O que é trombose intestinal?
A interrupção da circulação sanguínea no intestino pode levar a uma infecção generalizada com risco de morte
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes. Em geral, forma-se nas pernas e nas coxas, mas pode acontecer em outras regiões do corpo, bloqueando o fluxo de sangue e causando inchaço e dor na região.
De acordo com o Ministério da Saúde, o problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Veja mais: Trombose e anticoncepcional: entenda essa relação de risco
Veja mais: Má circulação do sangue: sintomas e causas
O que causa da trombose intestinal
A trombose intestinal acontece quando um coágulo entope um vaso sanguíneo, bloqueando a passagem do sangue. Com isso, a irrigação de parte do intestino é comprometida e, com a falta de sangue, começa a necrosar (ou seja, o tecido morre).
As principais causas da trombose intestinal são hipercoagulabilidade do sangue (tendência aumentada de formação de coágulos no sangue); dano, trauma ou infecção nas paredes dos vasos sanguíneos; lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo provocado por alguma anomalia na coagulação sanguínea.
Pessoas que são mais velhas, tabagistas, com predisposição genética à trombose, que têm hemorroidas e precisam fazer um grande esforço físico para evacuar ou carregam peso excessivo com frequência, e essas são as que correm mais risco de desenvolver a trombose intestinal.
Veja mais: Entenda a Síndrome do Intestino Irritável
Veja mais: O que fazer com o intestino preguiçoso?
O que acontece na trombose intestinal
Fortes dores, sensação de queimação e inchaço na região abdominal são os principais sintomas da trombose intestinal. Esse inchaço, em geral, acontece porque há acúmulo de bactérias intestinais, que se proliferam e produzem gases.
Se o problema não for tratado adequadamente, essa parte do intestino cheia de gases se rompe, derramando sangue e fezes na cavidade abdominal. O resultado pode ser uma infecção generalizada gravíssima chamada sepse que pode levar à morte.
Por conta da sua gravidade, a trombose intestinal deve ter um diagnóstico rápido e preciso. Portanto, se você se identifica com os sintomas ou está entre as pessoas que correm mais risco de sofrer com o problema, consulte um gastroenterologista.
Veja mais: 8 dicas para melhorar o funcionamento do intestino
Veja mais: Saiba o que fazer em caso de intestino preso
Tem como prevenir
De acordo com os especialistas, a trombose intestinal pode ser prevenida com alimentação saudável, rica em fibras, adequada ingestão de líquidos e prática regular de exercícios para um bom funcionamento do intestino.
Lembrando que quem está no grupo de risco para o desenvolvimento de trombose intestinal deve manter exames de rotina e consultas ao gastroenterologista sempre atualizados.
Fontes:
Meu pai foi operado às pressas no dia 09/12 com trambose intestinal. Após isso ele ficou entubado por vários dias. Agora foi feito uma traqueostomia. Só Que ele não melhora,pq da demora para se recuperar?
Olá, boa tarde! Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Quanto tempo a pessoa vive na utei sem o estomago funcionar
Minha avó materna morreu com trombose minha mãe morreu com trombose no intestino eu chance de ter trombose no intestino também pois me lembro de minha mãe clama de um lado da barriga era duro e tinha uma bola muitodolorida e agora To com sintomas parecido po
Minha avó materna morreu com trombose minha mãe morreu com trombose no intestino eu chance de ter trombose no intestino também pois me lembro de minha mãe clama de um lado da barriga era duro e tinha uma bola muitodolorida e agora To com sintomparecido por favor me de uma opinião obrigada
Maria, tudo bem? A nossa opinião é que é fundamental que você passe em avaliação médica diante do seus sintomas e do seu histórico familiar.
Qual exame para diagnosticar?
Existem um conjunto de exames usados para diagnosticar trombose em diferentes partes do corpo. Se está com sintomas, procure um especialista.
Meu irmão teve uma trombose nesse local e infelizmente acabou falecendo! ?
Olá, Silvia! Sentimos muito pela sua perda!
Meu marido teve trambose de veia mesenterica fez medicação antibiótico e injeções anticoagulante isso faz 1 mes agora voltou as dores pode ser a nesma coisa.