Quais os benefícios do sexo? Conversamos com a Dra. Olívia Oléa e ela tirou todas nossas dúvidas! Confira abaixo todos os benefícios que uma atividade sexual pode trazer a você e a sua rotina, além do prazer.
Quais são os maiores 8 benefícios do sexo?
1 – Alívio da Dor
Durante uma relação sexual prazerosa, principalmente durante o orgasmo, ocorre liberação de endorfina pelo cérebro, que é o analgésico mais potente que produzimos. A endorfina também é liberada quando se pratica atividade física, conferindo aquela sensação de bem estar.
Com o ápice do prazer também se dá o ápice da liberação de endorfina, diminuindo a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor. Não bastasse isso, sua ação ainda se prolonga após o ato sexual.
2 – Sono
Além da endorfina, outras substâncias são produzidas e liberadas favorecendo o relaxamento muscular de forma intensa. Essa mistura de bem-estar e exaustão após o sexo confere uma boa noite de sono – o que você já deve ter percebido na prática, sem precisar ler nenhum artigo científico, não é mesmo?
3 – Estresse
A atividade sexual diminui o nível de ansiedade e apaga a quase inevitável tensão do dia a dia, pois reduz a ação do hormônio do estresse, o cortisol.
Quando isso acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir pela estabilidade emocional.
4 – Melhora a lubrificação
Um dos principais reflexos da menopausa é a falta de lubrificação na vagina que leva à secura nessa região e desconforto durante o ato sexual.
Mulheres que mantêm relações sexuais frequentes, após a menopausa, tendem a não apresentar esse problema, pois o sexo evita a atrofia do órgão genital, decorrente da queda do estrogênio. Portanto, vida sexual ativa promove melhora da lubrificação vaginal em qualquer fase da vida da mulher.
5 – Fortalece a musculatura pélvica
Ainda falando sobre saúde pélvica feminina, não somente a vagina é beneficiada, outra favorecida é a musculatura pélvica.
A relação sexual exige movimentação dos músculos da vagina, que recebem um alto fluxo sanguíneo e se contraem principalmente durante o orgasmo.
Associar exercícios pélvicos específicos a uma prática sexual frequente aumenta o controle da mulher sobre a própria vagina, tonifica sua musculatura e previne o aparecimento de problemas como a incontinência urinária.
6 – Coração: proteção cardiovascular
Meia hora de sexo queimam, em média, 85 calorias e estimula nosso coração assim como uma atividade física moderada. Durante a relação sexual há um aumento temporário do trabalho cardíaco e da pressão arterial, sendo assim um ótimo exercício para o corpo.
Recomenda-se praticar atividade física durante 30 minutos, cinco vezes por semana. Somando a essa rotina de exercícios uma atividade sexual frequente, você queimará mais calorias e protegerá seu coração.
7 – Pele e cabelo
Durante o ato sexual aumentam os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos.
A pele ganha uma aparência mais viçosa e o brilho natural dela fica em destaque.
8 – Autoestima
Você vai dormir melhor e, com um sono de qualidade, vai descarregar todo o estresse acumulado e se preparar para um novo dia com novas energias.
O efeito residual da endorfina trará bem estar e disposição. O cortisol será produzido em menor quantidade o que ajudará a optar por melhores escolhas na hora de se alimentar, não sentindo aquela atração tão forte por açúcares e gorduras. Você se sentirá mais bonita/bonito e desejada/desejado.
Atividade sexual, sem dúvida, traz felicidade e qualidade de vida e impulsiona sua autoestima lá para cima.
Após ler tantos benefícios, cabe enfatizar que tudo isso ocorre em uma relação sexual satisfatória, ou seja, prazerosa. Se o sexo não está bom para você, procure ajuda com um especialista, pois dá para melhorar, sim!