O que é descolamento de placenta? Porque isso acontece? Quais cuidados devemos ter na gestação para evitar? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
O que é deslocamento de placenta?
A placenta é um órgão redondo que se forma no começo da gravidez para proteger o bebê.
Logo após a gestante dar a luz, o cordão umbilical é cortado enviando assim um aviso para o útero que a gestação chegou ao fim, consequentemente a placenta começa a se soltar.
O deslocamento prematuro da placenta é uma complicação onde a placenta se separa muito cedo da parede do útero. Está situação pode ser delicada, e coloca em risco a saúde do bebê e da mulher, afinal o bebê utiliza a placenta para absorver nutrientes e oxigênio durante a gestação.
Porque a placenta se descola antes da hora?
O descolamento pode estar associado a inflamações e alterações na circulação do sangue. A causa pode ser desencadeada por:
- Infecções;
- Coagulação do sangue;
- Carência de líquido amniótico na bolsa;
- Pressão alta;
- Exercícios pesados;
- Acidentes com pancadas fortes;
- Tabagismo
Quais os sintomas do descolamento da placenta?
É muito difícil identificar o sintomas do descolamento prematuro. Os sinais mais comuns são: sangramento vaginal, dores fortes no abdômen e contrações.
Tem tratamento?
O descolamento é uma emergência obstétrica e que deve ser avaliada com muito zelo. Em idade avançada da gravidez pode gerar prematuridade, já no seu início pode gerar abortamentos. O que determina a diferença de ambos é a idade gestacional e o peso estimado do feto.
Em caso de suspeita, é orientado procurar imediatamente seu ginecologista para diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado. Geralmente o mais indicado é muito repouso, evitar ficar de pé e beber muita água.
[more title=”Agende uma consulta com um profissional que atua na área de ginecologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ginecologista”]