A Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal em excesso. Segundo dados públicos, mais de 20 milhões de pessoas estão obesas no Brasil, o que tem tornado esse tema cada vez mais importante na sociedade.
Para entender melhor como funciona a obesidade, é simples: ela acontece quando a ingestão alimentar é maior do que o gasto energético correspondente. Sendo assim, um dos fatores que mais causam a enfermidade é a má alimentação aliada a uma rotina pobre em atividades físicas.
Em alguns casos, a obesidade também pode ser provocada por problemas hormonais ou emocionais. Independente da causa, a doença precisa ser avaliada e tratada adequadamente, já que pacientes obesos apresentam uma maior predisposição para adquirirem outras doenças como diabetes, colesterol alto, pressão alta, apnéia, derrame, depressão, problemas ósseos, distúrbios do sono, entre outros.
Quais são os tipos de Obesidade?
Existem três maneiras de classificar a Obesidade. A primeira é dividindo a doença em Primária ou Secundária.
A Obesidade Primária é aquela causada principalmente pela má alimentação e baixa prática de atividades físicas. Já a Obesidade Secundária é aquela resultante de alguma outra doença adjacente.
Para fins estéticos, a Obesidade também pode ser classificada em Homogênea, Andróide ou Ginecóide. A Obesidade Homogênea é aquela quando a gordura se expande de forma igual pelo corpo. A Obesidade Andróide é o tipo que acomete majoritariamente os homens e caracteriza-se pelo acúmulo de gordura localizada na barriga. Já a Obesidade Ginecóide, que acomete majoritariamente as mulheres, é aquela que provoca um acúmulo de gordura localizada no quadril, coxas e nádegas.
E por último, para fins clínicos, a Obesidade também pode ser classificada a partir do Índice de Massa Corporal do indivíduo. Veja abaixo como se calcula e classifica o grau do IMC:
Veja como funciona na prática:
Maria pesa 80 kg e tem uma altura de 1,60 m.
Fazendo o cálculo, temos: 80 / 1,60 x 1,60
IMC = 31,25, ou seja, o resultado indica que Maria se encontra com Obesidade Grau I.
Quais são os sintomas da Obesidade?
O principal sinal da doença é o aparente acúmulo de gordura localizada no corpo. Entretanto, existem outros sintomas que podem surgir também como, por exemplo, dores nas articulações, inchaço, suor excessivo, cansaço e dificuldade para se movimentar.
Como é feito o diagnóstico da Obesidade?
Além do IMC, o médico especialista também realiza alguns exames de coleta para avaliar a sua saúde por completo. O histórico de rotina e o histórico clínico do paciente também são questionados pelo especialista no momento da consulta.
Como funciona o tratamento da Obesidade?
O tratamento da Obesidade envolve várias etapas importantes de reeducação na rotina. A primeira delas é a alimentação.
Como tratado no nosso artigo sobre dicas para reeducação alimentar, é muito importante que você elimine alimentos processados e industrializados e inclua mais vegetais, legumes e frutas nas suas refeições. Além disso, manter-se hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Evite também alimentos com muito sal ou açúcar e invista mais em alimentos naturais, grelhados ou cozidos.
A segunda etapa para o tratamento é iniciar uma rotina de exercícios físicos. Caminhar mais, praticar esportes e se movimentar é essencial para manter o peso em dia e queimar as calorias em excesso.
Em alguns casos muito específicos, são indicados o uso de medicamentos, que devem seguir um acompanhamento médico à risca, e as cirurgias de redução de estômago e a bariátrica.
Para saber mais sobre o assunto, agende uma consulta com um dos nossos especialistas pelo site, app ou telefone: 4090-1510.