As entorses são classificadas em leves, moderadas e graves; as mais comuns afetam os joelhos e os tornozelos
Entorse é uma lesão que afeta os ligamentos de uma articulação. As mais comuns, geralmente, afetam os joelhos e os tornozelos e provocam consequências que variam de acordo com o grau da lesão.
Existem três graus de entorse, sendo a I a mais leve e a III a mais grave:
Grau I (leve) – Provoca um estiramento leve dos ligamentos.
Grau II (moderado) – Os ligamentos podem ser parcialmente rompidos e o estiramento é mais grave.
Grau III (grave) – Os ligamentos estão completamente rompidos, de modo que o membro afetado pode ficar instável.
O que causa a entorse
As causas da entorse estão relacionadas a um movimento brusco, normalmente de torção, que lesiona os ligamentos da articulação. Atletas de alta performance, como tenistas, jogadores de futebol, vôlei e basquete, por exemplo, têm mais chances de sofrerem uma lesão nos ligamentos do que uma pessoa que não pratica esportes.
Sintomas
Dores
Inchaço
Instabilidade do membro afetado
Diagnóstico
O diagnóstico da entorse é realizado por meio análise clínica e exames de imagem, como raio-x.
Tratamento da entorse
No caso das entorses de grau I, o tratamento envolve basicamente compressas de gelo, elevação do membro afetado, imobilização e medicamentos para alívio da dor.
Nas entorses de grau II, em que há ruptura parcial dos ligamentos,
o repouso poderá ocorrer por mais tempo e será necessária a realização de fisioterapia para fortalecimento da musculatura.
Já nas entorses mais graves, quando há o rompimento total dos ligamentos, poderá ser necessária a realização de cirurgia e um programa extenso de reabilitação do membro afetado.
Sofreu uma entorse e tem dúvidas sobre a gravidade do problema?[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de ortopedia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/ortopedista”]