O Coronavírus (COVID-19) faz parte de uma família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e animais.
Os principais sintomas são:
• febre;
• dores;
• cansaço;
• tosse seca;
• congestão nasal;
• corrimento nasal (coriza);
• dor de garganta;
• dificuldade para respirar;
• diarreia.
Fique atento se você viajou aos locais de transmissão até 14 dias antes do início dos sintomas ou se teve contato com alguém com suspeita de Coronavírus.
Atualmente, os principais locais de transmissão são: Alemanha, Austrália, Camboja, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã. A cada dia o número de países pode aumentar.
No site do Ministério da Saúde você acompanha a atualização destes locais e o que o Brasil está fazendo para combater o vírus.
E como eu faço para me proteger?
O Coronavírus é transmitido por meio do contato com gotículas respiratórias, contato próximo (menos de 2 metros de distância) com pessoas infectadas pelo vírus, ou contato direto, sem proteção, com as secreções de uma pessoa doente.
As principais recomendações para evitar a contaminação são:
- lave as mãos frequentemente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Caso não seja possível, utilize o álcool gel 70%;
- evite tocar olhos, nariz e boca;
- evite contato próximo com pessoas doentes;
- cobrir bocas e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel descartável;
- não compartilhe objetos de uso pessoal;
- evite ambientes fechados com aglomerações.
Se você tiver viagens marcadas para países que já tiveram casos confirmados do Coronavírus, verifique a possibilidade de troca da data da viagem.
Caso não seja possível evitá-la, redobre o cuidado com a higiene das mãos, evite aglomerações e siga as recomendações de saúde apontadas pelo Ministério da Saúde.
Aproveite também para tomar a vacina da gripe H1N1. Essa atitude ajudará a proteger você e sua família e os profissionais de saúde identificarão com maior precisão os casos suspeitos de Coronavírus.
E se eu tiver sintomas, o que eu devo fazer?
Se você apresenta os sintomas de gripe, e teve contato com alguém com a suspeita de ter o Coronavírus, ou esteve em um dos países com casos confirmados recentemente, procure um médico para que seja feita a avaliação.
O médico avaliará seu estado clínico e se há necessidade de realização de exames complementares para efetuar o diagnóstico e lhe dará todas as orientações sobre qual tratamento deverá ser seguido.
Mesmo que seu quadro viral não seja caracterizado como Coronavírus, não deixe de tomar os seguintes cuidados para evitar a disseminação do vírus:
- cubra o nariz e a boca ao tossir e ao espirrar;
- utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso;
- utilize máscara caso esteja com sintomas respiratórios, mas elas devem ser trocadas sempre que estiverem úmidas.