Ícone do siteBlog dr.consulta

O que pode causar amenorreia

A amenorreia, ou ausência de menstruação, pode ser primária – quando a primeira menstruação demora para chegar -, ou secundária – quando uma mulher já menstruou e, por algum motivo, passa mais de três meses sem menstruar novamente.

A causa mais comum da falta de menstruação é a gravidez, mas caso a mulher não esteja grávida, a amenorreia pode estar relacionada a problemas com os órgãos reprodutivos ou com glândulas que ajudam a regular os hormônios. Ela não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo não vai bem com o organismo.

Além da ausência de menstruação, a amenorreia pode apresentar sintomas como dor de cabeça, queda de cabelo, alterações na visão, dor pélvica, acne e secreções no mamilo.

Principais causas da amenorreia

Alguns medicamentos podem interferir no ciclo menstrual e causar amenorreia, como os antidepressivos, antialérgicos, antihipertensivos, antipsicóticos e quimioterápicos, assim como o estilo de vida da mulher. Exercícios físicos em excesso, estresse e peso corporal excessivamente baixo podem interromper os ciclos menstruais.

A síndrome dos ovários policísticos, o mau funcionamento da glândula tireoide, tumores na hipófise (glândula pituitária) e menopausa precoce também podem levar à amenorreia.
Mulheres com histórico do problema na família ou que sofrem de algum distúrbio alimentar, como anorexia ou bulimia, são mais propensas a ter amenorreia.

Se o problema não for tratado, pode levar à infertilidade – se você não ovular e não menstruar, não pode engravidar – e à osteoporose, caso a amenorreia seja causada pela queda no nível de estrogênio, o que contribui para o enfraquecimento dos ossos.

Diagnóstico

O profissional mais indicado para diagnosticar a causa da amenorreia é um médico que atue na área de ginecologia. Como as causas do problema são bem variadas, podem ser necessários alguns exames para descobrir o motivo que está levando à ausência de menstruação.

O médico pode pedir exames de sangue, teste de gravidez, exames da tireoide e testes para hormônios, como prolactina e hormônio masculino.

Exames de imagem, como ultrassonografia pélvica, raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que ajudam a investigar o interior do útero e a diagnosticar outros problemas relacionados ao sistema endócrino, também podem ser necessários.

Se nenhum desses exames apontar uma causa para a amenorreia, o médico pode pedir também uma histeroscopia, um teste em que uma câmera fina e iluminada passa por sua vagina e colo do útero para observar o interior do órgão.

O tratamento da amenorreia pode incluir o uso de pílulas anticoncepcionais ou outras terapias hormonais. Quando o problema é causado por distúrbios da tireoide ou da hipófise, o tratamento inclui o uso de medicamentos. No caso de tumores, geralmente é indicado cirurgia.

Sair da versão mobile