Ícone do siteBlog dr.consulta

O que é hiperatividade?

Inquietação em momentos inapropriados é a principal característica desse problema, considerado um sintoma de TDAH

A hiperatividade é um estado caracterizado por excesso de atividade e pode ser manifestado por agitação, nervosismo ou incapacidade de ficar quieto. É um dos principais sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Considerado um distúrbio neurobiológico que geralmente surge na infância, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é definido por um padrão de atividade excessiva, desatenção e impulsividade e pode impactar seriamente na qualidade de vida, gerando problemas de relacionamento, dificuldades de aprendizado e adaptação no ambiente de trabalho, entre outros.

Características do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Uma pessoa que sofre com o TDAH pode apresentar as seguintes características frequentemente:

Hiperatividade

Desatenção

Impulsividade

Fatores de risco

Diagnóstico

Para que uma pessoa receba o diagnóstico de TDAH, os sintomas de desatenção e / ou hiperatividade-impulsividade devem ser crônicos ou duradouros e prejudicar seu desempenho diário, o que faz com que ela apresente um desenvolvimento anormal para sua idade.

O médico também irá garantir que os sintomas de TDAH não estejam relacionados a outras condições médicas ou psiquiátricas. Se você ou seu filho apresentam os sintomas descritos acima ou boa parte deles, procure atendimento psiquiátrico.

Normalmente, a maioria das crianças com TDAH recebe o diagnóstico durante os anos do ensino fundamental. Para um adolescente ou adulto serem diagnosticados com esse problema, os sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade.

Tratamento

O tratamento para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pode aliar medicamentos com psicoterapia.

Sair da versão mobile