O uso constante de aparelhos eletrônicos é uma realidade cada vez mais presente no cotidiano de crianças, jovens e adultos.
Televisão, computador, tablet e smartphone estão sempre ao alcance das mãos e dos olhos — muitas vezes mais de um aparelho ao mesmo tempo.
Como todo exagero, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode, sim, trazer prejuízos à saúde dos olhos. E é sobre esse assunto que vamos falar no nosso artigo de hoje.
Quais são os riscos para a visão do uso excessivo de aparelhos eletrônicos?
Embora não cause doenças oculares conhecidas, como a miopia, o astigmatismo ou a hipermetropia, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar desconfortos, além de agravar outros problemas de saúde dos olhos.
Um problema cada vez mais comum é a síndrome da vista cansada, causada pela fixação das vistas na tela dos aparelhos que emitem luz durante muito tempo. O resultado desta fixação é o aumento do tempo entre as piscadas e o ressecamento ocular, além da fadiga visual, pelo esforço de acomodação excessivo que causa uma série de sintomas que comprometem a qualidade da visão e a produtividade no trabalho e nos estudos.
Quais são os sintomas do uso excessivo de aparelhos eletrônicos?
Os sintomas do uso em excesso dos eletrônicos e da síndrome da visão do computador, são:
- visão turva:
- dor de cabeça:
- sensação de olhos secos;
- olhos vermelhos;
- cansaço dos olhos;
Os malefícios também se estendem aos músculos do pescoço e ombros devido ao mau posicionamento do computador ou à má postura na hora de usar notebooks e celulares.
Por que os aparelhos eletrônicos podem causar problemas de visão?
As características de tamanho de tela, luminosidade e emissão de luz desses eletrônicos exigem mais dos olhos.
A tela reduzida do celular e a baixa qualidade da imagem de televisores e computadores, por exemplo, demandam um esforço maior para a precisão do foco da visão, chamado de acomodação, causando uma sensação de cansaço e dor de cabeça.
As luzes também reduzem a frequência das piscadas. O resultado: menor lubrificação dos olhos que ficam mais secos, irritados e avermelhados.
Quando o uso de aparelhos eletrônicos é considerado excessivo?
Parece pouco tempo, mas, usar sem pausa o computador ou outra tela, como o smartphone, por tempo superior a uma hora, sem nenhum descanso, já compromete a saúde dos olhos.
A recomendação é que os adultos façam uma pausa de 5 a 10 minutos a cada hora para descansar a visão e lubrificar os olhos — naturalmente, através de piscadas voluntárias, ou com o uso de colírios lubrificantes.
Para as crianças, que ainda estão com a visão em formação até os oito anos, a recomendação é que as pausas sejam de 15 a 30 minutos.
Como evitar os problemas de visão com o uso dos eletrônicos?
Algumas medidas simples de bom uso podem evitar os problemas de visão causados por aparelhos eletrônicos:
- ajuste a luminosidade e o contraste de computadores e televisores para evitar o excesso de luz refratada que age sobre a pupila;
- faça pausas regulares a cada hora de uso dos eletrônicos;
- Nos intervalos olhe pela janela ou para um ponto distante da casa para relaxar a musculatura do olho
- atente para o posicionamento do computador em relação aos seus olhos. A tela deve ficar de 10 a 20 graus abaixo do nível dos olhos para maior conforto
- lembre-se de piscar com frequência durante o uso dos eletrônicos para manter os olhos lubrificados (se necessário uso lubrificantes oculares);
- Evitar ar condicionado ou ventilador direto sobre o rosto;
- regule o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos pelas crianças.
Além de evitar o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, visitar anualmente o oftalmologista é uma medida essencial para garantir a saúde dos olhos. Não perca tempo! Agende hoje mesmo sua consulta!
[more title=”Agende uma consulta com um oftalmologista agora mesmo” link=”https://www.drconsulta.com/servicos/consultas/oftalmologista”]