médico
Além dos sintomas descritos acima, se você sentir fraqueza nos membros e formigamento por mais de quatro semanas, procure atendimento médico. O profissional irá avaliar seus sintomas e realizar exames de imagem para identificar as causas da cervicalgia.
É possível prevenir?
A maioria dos casos de cervicalgia pode ser prevenida com simples ações:
– Mantenha a postura ereta durante as atividades do dia a dia.
– Evite ler deitado. Procure se sentar e manter a coluna reta.
– Ao usar o computador, a altura do monitor deve estar na mesma direção dos olhos; a coluna deve ficar ereta.
– Pratique, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas diárias.
– Durma com um travesseiro adequado. Quando estiver deitado, mantenha o corpo de lado e um travesseiro entre as pernas.
Ao sentir desconforto na região do pescoço que é persistente, procure ajuda profissional. [more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de ortopedia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ortopedista”]
Olá boa tarde, li o artigo e me vi nessa situação, no começo de junho me senti mal fui no cardiologista e fiz esteira, eco, fiquei com o aparelho 24 hrs medindo a batidas do meu coração e deu um pouco de arritmia nele e por fim o médico pediu pra fazer uma Ressonância do coração. Tirando a Arritimia os outros tudo normal graças a Deus, mas devido a alteração de pressão me receitou Nebilet de 5 mg e de lá pra cá uma venho numa romaria de consultas porque sinto muita tontura, não de rodar mas de sensação de desmaio, fui no Otorrino e me disse que isso pode ser pela minha mordida falha que esta provocando essas sensaçãos, mas o que esta me incomodando é a dor na coluna servical e lombar. As dores sobem para o pescoço, fico com a visão meia que turva, tenho muita ansiedade, esse ano esta dificil, meu pai faleceu, meu irmão, no trabalho muita pressão. Estou sentindo dor espasmos musculares, pricipalmente no Osso Esterno, alguém passou por experiência similar pra me ajudar.
Tudo que sinto, formigamentos nos braços dor no pescoço
Mais já tenho o diagnóstico de problemas na coluna
Doía tudo ,com fisioterapia e massagens tenho me sentido melhor
Estou tentando a todo custo perder peso
Porque engordei muito e isso realmente piora a situação da coluna em geral
Não só a cervical
Não tinha problemas de coluna até sofrer um acidente de carro
Estaca dentro do carro estacionada próximo a Av Amaral Peixoto e um carro desgovernado bateu na traseira do meu carro
Sorte está com o cinto de segurança,se não teria morrido
Bom é essa minha história,desejo melhoras a quem tem problemas na coluna
Realmente difícil de trabalhar até nos afazeres domésticos em nossas casas
Boa sorte !
Boa noite!