Bula do Ocutil
1 – Antes de utilizar a medicação, certifique-se de que o lacre de segurança está intacto. Um espaço entre o frasco e a tampa é normal para o frasco não aberto.
2 – Retire o lacre de segurança.
3 – Para abrir o frasco, desenrosque a tampa girando-a.
4 – Incline sua cabeça para trás e puxe levemente sua pálpebra inferior para formar uma bolsa entre a sua pálpebra e o seu olho.
5 – Inverta o frasco e pressione levemente com o dedão ou com o dedo indicador até que uma única gota seja dispensada no olho, conforme prescrição médica. Não toque a ponta do frasco nos olhos ou pálpebras.
6–Repitaospassos4e5nooutroolho,seoseu médico assim o instruiu.
7 – Recoloque a tampa, rosqueando até que esteja tocando firmemente o frasco.
8 – A ponta gotejadora foi desenhada para fornecer uma gota pré-medida, portanto não aumente o furo da pontagotejadora.
Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações Adversas do Ocutil
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Pode ocorrer dilatação temporária da pupila e aumento da pressão intraocular. A absorção do medicamento pelo organismo pode desencadear pressão alta, arritmias cardíacas, aumento do açúcar no sangue. Você pode sentir sonolência.
População Especial do Ocutil
Pacientes idosos: Não foram observadas diferenças de segurança e eficácia entre pacientes jovens e idosos.
Riscos do Ocutil
Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos sem orientação médica.
Superdosagem do Ocutil
Em caso de superdose lavar os olhos com água morna em abundância ou soro fisiológico, interromper o tratamento e consultar imediatamente o seu médico. Em caso de ingestão acidental, procure o médico imediatamente. A ingestão acidental por crianças pode levar ao coma e redução da temperatura corpórea. Em superdose pode causar mais vermelhidão nos olhos.
Interação Medicamentosa do Ocutil
Pacientes tratados com inibidores da amino oxidases (IMAOs) podem apresentar reação de hipertensão grave se um medicamento simpatomimético for administrado.
Embora esta reação não foi especificamente reportada com nafazolina, sua possibilidade não deve ser descartada.
Ação da Substância Ocutil
Resultados de eficácia
Um estudo clínico duplo-cego, randomizado, de grupo paralelo e controlado por placebo demonstrou que a Solução Oftálmica de nafazolina/feniramina é significativamente mais eficaz que o placebo e do que as soluções oftálmicas de nafazolina e feniramina isoladas, na redução da vermelhidão e alívio da coceira.
Características Farmacológicas
O Maleato de Feniramina + Cloridrato de Nafazolina (substância ativa) combina os efeitos de um anti-histamínico, o maleato de feniramina e de um descongestionante, a nafazolina.
Mensagens de Alerta do Ocutil
Uso concomitante com outras substâncias: Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Dizeres Legais do Ocutil
Rafaella C. A. Chimiti CRF-GO no 4262