Condição é comum na infância, mas pode atrapalhar a qualidade de vida na fase adulta
Na anatomia natural do homem, o pênis possui uma pele, conhecida por prepúcio, que recobre a cabeça do órgão. Chamamos de fimose, uma palavra grega que significa mordaça, a condição em que a pele, que deveria dar passagem para que a cabeça saísse, cria um tipo de anel que restringe esse movimento. Mas isso quer dizer que você precisa se preocupar?
Na infância
97% dos meninos nascem com fimose e isso é perfeitamente normal. A cabeça do órgão sexual geralmente nasce colada ao prepúcio e se desprende naturalmente com o desenvolvimento do órgão. Ao atingirem os 3 anos de idade, os números de pacientes que ainda a possuem caem para 10% e, depois, no máximo 3% dos homens continuam com a condição quando chegam à adolescência.
Ou seja, desde que o médico esteja acompanhando para saber se o problema está desaparecendo sozinho conforme o desenvolvimento e não estão ocorrendo infecções locais ou infecções urinárias, não há razão para se preocupar.
Na vida adulta
É mais difícil que a fimose aconteça na vida adulta. O quadro provavelmente já existia e passou despercebido enquanto criança e só foi notado ao início da vida sexual. Ou então, pode acontecer de um processo inflamatório, conhecido como balanopostites, cicatrizar de forma a criar o anel no pênis. Essa condição, chamada de fimose secundária, é comum em homens diabéticos.
Nesses dois casos, como afeta a qualidade da vida sexual do paciente, pois durante a ereção a fimose atrapalha o desempenho do órgão, e também dificulta a higienização do local, é indicado ajuda médica e tratamento.
Como tratar
Para resolver a fimose, o uso de pomadas à base de anti-inflamatórios corticoides pode ser o suficiente. Quando o paciente ainda é criança, os resultados desse tratamento são ainda melhores.
Porém, algumas vezes é necessária a cirurgia de postectomia, que faz a retirada da pele. É a mesma cirurgia feita na circuncisão, a diferença é que a circuncisão é o termo para o procedimento com fins religiosos, enquanto no caso da fimose a cirurgia precisa ser realizada por motivos clínicos. O procedimento é rápido e geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia.
Precisando de ajuda médica para tratamento da fimose?
[more title=”Agende uma consulta com um médico que atua na área de urologia agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/urologista”]