A MIS-C, ou Síndrome Multi-Inflamatória Sistêmica associada à Covid-19, é uma complicação inflamatória em crianças, que vem sendo estudada desde meados do ano passado.
Apesar de ainda carecer de muitas análises e observações, sabe-se que a doença provoca um quadro clínico de infecção intensa e generalizada, ameaçando órgãos vitais como o coração e os rins.
Logo no começo dos estudos, a MIS-C foi associada à Doença de Kawasaki, uma síndrome rara que provoca inflamação nas paredes dos vasos sanguíneos de crianças pequenas. Assim como a Doença de Kawasaki, a MIS-C também é infecciosa e autoimune, ou seja, o sistema imunológico, ao tentar combater algum agente perigoso, ataca o próprio organismo.
Com o avanço das análises, foi observado que a MIS-C apresenta algumas particularidades que a diferenciam da Doença de Kawasaki. Apesar de ambas provocarem febre alta e persistente e inchaço pelo corpo, notou-se que a MIS-C também provoca dores abdominais e diarreia, podendo até mesmo ser confundida com a apendicite.
Além do mais, a doença também vem sendo estudada como uma complicação agressiva da Covid-19 em crianças.
Vamos explicar como a MIS-C é desencadeada: o sistema imunológico, ao notar a presença do novo coronavírus, começa a produzir anticorpos para combatê-lo da maneira mais eficaz possível. O problema é quando essa produção ocorre de forma excessiva, promovendo inflamações em outras partes do organismo.
Até o momento, não tinha-se noção de que o sistema imunológico das crianças detinham esse poder. Nos adultos, esse tipo de reação também acontece e é denominada de “tempestade inflamatória”.
Quais são os demais sintomas da MIS-C?
Além da febre alta e dos inchaços pelo corpo, a doença também pode provocar dores abdominais, diarreia, náuseas, vômito, confusão mental, dificuldade para respirar, diminuição da pressão arterial e conjuntivite. Alterações na língua e inchaço nos lábios também são comuns.
Como a MIS-C é diagnosticada e tratada?
Uma série de exames devem ser realizados para se chegar ao diagnóstico da MIS-C como, por exemplo, o PCR (exame de detecção da Covid-19), exames de sangue, de urina e até mesmo tomografias computadorizadas.
É importante que, após o surgimento dos sinais, a criança passe por uma avaliação clínica administrada por um pediatra e, em seguida, seja conduzida aos devidos exames.
Como a MIS-C é uma doença que pode prejudicar alguns órgãos como o coração, os pulmões e os rins, é necessário um acompanhamento médico durante todo o tratamento.
A doença deve ser controlada através de medicamentos e, em alguns casos, dependendo do quadro da criança, deve-se intervir com medidas mais específicas. Com uma boa resposta do paciente, os resultados do tratamento costumam aparecer em alguns dias.
Para saber mais informações sobre a MIS-C, agende uma consulta com um dos nossos pediatras. E lembre-se: para proteger as crianças das complicações da Covid-19, mantenha-as longe de aglomerações, cuide bem da higiene pessoal delas e, ao precisar sair, incentive o uso de máscaras.