Ícone do siteBlog dr.consulta

Cocô mole: entenda o que pode ser e como tratar

dr.consulta - mãos levantando assento de vaso sanitário, coco mole persistente, pessoa no banheiro, necessidade fisiológicas

Você tem feito cocô mole com mais frequência e não sabe ao certo o que pode ser? Seu filho(a) ainda faz fezes moles e você fica preocupado(a)?

Investigar os sintomas e tratamentos corretos trarão bem-estar e podem aliviar ainda diversas dores. Entenda em quais condições isso foge do normal e como viver sem essas queixas.

Cocô mole: o que quer dizer?

Avalie o aspecto do seu cocô regularmente

O conselho pode parecer estranho no primeiro momento, mas características como cor, forma e consistência das fezes podem dizer muito sobre a qualidade da sua alimentação.

E não só isso! Essa simples técnica de observação pode dar o alerta de que algo não vai bem com a sua saúde.

Essa prática é tão recomendada, que os gastroenterologistas ingleses criaram uma escala médica internacional: a Escala de Bristol.

Em resumo, essa ferramenta ajuda a classificar as fezes humanas em sete categorias, descrevendo formas e consistência para ajudar no diagnóstico de doenças.

A Escala de Bristol

Desenvolvida pelo Dr. Ken Heaton na Universidade de Bristol, a Escala de Bristol ou Escala de fezes de Bristol, permite avaliar a saúde do intestino a partir da forma ou textura dos excrementos expelidos. 

Veja agora os sete tipos de cocô:

Fonte: Síndrome Intestino Irritável

Como avaliar?

Em uma rápida observação, é possível levantar algumas hipóteses que podem ser confirmadas ou não a partir de exames.

As fezes são agrupadas em quatro grupos:

Assim, o cocô mole persistente ou intestino solto exigirão um diagnóstico aprofundado. As fezes com sangue podem ser um indício de hemorroidas – que também precisam ser tratadas de perto. Então, procure um médico.

Você sabia?

A cor das fezes também deve ser observada. Se estiverem pálidas, pode ser sinal de que algo não vai bem com a vesícula.

Se estiverem avermelhadas, pode ser consequência de sangramento no trato digestivo inferior. Já as fezes negras podem indicar sangramento por úlcera de estômago ou intestino.

Quais especialidades médica busca para ter um diagnóstico?

Você pode iniciar a investigação passando por um clínico geral. Dependendo do que for relatado e dos sintomas esse profissional poderá solicitar alguns exames iniciais ou encaminhar para um especialista.

Normalmente, esses quadros são acompanhados e tratados por gastroenterologistas.

O dr.consulta conta com essas e demais especialidades médicas. Aqui você pode ter um atendimento multidisciplinar e realizar consultas e exames no mesmo lugar.

A partir da assinatura do Cartão dr.consulta assinantes (titular e até mais 4 dependentes) podem ter descontos na maioria dos serviços como esses ou os odontológicos. Conheça todas as vantagens:

Quais são as causas do cocô mole?

O que podem ser fezes moles?

Entre as possíveis causas de quem faz cocô mole com maior frequência estão:

Portanto, não deixe de avaliar regularmente as suas fezes e, principalmente de comentar sobre seu aspecto durante as consultas de rotina.

Quando não são devidamente tratadas, as doenças intestinais podem evoluir para algo mais grave. Diante disso, pode comprometer sua saúde como um todo.

Fezes moles x diarreias

Nem sempre as fezes moles são sintomas de diarreia. Muitos fatores podem contribuir para a sua alteração, incluindo questões psicológicas como ansiedade, estresse ou nervosismo.

A própria alimentação diferente ou hidratação em excesso também podem interferir nesse resultado. 

Quadros virais ou o uso de medicamentos podem mudar temporariamente as características das fezes indo, por exemplo, do cocô duro para o cocô mole ou líquido em alguns dias.

Quantas vezes você vai ao banheiro?

Não existe uma regra que diga quantas vezes uma pessoa precisa ir ao banheiro por dia, afinal isso varia de pessoa a pessoa. No entanto, quando há um hábito esse padrão costuma se repetir.

Isso diz respeito ao funcionamento do seu intestino que, em muitos casos, funciona como um “relógio”. 

Compreender essa dinâmica pode fazer você rever sua alimentação e outras rotinas associadas como sono, prática de exercícios, dentre outros.

Sair da versão mobile